Tempo em Cachoeira do Sul
Tempo hoje
Min 20º Max 28º
Veja mais

Fórum do Leitor

Investimento

por Cleiton Santos em 23/02/2023 às 14h48

Chama a atenção que depois de décadas em que Cachoeira do Sul esperava que os deputados, prefeitos e vereadores "buscassem" investimentos para a cidade, agora eles vêm sozinhos, por entenderem que o município tem um forte potencial econômico e de desenvolvimento. A soja ajudou muito, mas um conjunto de iniciativas que ampliaram indústrias e agregaram outros investidores e o ensino superior - também pelas mesmas razões - têm fortalecido nossa economia.

Imec fecha loja da Avenida Brasil para reabrir em abril
CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Imec fecha loja da Avenida Brasil para reabrir em abril

Inauguração do remodelado espaço deve ser em abril

Muito bom

por Cleiton Santos em 26/02/2019 às 08h45

Muito bom, como sempre!

ISSO NEM NIETZSCHE EXPLICA

A dança dos insanos


Triagem

por Cleiton Santos em 04/11/2018 às 18h28

É muito normal que a lista inicial de um festival seja alterada por diversos temas ligados ao regulamento. Neste caso, cumpra-se o regulamento. O anormal é quando o regulamento não é cumprido. Nos dois casos só fica clara a seriedade dos organizadores, dos jurados e dos compositores que tomaram a iniciativa de fazer o alerta. No caso do festival de Santa Cruz do Sul, poucas pessoas sabem que saíram CD e DVD, mesmo os músicos. Eu que moro na cidade, fui ao festival e trabalho na imprensa só soube disso agora.

Trocadas 3 músicas da Vigília
UMA CANÇÃO NÃO É INÉDITA E DUAS SÃO DE PARENTES DE JURADO

Trocadas 3 músicas da Vigília

FESTIVAL

Vigília

por Cleiton Santos em 27/09/2018 às 18h39

É importante destacar que no outro governo Ghignatti o Oscar foi decisivo para garantir a realização do festival depois deste ter sido cancelado. Além de dirigir recursos de sobras do Legislativo, agiu pessoalmente junto ao prefeito para garantir o evento nativista. Creio que é importante lembrar e fazer justiça a quem de direito.

Homem do rádio e do voto
COMO O ENGRAXATE DE FAMÍLIA POBRE CHEGOU AOS MICROFONES, AO DIPLOMA DE DIREITO E À CÂMARA

Homem do rádio e do voto

A 10 DIAS DA ELEIÇÃO

Ótima notícia

por Cleiton Santos em 23/08/2018 às 19h58

Grande notícia. O tipo de notícia que nossa cidade precisa.

Screw vai dobrar em cinco anos
EMPRESA CACHOEIRENSE CONSEGUIU ABRIR AS PORTAS DO MERCADO NORTE-AMERICANO

Screw vai dobrar em cinco anos

EXPORTAÇÃO

Acertado

por Cleiton Santos em 11/05/2018 às 00h04

Decisão acertada. O distrito do Porto precisa ter este perfil industrial - ou pelo menos de concentração de cargas - se há uma mínima esperança, ao menos, de que no futuro essa estrutura funcione. Isso não quer dizer, no entanto, que a Prefeitura não se disponha a ajudar as empresas com outros tipos de incentivos - até outros locais disponíveis. Também está certo o secretário em buscar uma projeção além das fronteiras locais para o distrito.

AVANÇO DISTRIBUIDORA, PUMA GUINCHO E TONINI VIEIRA ESTÃO FORA

Distrito do porto recusa 3 empresas

OUTRAS NO PÁREO

Nesse angu tem caroço

por Cleiton Santos em 05/05/2018 às 08h52

Tudo estaria na perfeita ordem se houvesse uma discussão técnica sobre o tema. Mas, a presença inédita de TODOS os representantes do prefeito - parte que sequer sabiam onde ficava o local das reuniões, e levando em conta que alguns recebem vantagens financeiras diretas por cargos que ocupam e/ou parentes e cônjuges na administração municipal - e o voto uníssono a favor da retirada do prédio, empresas que intermedeiam a negociação ligadas a agentes também relacionados à administração municipal geraram suspeitas de interesses, digamos, pouco republicanos. Ou, como diriam lá na campanha, nesse angu tem caroço. Nada que uma boa investigação do MP respalde. Ou não.

Compach autoriza exclusão de prédio histórico do inventário do patrimônio
CASA QUE TERIA PERTENCIDO A ANTÔNIO VICENTE DA FONTOURA CORRE RISCO DE SER DEMOLIDA

Compach autoriza exclusão de prédio histórico do inventário do patrimônio

DEPENDE DE AUTORIZAÇÃO DO PREFEITO PARA SER DEMOLIDO

Apedido

por Cleiton Santos em 08/01/2018 às 17h20

... que rendeu uns pilas pra empresa e duas colunas sobre conceitos do que é patrimônio cultural e do que é material reciclável... ehehehe

Cuidado para não cair na rede
POSTAGENS NO FACEBOOK, GRUPOS DE WHATSAPP, LIGAÇÕES GRAVADAS, AS ARMADILHAS DIGITAIS

Cuidado para não cair na rede

VIDA ON-LINE

Agronegócios x China x Comunismo x Complexidade Econômica

por Cleiton Santos em 10/11/2017 às 09h41

Olá Renate. Eu não costumo comentar aqui no Fórum - e nem entrar para ver - em função da média e dos parâmetros dos comentários de um determinado grupo de pessoas cuja vida parece se resumir a este espaço. Por isso, me desculpo pela demora em te dar um retorno. Temos dúvidas similares sobre alguns dos temas pertinentemente abordados em teu comentário inicial. A força chinesa não pode mais ser subestimanda. Por isso, colo aqui o link de um resumo de um estudo da complexidade econômica da China e a forma com que ela, com duas cacetadas, não matou o Brasil, mas tirou muitas penas. É um trabalho do Paulo Gala, um dos economistas referenciais desta geração com quem troco informações sistematicamente em função da minha consultoria voltada aos cenários agroeconômicos. O resumo, para quem pensa - ou é obrigado a estudar - um pouco dos cenários de complexidade, ratifica o nosso trabalho em favor da China - e por consequência - do comunismo. E mostra que o comunismo ideológico é, na prática, capitalista. Talvez por isso agrade tanta gente! Mesmo o cavalo Sansão da Revolução dos BIchos, de George Orwell. Grande abraço e obrigado por propor a discussão em alto nível! http://www.paulogala.com.br/evolucao-da-complexidade-economica-no-brasil-e-na-china/

O agronegócio a serviço do comunismo


A título de curiosidade

por Cleiton Santos em 09/11/2017 às 10h36

A autoria do poema tem uma presença importante de conterrâneos. Além do dr. Mateus de Carvalho Neves da Fontoura, o dr. Carlos Omar Vilela Gomes é marido da Bianca Bergmann, que venceu a Vigília. Mateus e Bianca concorriam na Vigília. Na mesma noite, Carlos Omar e Bianca ganharam dois festivais importantes a 120km de distância. Legal, né?

Estresse


Chê

por Cleiton Santos em 06/10/2017 às 08h53

Paulo, comecei a te responder com argumentos, mas, na boa. Não tenho mais paciência pra desenhar. Sem querer ofender, mas apenas numa constatação óbvia diante da nossa opinião oposta, considero teu comentário tão fora de propósito que vou te dedicar um abraço, agradecer por expressar tua opinião - que bom que conseguimos chegar ao ponto de poder expressar nossas opiniões ao final da ditadura. E te desejo boa sorte na cruzada pela moral e os bons costumes da família cachoeirense. Tenho certeza que tu estás engajado num trabalho pelas reais vítimas de estupro em Cachoeira, e admiro esta iniciativa. Saludos!

Entre São Pedro e sem preço


Continente Alemão?????

por Cleiton Santos em 05/10/2017 às 08h49

Hein?

O país do Sul seria 48º maior do mundo
EM ÁREA, ESTADOS DO SUL SÃO MAIORES QUE GRANDES EUROPEUS, MAS COM ECONOMIA MENOR

O país do Sul seria 48º maior do mundo

Movimento separatista

Pra ver se entendi

por Cleiton Santos em 02/08/2017 às 08h55

Em primeiro lugar, gosto muito do Francisco, que conheço desde os tempos de domingueiras nos Gaudérios quando éramos piás. E desejo que tenha sorte e competência para a função. Porém, é impossível não observar a frase: "O assunto presidência da Fenarroz veio à tona, principalmente pela experiência de Francisco como comandante de unidades da Brigada Militar, onde ele atuou por 34 anos". Diante desta conclusão, podemos dizer que o Érico Razzera, o Luis Silva, o Armando Fagundes, o Ilmo Pfüller também podem comandar unidades da Brigada Militar?

Coronel Francisco assumirá a Fenarroz
NA MESMA NOITE SERÁ FEITA A PRESTAÇÃO DE CONTAS

Coronel Francisco assumirá a Fenarroz

ELEIÇÃO MARCADA PARA AMANHÃ

Joãozinho, joãozinho

por Cleiton Santos em 26/04/2017 às 14h56

Pseudo-Joãozinho. Contenha sua pseudo-ira e pseudo-informe-se pseudo-melhor. Pseudo-você está pseudo-enganado. Mas, pseudo-ri ao pseudo-ler que a pseudo-sua pseudo-fonte é o jornal que concentra o maior número de publicações legais do Sul do Brasil. Pseudo-acho que pseudo-você pseudo-está com pseudo-problema na pseudo-sua pseudo-fonte de pseudo-informações. Pelo que pseudo-li (não na pseudo-sua pseudo-opiniãozinha pseudo-equivocadinha), os pseudo-gastos da Pseudo-Prefeitura com pseudo-publicações pseudo-legais teria sido de pseudos-dois mil e poucos pilas. Mas, a Pseudo-Câmara Municipal, que pseudo-você pseudo-aparentemente pseudo-defende a pseudo-postura do pseudo-presidente, pseudo-gasta pseudos-cinco mil pseudos-reais em pseudo-publicidade mensal num pseudo-jornal de pseudo-circulação pseudo-insignificante na pseudo-cidade. Ora, o pseudo-cidadão deveria pseudo-informar-se pseudo-melhor. Afinal, o pseudo-jornal que pseudo-fatura como pseudo-diário pseudo-oficial de Cachoeira do Sul, é o pseudo-Cidades, de Porto Alegre. Portanto, o pseudo-equivoco por sua pseudo-ignorância no assunto é pseudo-risível quando pseudo-imagina e pseudo-cita que "o jornal beneficiado com estes ganhos" pseudo-blá, pseudo-blá, pseudo-blá... Pseudo-eu, pseudo-sinceramente, não pseudo-leio o pseudo-jornal pseudo-Cidades. O pseudo-desconheço, inclusive. Sua pseudo-opinião ao pseudo-basear-se em pseudo-informações pseudo-equivocadas conforme pseudo-citei, sim, com pseudo-certeza, não é pseudo-isenta, pseudo-informativa, pseudo-significante, pseudo-verdadeira ou, pseudo-interessante. Pelo contrário, demonstra uma clara pseudo-ignorância a respeito. Posso pseudo-desenhar: 1. Sua fonte é quem fatura altíssimo como órgão oficial de dúzias de municípios, estado, tribunais, etc... e vem perdendo gradativamente este mercado para o Jornal do Comércio e o Correio do Povo (pseudo-informe-se a respeito). 2. A informação OFICIAL cita R$ 2 mil e poucos pilas de custos das publicações legais. 3. Os pseudo-vereadores que falam em economia, não a provam (separado) e gastam por mês com publicidade o DOBRO das publicações legais ao longo do ano. 4. O Diário Oficial do Municipio de Cachoeira do Sul (?) é o Jornal Cidades, que circula encartado no Jornal do Comércio de Porto Alegre e tem 20 exemplares semanais distribuídos em Cachoeira. 5. Há chantagem clara ao prefeito neste caso, declarada na imprensa e testemunhada, mas não tem nada a ver com economia, mas uma retaliação de dois políticos que não aceitam críticas às suas pífias atuações. 6. O que você lê no JP (e paga para ler, pois não teria acesso ao site se não o fizesse) é jornalismo, mas nada lhe impede de cancelar a assinatura e passar a ser assinante de uma publicação que siga a linha editorial que você prefere (aliás, pelo jeito você não tem lido muito, pois nem sabia quem recebe a grana das publicações legais e muito menos os valores e, ainda menos a formação dos profissionais que critica). 6. Isenção, ética e informação estão muito além da ignorância. Como demonstrado acima, você ignora os fatos, mas ainda assim se manifesta com a velha opinião formada sobre tudo (que aliás, ninguém pediu). Ou seja: você não sabe quais são os valores, as razões dos fatos acontecerem, o que tem por detrás da intenção de quem lhe vende a ideia de "economia" - que gasta mais em propaganda do que quer que a Prefeitura economize em públicações legais de interesse coletivo -, quem recebe os valores, quem é beneficiado com isso, e ainda se julga apto a expor a sua ignorância sobre o assunto em um fórum de leitores julgando-se o paladino da ética, da informação e da isenção. Creio que o leitor, depois de tudo desenhado, levou uma bela lição sobre todos estes assuntos. Afinal, pelo exposto: 1. Provou desconhecer as informações (todas elas, inclusive). 2. Mostrou ignorar a isenção ao pressupor benefícios inexistentes (a menos que se refira a uma matéria publicada no jornal Cidades). 3. Baseou-se em fatos que desconhece, em informações distorcidas e obscuras de políticos (por sinal inexpressivos) 4. Alicerçou seu comentário infeliz e descontextualizado e inverídico, pré-conceito aos profissionais que tecem opiniões embasadas e, especialmente, qualificadas pelas quais o distinto cidadão paga, 5. E ao fazê-lo, mostrou-se pouco ou nada ético. Mas, não se preocupe. Tenho certeza que meus colegas o perdoam. A internet nos leva, as vezes, a tecer opiniões no calor da hora, da oportunidade, sem o devido conhecimento ou sob o impacto das emoções. Eu mesmo, que cuido muito isso, alerto muito para isso, já cometi esse mesmo erro. Critiquei sem o conhecimento do assunto. Alertado, acredito que você terá, agora, tempo e argumentos para analisar com cuidado o tema. E depois, poderá retornar com sua velha opinião formada sobre tudo e todos os temas abordados neste fórum. Provavelmente mais quatro ou cinco pessoas - as mesmas que sempre estabelecem conexão e têm opinião sobre tudo neste espaço - lhe dêem atenção. Eu, lamento, estou bastante ocupado.

Em cadeia


O mundo

por Cleiton Santos em 08/04/2017 às 18h29

Eu não tenho dúvidas, Renate, de que as notícias correm o mundo. Afinal, nós cachoeirenses, vivemos nossa diáspora desde os anos 60/70 em busca de tantas coisas, que acabaremos dominando o planeta. Onde há um, encontra-se outro. Obviamente, nossa influência em difundir as qualidades e iniciativas locais influenciam o mundo. Sim, nós podemos!

Equilíbrio


Pivô

por Cleiton Santos em 03/04/2017 às 08h52

Ah, esqueci de dizer - DE NOVO. Minha postagem de sexta-feira não foi pivô de coisa alguma. Ela aconteceu depois que muitas pessoas já haviam dado de cara com os singelos coelhinhos viajando na maionese batida pelas ninfas e o assunto - e as críticas - rodasse o mundo nos grupos de whats e mesmo no FB e no Twt. Aliás, fiquei sabendo do assunto pelas redes sociais. Então, os assessores andam meio desatualizados. Não entendi o "piti" do vice-prefeito do doutor Witeck até ler a matéria no Jornal do Povo, somente hoje, segunda-feira, quando soube onde estão sendo "gestados" os coelhinhos. Diga-se de passagem, muito gudi-gudizinhos, tudo a ver com a Páscoa comercial e fruto de talento de quem os faz. E isso é indiscutível. Acho que fariam o maior sucesso em diversos pontos da cidade que tivesse alguma coisa a ver com a Páscoa. Na minha coluna, quarta-feira, elencarei onde moram os maiores arrecadadores de impostos de Cachoeira que NÃO MORAM em Cachoeira, algumas das pessoas que mais fazem pela cidade, e NÃO MORAM em Cachoeira, falarei sobre domicílio eleitoral (algo que parece que os políticos locais desconhecem), recolhimento de impostos (não tá gostando, me isenta), pessoas que TRABALHAM em Cachoeira, políticos que trabalham CONTRA a cultura, e também quem NÃO É CACHOEIRENSE, por exemplo, mas usa o cargo temporário para retaliação, chantagem - segundo a matéria que li - e desrespeita a história da cidade. Talvez por ser forasteiro, sei lá. Também vou apresentar a relação do "tudo" que esse rapaz aqui é contra em algumas administrações... Algumas coisas do arco da velha.

Compahc não quer coelho no Chatodô
GG REAGE E JÁ AMEAÇA NÃO TRANSFERIR MAIS O MUSEU E O ARQUIVO PARA O PAÇO MUNICIPAL

Compahc não quer coelho no Chatodô

POLÊMICA NO PATRIMÔNIO

Perfeito Marquinhos

por Cleiton Santos em 03/04/2017 às 08h50

Perfeita observação Marquinhos. Vamos mais longe: partindo do princípio de o troço andava meio maleixo e devemos aplaudir o prefeito "enfeitar festivamente" os monumentos, quem sabe tu sugeres na próxima reunião dos CTGs de botarem uns coelhinhos da Páscoa e uns papais noéis nos CTGs pros fandangos, para dar um ar mais "festivo". Sobra espaço, não é? Quem sabe apenas na Semana Farroupilha, pra enfeitar, tu sugeres ao Prefeito entupir as paredes de coelhinhos? Tenho certeza que os artistas podem até calçar umas bombachas nos coelhos. O Papai Noel nem precisa. Ah, não vai me dizer que eles não têm nada a ver com a tradição gaúcha e só tem a ver com Netuno, ninfas, nereidas? Se leres minha coluna, e sei que lê, e sei também que me acompanhas pelas redes sociais e eu a ti pois somos amigos de larga data, sabes, e bem, que o abandono dos monumentos, da memória cachoeirense - e da cultura local - são sistematicamente abordadas por mim. E continuarão sendo. Ainda que o coelhinho vista bombachas e vá dançar um fandango na semana farroupilha "fantasiado" de gaúcho, não é ali o lugar dele. Não há contexto histórico em que ele seja incluído. E temos milhares de quilômetros para a prefeitura assentar coelhos. E, aí mesmo na Alarico Ribeiro, tem peso de buracos e brejos que poderiam ser "maquiados" com os coelhinhos. Além do mais, alguém precisa informar o alcaide que a Páscoa é uma festividade Católica e que seu verdadeiro sentido é comemorado ali em frente, na Catedral, em honra a um cidadão que, segundo consta, morreu crucificado, foi morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia. Assunto que o maninho conhece bem. Particularmente, acho bem legal o trabalho da Oficina dos Sonhos, uma mimosura os graciosos coelhinhos. Só que eles tem lugar de sobra para serem colocados na cidade toda, mas vejo como um ato de absoluta ignorância usá-los para descaracterizar um conjunto arquitetônico clássico, histórico, que é a memória da cidade. E mais do que isso, me parece oportunismo. Seria algo do tipo um grupo de voluntários desfilar na semana farroupilha montados em vacas e vestidos de Papai Noel. Tu deixarias? As entidades tradicionalistas locais deixariam? Se não deixar e quiser fundamentar com aspectos históricos, culturais, etc... cuidado: algum político pode dizer que é legal e determinar que para fazer desfile e fandango em Cachoeira, só com coelhinhos para enfeitar e papai noel montando uma vaca. As crianças iam adorar. Te sugiro, meu irmão, já que representas uma entidade CULTURAL, conhecer um pouco mais o trabalho do Compahc. Boa parte da cultura que tu defendes e a qual representas muito bem, tem o alicerce consolidado por essa gente. Grande abraço.

Compahc não quer coelho no Chatodô
GG REAGE E JÁ AMEAÇA NÃO TRANSFERIR MAIS O MUSEU E O ARQUIVO PARA O PAÇO MUNICIPAL

Compahc não quer coelho no Chatodô

POLÊMICA NO PATRIMÔNIO

Bei

por Cleiton Santos em 30/09/2016 às 10h42

E o Veledinha??? Vai ficar só no churrascão?? Ainda bem que o projeto não chegou nos colunistas… ehehehe!!

Ouvintes da GVC.fm podem ganhar tratamento de emagrecimento 5S
A GVC.FM DÁ A LARGADA PARA O VERÃO COM NOVA PROMOÇÃO

Ouvintes da GVC.fm podem ganhar tratamento de emagrecimento 5S

Promoção

Faltou

por Cleiton Santos em 10/05/2016 às 10h18

Só faltou registrarem que há um ano essa sugestão foi levada ao prefeito pelos compositores e músicos locais, e ele ignorou totalmente. Que bom que ele desceu do pedestal...

Para cortar gastos, Vigília não terá mais resgate das campeãs
ORÇAMENTO DO CONCURSO ENTRE MÚSICOS NATIVISTAS CAIU DE R$ 120 MIL PARA R$ 50 MIL

Para cortar gastos, Vigília não terá mais resgate das campeãs

FESTIVAL NATIVISTA

Boa notícia

por Cleiton Santos em 01/03/2016 às 10h16

Creio que a melhor notícia para a cultura em Cachoeira é que este será o último ano de mandato do atual prefeito.

Prefeitura reservou R$ 167 mil para eventos em 2016
DINHEIRO JÁ CONTEMPLOU O CARNAVAL E BENEFICIARÁ TAMBÉM O ESPORTE E A CULTURA GAÚCHA

Prefeitura reservou R$ 167 mil para eventos em 2016

SUBVENÇÃO SOCIAL



Ouça nossa rádio agora!
Ao Vivo