Tempo em Cachoeira do Sul
Tempo hoje
Min 20º Max 28º
Veja mais

Fórum do Leitor

EXEMPLOS PARA A CIDADE

por Umberto Neves em 14/04/2018 às 15h37

Cachoeira tem tradição em ter pessoas com idades bem avançadas ou, conforme freferem alguns, pessoas bem antigas. O clima, a geografia favorecem, embora na Serra estas condições sejam mais propícias. Muitos aposentados preferem ficar pela região, enquanto se verifica pessoas octogenárias em plenas atividades profissionais, alguns começando, inclusive, negócios de empreendimentos novos e que serão tocados pelas futuras gerações. Isso é muito importante.

Moradora mais idosa de Cachoeira do Sul comemora 112 anos neste domingo
COMEMORAÇÃO DOS 112 ANOS DA DONA MARINA CORRÊA SERÁ UM ALMOÇO EM FAMÍLIA

Moradora mais idosa de Cachoeira do Sul comemora 112 anos neste domingo

Longevidade

ELEJAM O PIPA

por Umberto Neves em 16/02/2018 às 14h14

Ao observar o comentário do Colunista Paulo Sanmartin, Pequenas considerações: se querem mesmo militares, e há fortes movimentos em Cachoeira e neste fórum do JP, elejam o Pipa, mas elejam para governar o Brasil. O Pipa realmente encorparia a Direita. Bolsonaro não é mais militar, é Showman, Facebooker, YouTuber, BBB. Já, os pobres militares, muitos se iludiram com 15 segundos de programas apelativos na TV. O Pipa tem que sair logo, já dessa Cachoeira e se mostrar para o Brasil. Tem experiência administrativa.

Charge - 16/02/2018

Charge - 16/02/2018


O MURO SERÁ PLANTADO EM CACHOEIRA

por Umberto Neves em 22/01/2018 às 08h35

É importante que um Novo Bispo saiba que Cachoeira poderá ter o Muro. Que apoie, é sonhar demais, mas saiba que o Muro poderá ser plantado no município.

Cachoeira quer manter tradição de ter bispo gaúcho
ESCOLHA DO PRÓXIMO BISPO PODE LEVAR DE OITO A 12 MESES

Cachoeira quer manter tradição de ter bispo gaúcho

Religião

SONHO DIA E NOITE COM O MURO

por Umberto Neves em 22/01/2018 às 08h35

Caso Cachoeira realmente abrace a ideia do Muro, reforçado contra Santa Cruz, eu, que conheço muitas praias, muitos mares, sou capaz de conhecer esta Praia Nova, digo mais, mais que isso, estarei frequentando esta Praia todos os dias. É importante que a comunidade abrace a ideia do Muro, e os frequentadores desta praia são o público ideal.

Prefeitura aposta em eventos esportivos na Praia Nova
SEIS DUPLAS PARTICIPARAM DO TORNEIO DE FUTEVÔLEI, MESMO COM A CHUVA QUE CAIU NESTE DOMINGO

Prefeitura aposta em eventos esportivos na Praia Nova

VERANEIO 2018

O MURO - HOMENAGEM A TAQUARI

por Umberto Neves em 29/12/2017 às 11h57

Se um dia alguém disser que está há 20 anos sem acompanhar a política, eu estarei muito desconfiado: teríamos estado mais de 2 anos sem eleições? Ou seja, tarefa muito difícil no nosso país. Embora tenha falado, neste fórum, coisas bonitas em matérias sobre o Natal, não posso deixar de recordar este assunto tão sério que assumi neste ano de 2017: a necessidade do Muro. Explico um pouco melhor. Antes que qualquer empreiteira já comece a me tratar a pão de ló, afirmo que o Muro será a custo zero, embora tenha dito que Novo Cabrais - único município com o qual haverá semiabertura, pagará mais de 65% do muro -, explico melhor. Em homenagem a Taquari, com o qual tenho enorme simpatia, o Muro será de Taquara. Cada pessoa plantará ao menos 1 metro de Taquara, completando o Muro em toda a divisa de Cachoeira do sul, deixando apenas meio metro aberto com Novo Cabrais, o qual, sim, seus habitantes poderão plantar a maior parte do Muro. Um taquaral de cerca de 5 metros de largura. Quem pensa na fragilidade, não conhece taquaras, ademais, será vigiado por satélites, 100% do tempo, e o próprio satélite poderá alvejar o indivíduo que tentar furar esse bloqueio. Em festas, Natal e Ano Novo, aliás, esse Muro poderá estar totalmente enfeitado e iluminado, com efeitos fesivos jamais imaginados. É isso, prometi que explicaria o Muro (quem estiver alienado, pode dar uma conferida em meus comentários mais recentes). Defendo o Muro, já. E em homenagem a Taquari, onde está o Terceiro Vale mais fértil do mundo. É isso: políticas seletivas - e representadas pelo Muro; políticas de saúde; investimento no carvão; políticas corretas de impostos, que ao invés de mais, arrecadar muito melhor; e crescimento muito elevado.

Pré-candidato do PT ao governo do Estado visitou Cachoeira do Sul
MIGUEL ROSSETTO PARTICIPOU DE ENCONTRO COM MILITANTES PETISTAS NO CÍRCULO OPERÁRIO CACHOEIRENSE NESTA QUINTA-FEIRA

Pré-candidato do PT ao governo do Estado visitou Cachoeira do Sul

ELEIÇÕES 2018

HOMENS PÚBLICOS TÊM DE DAR MAIS QUE RECEBEM

por Umberto Neves em 28/12/2017 às 10h34

Reafirmo: política não é profissão para vereador exigir o recebimento de 13° salário. Reafirmo, quatro mils pilas não é dinheiro, mas valores e dinheiro são coisas bem diferentes e relativas, logo, podem haver muitos valores e valor algum haver - tem vereador que não vale um centavo, sinceramente. Se é bem difícil a discussão de não remunerar certas atividades políticas, todavia, é indiscutível que homens publicos têm de dar muito mais do que recebem da sociedade.

Câmara pagou nesta quarta-feira o 13º salário dos vereadores
VEREADORA DANIELA JÁ DEVOLVEU O DINHEIRO AOS COFRES PÚBLICOS MUNICIPAIS

Câmara pagou nesta quarta-feira o 13º salário dos vereadores

Decisão

NATAL DE VALOR

por Umberto Neves em 28/12/2017 às 09h14

Ainda sobre o Natal, reafirmo considerações de quem faz o bem sem almejar o além que, por fim, é ainda mais aquém... Reafirmo considerações a Novo Cabrais, e verifiquei numa notícia passada aí que vereadores daquele município foram crucificados neste fórum, sem direito ao bem da verdade pois, não há de se tratar de dinheiro, mas de valores, quando falamos de muitas coisas, sendo assim, alguns pilas, sinceramente, não são dinheiro e os valores costumam ser depreciados, os valores reais das coisas. Mas, se alguns vereadores recebem 13°, por que não fazem ações corretas e desprendidas nestas festas de fim de ano, para tantos que precisam e em propósito de valorizar as comunidades, região e valores do município. É dando que se recebe, política não é profissão para se exigir 13°, logo, estes homens públicos têm de dar sempre muito mais do que recebem.

Papai Noel chegou de carroça no Bairro Promorar
102 CRIANÇAS GANHARAM PRESENTES DO CENTRO DE TRADIÇÕES E CULTURA DA BRIGADA MILITAR

Papai Noel chegou de carroça no Bairro Promorar

Solidariedade de Natal

AÇÕES DE NATAL E NOVO CABRAIS - MUNICÍPIO SE SOBRESSAI

por Umberto Neves em 26/12/2017 às 17h01

É sempre muito bom as diversas iniciativas de Natal, como esta noticiada pelo JP, quando são sinceras e, mesmo havendo as que são políticas e dos políticos, pois há espaço para todos com boas ações no ramo de cada um, as não politizadas parecem mais inspiradoras. Novo Cabrais realizou um Natal maravilgoso, que conferi pelo noticiário e há de servir de inspiração para muitos municípios.

Papai Noel chegou de carroça no Bairro Promorar
102 CRIANÇAS GANHARAM PRESENTES DO CENTRO DE TRADIÇÕES E CULTURA DA BRIGADA MILITAR

Papai Noel chegou de carroça no Bairro Promorar

Solidariedade de Natal

O MURO - NADA A VER COM O MURO DE BERLIM

por Umberto Neves em 25/11/2017 às 15h17

O Muro que será construído, primeiro em Cachoeira, depois em cada um dos mais de 5.500 municípios do país nada tem a ver com o muro de Berlim. Lá, dividia-se o bloco comunista do bloco capitalista. Hoje a Alemanha é o país mais rico do Bloco Europeu, está entre os 3 países mais ricos do mundo, fez muito bem em frear o comunismo, que só dá certo na China, aliás, porque, vá ver quem é o maior investidor da África, e da América Latina. Logo, comunismo? Vivemos o século que pode ser da China. Xi Jinping é o lider do momento, logo a Forbes o destacará como o lider mais poderoso do mundo, à frente de Putin - (que ganhou todas do Obama) e do Donald Trump. O Muro será entre as cidades, para preservar o que é local de cada cidade e de cada cidadão. Cada cidade, um Muro. Só não teremos 5.570 (o IBGE acaba de me dizer que é este o número atual de municípios, eu pensei que já fosse mais...) muros por uma questão de lógica matemática.

13š GAC INSPECINOU TRÊS LOJAS E NÃO ENCONTROU IRREGULARIDADES

Exército fiscaliza a venda de armas em Cachoeira do Sul

Fiscalização

MURO CONTRA O MILITARISMO

por Umberto Neves em 24/11/2017 às 13h24

Getúlio era um só, e por isso deu certo. Militares eram um bando, e por isso deu errado, deu errado na República hipócrita de 1989. Agora, corremos o pior risco, que é uma eleição do Bolsonaro, pois, ao invés de representar a volta dos militares ao poder, representaria, na verdade, a volta das Oligarquias, o Coronelismo que ainda domina regiões maltratadas do país, em grande medida, com a conivência de São Paulo, que se julga o grande forte do país frente a esses pequenos, e sempre ajudando a eleger coronéis em regiões ainda mais castigada. Mas São Paulo sempre se curva ao Rio na hora H, e na hora H sempre vê o sul passar por entre as pernas, como foi a ascenção de Getúlio em 30. Os militares sabem que Bolsonaro seria a pior traição, pois o que é o militarismo na história do nosso país? Sempre foram relegados, inferiores politica e socialmente, os candangas dos quartéis. Deodoro foi o único que agigantou os militares, o que muito lhe custou em vários aspectos da sua rica biografia. Quando Deodoro pede para ser enterrado como civil, sabia da dolorosa traição dos militares, jamais o contrário. Para evitar esse trágico risco do militarismo, é hora de construir um Muro em cada cidade desse país. Com o Muro, haverá a paz, e com a paz, as pessoas nunca mais irão à guerra e sem guerra, acaba-se com o alistamento militar: pronto, acabemos com o militatismo.

13š GAC INSPECINOU TRÊS LOJAS E NÃO ENCONTROU IRREGULARIDADES

Exército fiscaliza a venda de armas em Cachoeira do Sul

Fiscalização

MURO AO INVÉS DE ARMAS

por Umberto Neves em 23/11/2017 às 13h55

Com a construção dos muros que idealizamos em cada cidade deste país, não haverá mais a necessidade do uso de armas de fogo por nenhum cidadão, isso sim, é eficiência e paz. Tivesse o Muro com Santa Cruz, e não teria havido a apreensão do cidadão de Cachoeira com aquele arsenal. Necessidade de um Muro bem reforçado com Santa Cruz. Vargas, o melhor contra o militarismo e contra e contra a falência atual que nos impuseram.

13š GAC INSPECINOU TRÊS LOJAS E NÃO ENCONTROU IRREGULARIDADES

Exército fiscaliza a venda de armas em Cachoeira do Sul

Fiscalização

MARCHEZAN CONTINUA DANDO CABEÇADAS

por Umberto Neves em 17/11/2017 às 08h38

Perdido, o Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. afundando a nossa Capital Global em despolíticas, este pode ser um bom exemplo a ser, senão copiado, seguido a espelhar todos os municípios do Rio Grande, como deve ser o exemplo de uma Capital. O compromisso de um Prefeito de capital é com o Estado, porque o que acontece na Capital é exemplo para todos os municípios estaduais e, no caso de Porto Alegre, pela força que tem, é exemplo global. Agora, se ocorre em Cachoeira, nem passarinho vê... Acorda, Marchezan.

Prefeitura faz experiência com nomes de ruas pintadas em postes
PREFEITO SÉRGIO GHIGNATTI SOLICITOU AUTORIZAÇÃO À RGE SUL PARA ESTENDER O PROJETO A TODA CIDADE

Prefeitura faz experiência com nomes de ruas pintadas em postes

IDENTIFICAÇÃO DE LOGRADOUROS

VALORIZAR O PEQUENO

por Umberto Neves em 14/11/2017 às 08h08

Verifico que tem muita gente em cima do muro aqui no Forum, então há que ser claro. Ser Grande é Valorizar o Pequeno, quando necessário. Trump é grande, e já recebeu duas vezes o presidente peruano, PPK na Casa Branca desde que assumiu, o que revela que o Peru pode ter importância muito maior que nós para os EUA. China é grande, e Xi Jinping não abre um milímitro nas suas políticas com os países da região asiática, colocando sempre os interesses da China em primeiro lugar. Isso também ocorre entre grandes potências e, em negócios entre EUA e China, quase sempre ambos são bem favorecidos, o que nem sempre ocorre quando o Brasil faz negócio com as grandes potências. Não vamos muito longe, na relação entre cidades no Brasil, o grande sempre sai ainda melhor. Marchezan tem de saber defender os interesses de Porto Alegre com muita força, neste momento, valorizando o pequeno para dar um bom nó em cidades como São Paulo, Brasília e Rio. A valorização do pequeno. Trump sabe disso.

Charge - 11/11/2017

Charge - 11/11/2017


VALORIZAR O PEQUENO - UM RECADO A MARCHEZAN

por Umberto Neves em 12/11/2017 às 20h29

Esta dupla ter escolhido Cachoeira para fazer um show demonstra a importância do interior, a IMPORTÂNCIA DO PEQUENO. Ghignatti sabe disso, desculpe já entrar na política... É que tem acontecido tanta coisa, coisas cabeludas, e o pequeno nem sempre é valorizado. Quando falei da importãncia do Muro com Santa Cruz, que será explicado ainda melhor nos próximos dias, deixei claro a minha defesa pelo pequeno, quando esse é massacrado, como Cachoeira foi massacrada pelas emancipações, quando era um dos 5 primeiros municípios criados no Rio Grande. Porto Alegre acredita em Cachoeira, Marchezan sabe que terá que começar a olhar com atenção para o pequeno, se apegar ao pequeno, Marchezan sabe disso.

Fenarroz trará Maiara e Maraísa a Cachoeira do Sul
DUPLA SERTANEJA DE RENOME NACIONAL SE APRESENTARÁ DIA 7 DE DEZEMBRO

Fenarroz trará Maiara e Maraísa a Cachoeira do Sul

Show nacional

O EXEMPLO DE TAQUARI

por Umberto Neves em 02/11/2017 às 10h16

Tão comum a soja no nosso país - mas, conforme já disse em textos, muitos estão vendo lavouras de soja sem nunca ter comido a soja, o problema da logística, do valor agregado e industrializado e do hábito brasileiro -, tão vastos os campos desta região, nenhuma surpresa. Outros mercados, entretanto, não têm demonstrado o potencial que teriam, o caso da Noz Pecã e a possível Pesca com o Rio Jacuí. Sendo um dos primeiros municípios criados, a cidade se tornou, ao longo do tempo, uma cidade pequena do interior, perdendo verdadeiras fortalezas territoriais, como Livramento e Alegrete, este, que é o maior município territorial do nosso amado Rio Grande e terra de Quintana. É lógico que questões desta natureza não se aplicam, o tempo e as questões territoriais, mas a realidade é que se tornou um município de expressão bem razoável que não está sabendo gerar e explorar diversos potenciais. Santa Cruz tem querido catar muitas coisas que nem são da cidade. Daí a questão do Muro, já colocada. Creio que a cidade de Taquari pode servir como maior exemplo para Cachoeira, quem sabe até uma parceria estratégica, para o bem do Brasil. É o terceiro Vale mais fértil do mundo, o Vale do Taquari, possui boas rodovias, um carnaval especial que atrai muita gente, e ótimas ofertas de turismo. Cachoeira também tem muito potencial, mas falta engajamento, por exemplo, sendo o Rio Jacuí navegável neste trecho com Porto Alegre, cadê o turismo para essa navegabilidade? Vou muito raramente ao Rio Grande, meu real e único estado, mas da próxima vez que for, é possível que eu vá até Cachoeira, mas não deixarei de ir até Taquari. Taquari é uma cidade que me atrai de forma muito especial. Há essa possibilidade de uma parceria estratégica Cachoeira e Taquari.

CACHOEIRA DEVE CULTIVAR 143,8 MIL HECTARES NESTA SAFRA

Lavoura de soja segue a segunda maior do RS

Agricultura

O EXEMPLO DE TAQUARI

por Umberto Neves em 02/11/2017 às 10h16

Em 20 anos em São Paulo, nunca encontrei um arroz de Cachoeira. Por outro lado, proddutos de Taquari estão cada vez mais onipresentes no comércio, o que deve servir de exemplo para Cachoeira.

Trevisan Alimentos busca mercado externo para arroz de Cachoeira do Sul
PRODUÇÃO LOCAL QUE JÁ TEM MERCADO NA ÁFRICA DO SUL AGORA SERÁ EXPORTADA PARA O PERU, O ORIENTE MÉDIO E A AMÉRICA CENTRAL

Trevisan Alimentos busca mercado externo para arroz de Cachoeira do Sul

EXPORTAÇÃO CACHOEIRENSE

UM NOVO VARGAS

por Umberto Neves em 02/11/2017 às 10h16

No tempo do Vargas, isso era impossível, sem falar que as Cadeias eram bem geridas e os Presos eram respeitados. Necessidade, urgente, de Um Novo Vargas.

POLÍCIA CIVIL APREENDEU 105 GRAMAS DE COCAÍNA

Mulher é presa ao tentar entrar com droga na cadeia

Na fila da visita

UM NOVO VARGAS

por Umberto Neves em 02/11/2017 às 10h16

O petismo lulista - para diferir bem do petismo que me opus ao Impeachment - quis ser solidário com Cuba e fez um desastre na saúde, com um programa muito mal feito. É a falta que faz um Vargas, que nunca pousou de pobrismo para fazer o bem por todos, trilhionários e acentavados, conforme tem de ser, por isso a necessidade urgente de Um Novo Vargas.

Profissionais do Mais Médicos pedem aluguel em dinheiro
PREFEITURA QUER DAR LIBERDADE DE ESCOLHA NAS CONTRAPARTIDAS PARA CUBANOS E BRASILEIROS QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA

Profissionais do Mais Médicos pedem aluguel em dinheiro

PROJETO NA CÂMARA

UM NOVO VARGAS

por Umberto Neves em 01/11/2017 às 13h37

Lara cita pontos importantíssimos, mas polêmicos e discutivelmente extremos. Nenhuma relação entre o Estado Novo e o Fascismo nem o Nazismo, asseguro com vigor. Se houve endurecimentos nestes regimes da Itália, da Alemanha e também no Brasil, no caso do Brasil isso se deu por necessidade, pois ascendia o comunismo de Prestes e uma ambição desmedida de São Paulo - Estado que até hoje não perdoa Vargas, mas cresceu astronomicamente desde a Revolução Constitucionalista, a qual perdeu. Vargas foi a necessidade que gerou a solução jamais imaginada pelo país, com a CLT que corrigia o patronato de veia escravocrata; com criação de instituições que são nossas grandes referências até hoje, o caso da Petrobrás e do BNDE, hoje BNDES e que os políticos quase levaram junto e em frangalhos para as celas de Curitiba. Ainda, embora simbólico, é preciso recordar que o comunista Carlos Prestes ficou 10 anos preso, e se tornou apoiador de Vargas assim que deixou a prisão, reconhecendo o caracter correto do Presidente e seu compromisso com os movimentos sociais. Isso nunca existiu em nenhum outro lugar do mundo. Quanto aos militares, que tenham alguma proeza agora com as urnas, se eles quesessem mesmo o poder, teríamos uma bancada militar no Congresso, coisa que o Bolsonaro nunca conseguiu formar, e teríamos uma bancada militar em cada Assembleia Legislativa. Meu problema mais recente com os militares é que eles não tiveram a coragem de fazer a intervenção para barrar o Impeachment, teria sido a redenção, finalmente, pelo bem do nosso país. Ah... ah? e Vargas teria feito a Abolição da Escravatura antes mesmo da Declaração de Independência, ainda que lhe obrigassem a dar não um, mas dois tiros no próprio coração: dois.

Prefeitura decreta emergência pelos estragos do granizo
CHUVA DE PEDRAS DEVASTOU COMUNIDADES DE PIQUIRI E VILA VARGAS

Prefeitura decreta emergência pelos estragos do granizo

Temporal

O MURO SERÁ MUITO FORTE NA DIVISA COM SANTA CRUZ

por Umberto Neves em 31/10/2017 às 10h41

Hoje os municípios querem se fechar, reforçando os laços com o Brasil, conforme deve ser, um só país, uma só nação. Em alguns municípios, que perderam muito com emancipações e com dilapidações, a necessidade mesmo de um Muro reforçado. É o caso de Cachoeira, Muro com semiabertura com Novo Cabrais, que pagará no mínimo 65% da construção, e Muro muito reforçado nos trechos entre Santa Cruz e Restinga Seca, principalmente Santa Cruz, que distorceu muito as coisas pelo lado de Cachoeira, coisas que, muitas vezes nem são de Cachoeira, Santa Cruz tentou pegar para si, daí a necessidade deste Muro, neste trecho, que seja quase um arranha-céu.

Charge - 31/10/2017

Charge - 31/10/2017





Ouça nossa rádio agora!
Ao Vivo