Artigo
Expodireto 2025 mostra a força do agro
Ernani Polo
Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS
A edição de 2025 da Expodireto chegou ao fim, mas seus efeitos seguem transformando o agronegócio. Mais do que uma feira, o evento se consolidou como um dos grandes motores da inovação no setor, posicionando Não-Me-Toque como referência nacional e internacional na agricultura de precisão.
A cada ano, a tecnologia avança e abre novas possibilidades para os produtores. E ao longo dos anos a Expodireto tem ocupado um papel de protagonismo no cenário regional e nacional, oferecendo um espaço onde conhecimento, soluções e oportunidades se encontram para fortalecer o agro, tornando-o ainda mais eficiente, sustentável e competitivo.
Desde sua criação, em 2000, a feira cresceu e se tornou uma das principais vitrines de inovação e negócios do país. Esse crescimento é resultado do trabalho de Nei Manica, presidente da Cotrijal, que transformou a Expodireto em um evento de referência mundial, contando com total apoio do governo do Estado.
Em 2025, foram mais de 600 expositores e visitantes de mais de 70 países. O Pavilhão Internacional foi palco de encontros estratégicos com delegações de diversos continentes, incluindo Índia, China, Itália, Alemanha, Polônia e Uruguai. E o Troféu Brasil Expodireto celebrou a atuação de personalidades que trabalham pelo sucesso do agro gaúcho,
Além da exposição de máquinas e equipamentos de ponta, a Expodireto também se destaca como um centro de compartilhamento de conhecimento. Startups e fóruns especializados conectam produtores a novas ferramentas e oportunidades, enquanto debates ajudam a construir políticas públicas que impulsionam o setor de maneira sustentável.
O agronegócio é um dos pilares da economia e da cultura do Rio Grande do Sul. E a Expodireto Cotrijal reflete o lado mais inovador dessa trajetória. Há 25 anos, ela abre portas para o futuro, trazendo crescimento, desenvolvimento e novos caminhos para o agro gaúcho e brasileiro.
Encontrou algum erro? Informe aqui
O fato é que o fake sempre existiu: era o famoso boato
Até mesmo pessoas inteligentes e instruídas caem nas armadilhas das fake news
Hora de desligar
A política nacional e seus desmandos não têm limites suportáveis pela nossa paciência
Então é Carnaval
Cada vez nosso Carnaval encolhe mais, perde brilho. A única coisa que não perde é o público
A ponte e o cemitério
"Liberato Salzano Vieira da Cunha, um grande líder católico em seu tempo, é hoje homenageado em Cachoeira com o nome de uma rua, de uma escola e com um busto erguido próximo à Catedral"
A tela nunca permanece vazia
O documentário revela uma cidade real com todas as suas riquezas, registradas tão somente pela luz que as revela
Natal é Jesus e não Papai Noel
A rejeição ao menino Deus nosso senhor Jesus Cristo continua agora de forma mais sistemática, planejada por interesses sociais, comerciais e políticos deste modelo da sociedade que inverteu as escalas de valores naturais
Tafona, uma história para conhecer
Minha prima Marô e seu marido Marco se desdobram para manter viva essa história
Fim da escala 6x1 de trabalho
A vida humana vai muito além do binômio trabalho/descanso e lutar por isso nada tem a ver com preguiça
Valeu a luta, Zumbi
Zumbi foi herói porque morreu lutando por liberdade de seu povo
Lanches quentes, motofretistas, ortopedistas e o SUS
Sou culpado, mas proponho uma lei para resolver isso