Blog do Mistério
A história de uma moça chamada Merência
Esta é uma daquelas lendas que o povo jura ser verdade. Inclusive existe um túmulo para a moça em questão em um cemitério em Rosário do Sul, onde as pessoas a tratam como uma santa popular. Bem, prezado leitor, não vamos começar esta linda e aterrorizante história pelo final.
Dizem que Merência era uma moça belíssima, que vivia feliz em Rosário do Sul, por meados do Século XIX. Sua tranquilidade se acabou quando veio a apaixonar-se perdidamente por Thiago, filho de uma rica e influente família local. O romance estava condenado desde o início, pois a diferença de classes, naquela época, tornava impossível a aceitação pública daquele amor proibido.
Thiago e Merência encontravam-se em segredo, longe dos olhares da alta sociedade rosariense. Contudo, o pai de Thiago, ao descobrir o relacionamento, não mediu esforços para destruir o que considerava uma afronta à sua honra. Na calada da noite, contratou homens cruéis para dar um fim definitivo à vida de Merência. A jovem foi levada para as margens sombrias de uma floresta, onde seus gritos se perderam no vento. Totalmente indefesa, não conseguiu salvar-se. Foi morta cruelmente e seu corpo esquartejado com tamanha brutalidade que nem mesmo os ossos puderam contar a história completa.
Anos se passaram, e com eles, o desaparecimento de Merência tornou-se um mistério não resolvido. Três anos mais tarde, o horror veio à tona. O queixo da jovem foi encontrado preso às raízes de uma árvore, nas proximidades de onde boatos diziam que o crime havia ocorrido. Esse detalhe macabro desencadeou uma onda de medo e superstições, várias pessoas começaram a rezar por Merência e por sua alma, já que a vida culminou com um final trágico.
Mas o medo se dissipou rapidamente. Antes de ser enterrado, houve um velório para o queixo, e os presentes fizeram pedidos à alma da moça e juraram que foram atendidos. Após este fato o queixo foi desenterrado, velado e enterrado muitas vezes mais, até que a autoridade religiosa local proibiu o ritual. Desta forma foi feito um túmulo para ela no cemitério, onde um sepultamento final teria acontecido.
Dizem que a sepultura de Merência ainda está no mesmo lugar e guarda apenas o seu queixo. Muita gente ainda vai lá, em busca de alcançar alguma graça para a qual acreditam piamente no poder da jovem falecida.
A lenda do "Queixo de Merência" cresceu com o tempo, misturando fatos e fantasias. Parece estranho para quem ouve esta história cruel pela primeira vez, mas muita gente jura de pé juntinho que todos os fatos são reais e como prova está a devoção ao túmulo que guarda somente um pedaço de uma jovem apaixonada.
Encontrou algum erro? Informe aqui