EMOÇÃO NA CATEDRAL

Abençoa a família

01/11/2024 00:00 - por Robson Neves robson@jornaldopovo.com.br

Missa da Família tem lotado a Conceição

Missa da Família: católicos estão a cada edição gostando mais da celebração / fotos Divulgação

É dentro de casa que a família ensina aos mais novos a respeitar e a ser respeitado, a amar e a ser amado, a ser justo e verdadeiro. Na família se aprende a conviver em sociedade. Na igreja católica, os pedidos a Deus para que os núcleos familiares sejam abençoados são diários. A importância de valorizar os laços familiares é tão essencial que motivou o padre Rudinei Lasch a criar a Missa da Família, uma celebração mensal que vem lotando a Catedral Nossa Senhora da Conceição, a principal igreja católica de Cachoeira do Sul.

Ordenado padre em janeiro de 2011, na catedral, Rudinei é um dos sacerdotes mais queridos dos católicos. No final do ano passado ocorreu a posse canônica na catedral e ele se tornou o pároco da Nossa Senhora da Conceição. Em maio deste ano, quando Cachoeira do Sul e centenas de cidades gaúchas foram castigadas pela enchente, ele decidiu instituir a Missa da Família, que é celebrada sempre no primeiro domingo de cada mês. “Iniciamos no período das enchentes para fortalecer a esperança do povo que estava sofrendo pela catástrofe climática”, destaca o sacerdote.

IGREJA LOTADA
Ele recorda que a sua vocação de padre nasceu de sua família, que sempre o incentivou a participar da Igreja. “A Missa da Família foi inspiração minha, mas com apoio do bispo Dom Edson Batista de Melo, que aprovou a proposta e sentia a necessidade de fazer algo a mais para trazer as famílias e a juventude para a catedral”, frisa Rudinei.  Logo a celebração se tornou um sucesso, lotando a catedral. A próxima será neste domingo, às 18h30min, quando novamente a igreja deve estar lotada. A capacidade é para cerca de 800 pessoas sentadas.

4 PERGUNTAS PARA

Padre Rudinei Lasch, pároco da Catedral Nossa Senhora da Conceição

O senhor imaginava que a Missa da Família se tornaria um sucesso?
“No primeiro momento foi um desafio organizar, preparar as equipes para ajudar, fortalecer a divulgação e realizar uma pregação que tocasse o coração das famílias. No meu coração e nas minhas orações tinha esta confiança que as famílias viriam participar.” 

Qual o diferencial da Missa da Família para outras celebrações?
"A Missa da Família é voltada para toda a família que vem agradecer e pedir graças a Deus. No início da missa entram as crianças, os jovens, as famílias e a imagem da Sagrada Família, com cantos que nos levam a rezar animados pelo Encontro de Casais com Cristo. A pregação é feita a partir da Palavra de Deus voltada, em especial, à restauração das famílias que estão fragilizadas. A Eucaristia é o centro da missa, o alimento espiritual para os cristãos. São distribuídas velas para serem abençoadas com bênção do Santíssimo Sacramento e no final os pães para as crianças e o encerramento acontece com a canção da ‘Oração pela Família’.”

O senhor já pensa em outra novidade para implantar na paróquia?
“A paróquia é muito dinâmica e exigente. Já realizamos muitas iniciativas, por exemplo, a Missa da Família, o Terço dos Homens, a Investidura dos coroinhas, martinhas e acólitos, fortalecemos os grupos de orações, movimentos, pastorais e conselhos. Criamos mais um grupo de jovens na catedral, tendo como padroeiro o Beato Carlo Acutis. A novidade é fortalecer este trabalho nas comunidades da paróquia, na catequese e com os jovens.”

Teremos uma Missa da Família especial?
“Para o dia 1º de dezembro, iremos realizar a Missa da Família na frente da catedral, com mateada para as famílias, apresentações artísticas às 17h e a missa campal às 19h, dentro da programação da novena da padroeira Nossa Senhora da Conceição." 

TESTEMUNHOS

Palavra dos fiéis

INTENSA


Família Hermes: Rodrimara e Maurício com a filha Ana Maria

 

A professora Rodrimara de Barros Hermes, 42 anos, e o seu esposo, o funcionário público Maurício Hermes, 46 anos, participam há 17 anos das missas da catedral. “A missa tem uma importância muito grande para nós católicos, pois ela é o memorial da morte e ressurreição de Jesus Cristo e nela nos alimentamos do corpo e sangue dele. Fizemos de tudo para estar presentes em pelo menos uma missa no final de semana”, frisa Rodrimara, que ao lado do esposo coordena o grupo Jovens Conectados com Cristo.

De acordo com Rodrimara, a Missa da Família “é mais viva, alegre e festiva e a espiritualidade muito mais intensa, pois ela toca no fundo da alma, já que ressalta a importância da família e do viver em comunidade”. Ela acrescenta que para o católico, a família “é a primeira comunidade, mais básica e elementar”. Durante a celebração, ela considera mais importante a adoração ao Santíssimo com o acender das velas, momento de bastante emoção na catedral.  Ela e Hermes são acompanhados em todas as missas pela filha Ana Maria, 13 anos. “Quando pode, a minha mãe, Marisa, que mora em Santa Maria, vem para nos acompanhar”, observa. Eles também são integrantes do Encontro de Casais com Cristo da paróquia.

EMOÇÃO


Adão Neto com a família: Missa da Família é emocionante

Há 19 anos o representante comercial Adão Neto e a esposa Ana Cláudia Nunes participam das missas na Catedral Nossa Senhora da Conceição. “Ir à missa é muito importante, pois é o nosso momento de estar em comunhão com Deus. Não ir na missa dá a sensação de que a semana não foi completa. Receber a Eucarístia é fundamental para todo católico”, frisa Adão Neto.

Ele destaca que a Missa da Família foi uma grande novidade idealizada pelo padre Rudinei Lasch na Catedral. “Não sei se é uma diferença, mas o fato de ser feito por famílias para outras famílias torna essa celebração muito especial”, observa. 

Para Adão Neto, o momento mais importante da missa é quando recebemos “Jesus Eucarístico, é o ápice. Nessa missa tem também o momento da bênção do Santíssimo, onde o Santíssimo Sacramento é levado pelo padre no meio do público para abençoar todos, realmente é sempre muito emocionante”, enfatiza. Ele e Ana Cláudia participam da missa com os filhos Mariah, Luís Antônio e Manuela.

 

 

 

 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
01/11/2024 00:00

Mortes

01/11/2024 00:00

ACIDENTE DE TRABALHO

Queda leva trabalhador para socorro no HCB

01/11/2024 00:00

TRÊS VAGAS EM CACHOEIRA

Uergs abre concurso para professor adjunto

01/11/2024 00:00

GUERRA ÀS DROGAS

Polícia pega maconha na zona norte de Cachoeira

01/11/2024 00:00

CRIME NO CENTRO

Jovem leva facadas e vai para o hospital

01/11/2024 00:00

REDE ESTADUAL DE ENSINO

Prova aos 173 que querem ser diretor

Hoje, às 14h, no Diva

01/11/2024 00:00

TRÊS ANOS DE ESPERA

Começa a reforma da Ponte do Fandango

01/11/2024 00:00

NOSSA SENHORA MEDIANEIRA

Espaço da Leitura na Escola da Cordilheira

01/11/2024 00:00

59 HOMENAGEADOS

Dia dos líderes do amanhã

Solenidade de reconhecimento aos estudantes será na Sociedade Rio Branco

01/11/2024 00:00

MOSTRA CIENTÍFICA DA 24ª CRE

Conceição vai à final estadual

Escola de Cachoeira do Sul classificou dois trabalhos

31/10/2024 16:47

FALECIMENTOS

Obituário