Blog dos Livros
Afetos na maternidade
A escritora Flávia Camargo está lançando o livro “Enquanto vocês crescem –As cartas de amor de uma mãe,” obra que reúne cartas escritas pela autora para seus três filhos ao longo de dez anos, criando um registro íntimo e afetuoso sobre a maternidade, repleto de reflexões, descobertas e aprendizados.
O livro traz um olhar sensível sobre os pequenos momentos da infância que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia, mas que marcam a construção da relação entre mãe e filhos. Flávia compartilha sua experiência desde a gestação, passando pelos desafios da criação consciente e a valorização dos instantes simples que fortalecem os laços familiares. Segundo ela, não é preciso realizar grandes feitos para desfrutar de uma vida afortunada, pois as memórias mais bonitas que carregamos se originam nos instantes triviais de trocas de afeto.
Com prefácio do psicanalista Thiago Queiroz, a obra destaca a importância da parentalidade respeitosa, que reconhece os filhos como indivíduos únicos desde o nascimento. A escrita também foi um instrumento de superação para Flávia, que precisou elaborar o luto após a perda de seu primogênito, Igor.
Além de ser uma lembrança afetuosa para seus filhos, “Enquanto vocês crescem” busca tocar outras mães e famílias que compartilham emoções semelhantes. Na obra, a autora se aventura pela escrita epistolar, explorando um diálogo direto e afetuoso.
Flávia Camargo escreve desde a infância e, aos 42 anos, celebra a publicação de seu sétimo livro. Advogada formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, estreou na literatura em 2010 com “Diferenças em comum” e atualmente é finalista do Prêmio Ecos de Literatura com o livro “Quatro Letras.”
Seu próximo projeto literário dará voz às primeiras perguntas e reflexões de sua filha Luisa, seguindo a linha de “Histórias de Lucas,” em que registrou a infância do filho Lucas.
Trecho:
“Querida Luisa, já estou bem mais ambientada com a sua existência. A notícia de que nosso terceiro bebê é uma menina chegou no Dia das Mulheres, por meio do resultado de um exame de sangue, mas eu ainda precisava confirmar esta informação visualmente, o que ocorreu no final do mês passado. Não foi preciso escolher o seu nome, pois ele já morava nos sonhos do seu pai desde que ele era muito novo e era certo de que seria colocado na filha que ele tivesse. A gente só não achava que, a essa altura, fosse algo que ainda pudesse acontecer. As emoções despertadas pelo seu imprevisível aparecimento me levaram a concluir que a vida me deu todas as experiências da maternidade: ver um filho desejado partir, sentir a bênção de ter um filho nos braços, e reformular os projetos para receber um bebê que me quis primeiro.”
(página 75)
MARIO VARGAS LLOSA I
Aos 89 anos, morreu no domingo, 13, o peruano Mario Vargas Llosa, um dos maiores escritores que o mundo já conheceu, com uma obra imensa e reconhecida pelas suas qualidades literárias e por abordar questões políticas e sociais da atualidade. Ao longo de sua carreira, recebeu muitas honrarias, entre elas o Prêmio Nobel da Literatura de 2010, “por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota do indivíduo,” conforme a academia sueca. Foi o primeiro escritor a entrar na Academia Francesa sem nunca ter escrito em francês e no Brasil era sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras.
MARIO VARGAS LLOSA II
Entre suas principais obras estão “As Cidades e os Cachorros,” “A Casa Verde,” “Conversa na Catedral,” “A Guerra do Fim do Mundo,” “A Festa do Bode” e “Travessuras da Menina Má.” Além de seu trabalho como escritor, foi ensaísta, jornalista e político, sendo conhecido também por sua defesa da liberdade de expressão e dos direitos humanos. Como político, chegou a concorrer à presidência do Peru, sendo derrotado por Alberto Fujimori, em 1990.
Leituras:
“A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da história e de seu papel. Recusa acomodar-se, mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo.”
(Paulo Freire, 19 de setembro de 1921/2 de maio de 1997, educador e filósofo brasileiro, doutor Honoris Causa por vinte e sete universidades, perseguido pela ditadura militar de 1964, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, chamado de Patrono da Educação Brasileira).
Destaques:
O CÍRCULO VERMELHO
Autor: Márcio Sampaio
A obra transporta o leitor para os anos de chumbo da ditadura militar no Brasil, narrando a trajetória de um jovem que se vê tragado pela repressão política e pelos desafios de uma juventude marcada pela incerteza, censura, tortura e morte. Em uma proposta inovadora, o autor oferece um desfecho para a trama, mas permite que cada leitor reconstrua a história à luz do contexto político e social da época. Nascido em Santa Maria de Itabira (MG), Márcio Sampaio é um nome de destaque na arte e na literatura mineira. Com uma carreira que atravessa a crítica de arte, a poesia, a pintura e o ensino, sua trajetória se entrelaça com os movimentos culturais e artísticos mais expressivos das últimas décadas.
Literíssima Editora. 145 páginas.
PARTE DO SEU MUNDO
Autora: Abby Jimenez
O mundo rico e perfeito da médica Alexis virou de cabeça para baixo depois que conheceu o carpinteiro sexy Daniel, dez anos mais jovem. A química entre eles é inegável e a cada minuto que passa com Daniel em sua cidadezinha, mais Alexis se dá conta do que realmente importa. Mas este amor pode significar dar as costas para sua família de cirurgiões renomados da cidade grande e abandonar também a oportunidade de ajudar milhares de pessoas. Abby Jimenez é autora best-seller do The New York Times. “Parte do seu mundo” foi finalista do “Goodreads Choice Awards” e eleito o Melhor Romance de 2022 por “Amazon,” “Bookpage” e “Booklist.”
Editora Arqueiro. 348 páginas. R$ 54,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui