Blog dos Livros
Amizade e vingança
Cláudio Sérgio Alves Teixeira é leitor voraz desde criança e, ao longo da vida, sempre oscilou entre o mundo real e imaginário. Aos 50 anos, o promotor de justiça, natural de Guarulhos, na Grande São Paulo, lança seu segundo livro. Escrito diariamente ao longo de 18 meses, “H Q” (320 páginas), publicado pela Editora Labrador, é fruto da necessidade de extravasar uma história sobre uma jornada vingativa que influi sobre as amizades que a entornam.
“HQ” é contado por Rafaelle Nakamura, um sujeito aparentemente comum. Dentista satisfeito, lutador amador e solteiro convicto, vive uma rotina sem grandes aspirações. Tudo muda quando a brutal morte de Bianca, filha de um amigo, desencadeia uma série de eventos que transformam sua vida.
Entre encontros com figuras extraordinárias e revelações perturbadoras, Naka descobre que a realidade pode ser tão intensa quanto qualquer quadrinho. Dimas, pai de Bianca, e o próprio narrador, são personagens que tentaram, de certo modo, negligenciar questões em busca de uma vida livre de preocupações. Mas, abalados pela tragédia, passam a encarar os acontecimentos em um processo que possibilita compreender melhor a própria amizade.
Narrada com humor mordaz e sarcasmo, a trama de “HQ” também evoca atmosfera neo-noir. Trata-se de um diário que acompanha os 21 dias que antecedem a tragédia em que o escritor procura reconstruir, através da obsessão de Nakamura, os detalhes do acontecimento em uma história que, entre outros temas, reflete a impossibilidade de passar ileso a conflitos, dúvidas e tragédias impostas pela vida.
O fluxo narrativo estabelecido desde as primeiras páginas irá capturar a atenção do leitor até seu desfecho com o epílogo. Por meio de um vocabulário robusto e detalhista, Cláudio é capaz de conferir personalidade e substância a circunstâncias e personagens.
Autor também do romance “Miragem,” lançado em 2021, Cláudio Sérgio Alves Teixeira é formado em Direito e em Letras, tendo sido professor de Língua Portuguesa e Literatura por quase duas décadas.
Trecho:
“Na hora do sepultamento, Dimas deu o primeiro sinal de fraqueza, mas disfarçou bem. Tão logo eu o senti cambalear, abracei-o e o sustentei de pé, amparando seu corpo com o meu. Nesse instante, percebi que sua aparência tranquila não traduzia o torvelinho em seu interior; ele só não desmaiou porque precisava mostrar força para sua idosa mãe. E não era apenas por Bianca, eu iria saber futuramente. Quando o caixão com o corpo da filha estava sendo fechado, Dimas mirou pela última vez a face jovem dela, mas nada conseguiu dizer. A comoção dele e de dona Antônia, conquanto silenciosa, era sentida e partilhada por todos ao redor. O rosto negro e angelical da menina fez o povo inteiro chorar.”
(página 70)
VENDAS AUMENTAM
Segundo o Painel do Varejo de Livros no Brasil, estudo realizado pela Nielsen Book e divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro, os últimos resultados em vendas de livros são positivos, tanto em volume como em faturamento. Entre o período de 4 de novembro a primeiro de dezembro, o varejo alcançou 5,04 milhões de livros vendidos no país contra 4,82 milhões em 2023, variando 4,43 por cento para mais. O faturamento de R$ 235,7 milhões também teve uma variação positiva de 8,12 por cento.
OTIMISMO PARA O SETOR
Segundo Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livro, “as contínuas vendas em alta demonstram que a trajetória negativa, que já acumula uma certa história, parece estar mudando.” Ele vê com otimismo o futuro no curto prazo, afirmando que o livro “parece estar voltando a ser visto como um bom presente nas festas de fim de um ano, um presente capaz de rivalizar pela atenção com as redes sociais e a internet.”
Leituras:
“Ninguém pode construir para você a ponte sobre a qual você deve cruzar o fluxo da vida. Ninguém pode fazer isso além de você mesmo.”
(Friedrich Wilhelm Nietzche, 15 de outubro de 1844/25 de agosto de 1900, filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na atual Alemanha, famoso pelos seus textos com críticas a religião, a moral, a cultura contemporânea, a filosofia e a ciência, com predileção pela metáfora, ironia e aforismo).
Destaques:
INVERNO
Autora: Verônica Botelho
O racismo desde o ambiente familiar é o ponto de partida da história de Isabel, uma mulher em busca de sua própria identidade. A tensão dos relacionamentos familiares, de amor e amizade estão no centro da história de “Inverno,” que faz parte da série “As estações,” que começou com o romance “Verão,” publicado em 2023. Natural de Floriano, no Piauí, Verônica Botelho é licenciada em Psicologia Social e das Organizações pela Universidade de Florença. A autora já viveu no Brasil, Costa do Marfim, Inglaterra, Bolívia, Argentina, Espanha, Itália e Catalunha.
Editora e-Galáxia. 178 páginas.
LA MARGARITA
Autor: Alberto Lung
Escritor, antropólogo e criador de conteúdo, Alberto Lung está lançando este seu romance de estreia, uma narrativa pessoal que combina elementos de autoetnografia e autoficção, inspirado na trajetória de sua mãe, Margarita. O livro explora com sensibilidade temas como desigualdade social, resiliência e pertencimento, estabelecendo uma conexão entre o íntimo e o universal. Natural de Florianópolis, Alberto passou a infância na Argentina, onde vendia suas primeiras histórias encapadas por três pesos.
Editora Labrador. 352 páginas.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui