1º DISCURSO
Bala: emoção e promessas
Prefeito lamentou desmoralização da cidade por últimos gestores
O primeiro discurso de Leandro Balardin como prefeito empossado de Cachoeira do Sul reuniu emoção, farpas direcionadas a ex-gestores municipais não mencionados e promessa de muito trabalho. Ele fez questão de agradecer seus pais, Délcio e Vera, citando a trajetória profissional dos dois em Cachoeira, ele ex-vereador, ela professora, dizendo que tem muita honra de seguir o legado deixado por eles de que “caráter, retidão e honestidade valem a pena”.
Agradeceu também ao irmão Júnior por ter ficado ao lado dos pais enquanto ele deixou a cidade para atuar na política na capital, além de fazer um agradecimento à esposa Carla e ao filho Leandrinho – lamentando o sofrimento que as fake news do período eleitoral causaram aos dois. “A mentira é um beco sem saída. Mas ela não prevaleceu”, enfatizou.
Ao falar do desafio que terá na Prefeitura, ele enfatizou diversas vezes que não faltará trabalho. “Pode faltar dinheiro e serviços, mas nunca faltará empenho”, disse. Prometeu a construção de políticas públicas para “tirar a cidade do buraco e desmoralização à qual foi submetida e por meia dúzia aplaudida”. A frase, ainda que nas entrelinhas, é direcionada ao governo que se despediu – alvo de denúncia de corrupção com José Otávio Germano.
CONTAS QUEBRADAS
"Não fomos nós que quebramos as contas do Município, mas caberá a nós reorganizar”, disse, prometendo diálogo. Em mais farpas a antigos gestores, não mencionados, Balardin disse que não será prefeito que aparecerá somente “meio turno” na Prefeitura, nem se omitirá de ser duro quando necessário. “Já começamos o governo de forma diferente, avaliando nomes que possam entregar resultados para Cachoeira. Vamos fazer uma cidade mais digna para que um pai e uma mãe possam dizer com alegria que viram o prefeito na escola de seus filhos, sem melindre do caráter ou idoneidade desse prefeito.
A tendência é de que Balardin seja um prefeito mais presente comunitariamente do que seus antecessores. Sua agenda hoje deve começar às 6h com as definições das primeiras medidas a serem tomadas. Nesta semana, ele já tem reuniões com a Câmara e deve analisar o encaminhamento de medidas de contenção de gastos – a ordem é economia total, logo horas extras devem ser liberadas somente em casos urgentes. Ele também destacou sua intenção de retornar a Brasília para garantir emendas à cidade, garantindo maior agilidade na tramitação e execução de obras com recursos de Brasília.
UMA PERGUNTA
O novo prefeito tem cronograma para pagar rescisões de Angela?
As rescisões e salários de exonerados do Governo Angela Schuh que não foram pagas não têm previsão de serem quitadas. Balardin ainda não sabe quantos ex-funcionários ficaram nesta situação, mas declarou que o pagamento destas contas, de fornecedores em atraso, entre outras medidas, vão depender da abertura do orçamento e do andamento de medidas de contenção de gastos que ele pretende adotar no início da gestão.
Balardin vai despachar do gabinete da intendência
Antes de tomar posse como prefeito, Leandro Balardin revelou ao Jornal do Povo onde pretende instalar o Gabinete do Prefeito. Ficará no prédio histórico do Museu Municipal Edyr Lima, onde antigamente funcionava o gabinete do intendente, no Paço Municipal. Os móveis também históricos que pertencem ao gabinete devem ser removidos em breve para a sala que será ocupada por Balardin junto ao Museu.
Já a área no Paço em que funcionava o gabinete, deverá ser ocupada pela sala de projetos, onde o prefeito destaca que atuarão gestores de diferentes áreas que ainda serão nomeados, sob a coordenação da secretária de Gestão Paola Braga. A equipe da Secretaria de Planejamento que até os últimos governos atuava na elaboração e acompanhamento de projetos para busca de emendas permanece no mesmo ambiente.
Bala e Dulce recebem a posse de prefeito e vice do presidente da Câmara Magaiver Dias
ATENÇÃO
O prefeito eleito Leandro Balardin confirmou o nome de Renato Pinheiro, que foi o candidato a vereador mais votado pelo PSB, para assumir como secretário adjunto na Secretaria de Desenvolvimento Rural, novo nome que será dado à pasta de Interior. Renato atua no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Bala projeta secretaria extraordinária
1ª fase da reforma administrativa foi apresentada aos vereadores. Projeto segue depois
19ª Legislatura já tem 1º projeto
Vereadora Ana Paula quer transparência da escala de médicos do SUS
Auditoria para a Prefeitura
Não foram encontrados relatórios de aplicação de recursos públicos
Crianças de 0 a 3 anos terão creche no verão
7 escolas farão atendimento
Balardin pede auditoria nas contas da Prefeitura ao TCE
Segundo prefeito, não foram encontrados relatórios de aplicação de recursos públicos relacionados aos últimos anos
Pamela Ghesla assume interinamente a Secretaria do Meio Ambiente
Secretário André Silveira assumirá em fevereiro
Eleitos já estão no poder
1ª sessão da Câmara acontece segunda-feira, quando serão definidas as comissões
Começa o Governo Balardin
Transmissão festiva de cargo nesta quarta-feira marca o início da nova gestão
Seria uma Câmara do amém?
Somente uma vereadora promete ser oposição na Câmara
Dinheiro novo
Mais duas emendas do deputado foram pagas