EXCLUSIVO
Balardin mantém favoritismo
Tucano consolida mais de um terço da intenção de votos na última pesquisa
A apenas três dias para a votação em Cachoeira do Sul, o candidato a prefeito pelo PSDB, ex-vereador Leandro Balardin, consolida mais de um terço da intenção de voto para o pleito, obtendo 38,2% da preferência dos 450 eleitores ouvidos nos últimos dias 30 de setembro e 1º e 2 de outubro na terceira e última rodada da pesquisa da Casa Brasil neste ano eleitoral. O levantamento, realizado com exclusividade para o Jornal do Povo, confirma a estabilidade de Balardin durante as rodadas. Ele tinha 44% da preferência do eleitorado cachoeirense em julho, desceu para 37% em setembro e estabiliza em 38,2% em outubro.
A novidade, entretanto, foi a subida do empresário Hilton De Franceschi, candidato do Republicanos, que passou de 8% para 14% em setembro e alcança 19,3% em outubro. Sua diferença para Balardin, que era de 23 pontos percentuais em setembro, cai agora para 18,9%. Ainda é uma distância considerável, mas com este novo percentual, finalmente De Franceschi desgruda do candidato Ronaldo Trojahn, do PL, e pode aproveitar a migração do voto útil bem na reta final de campanha. Trojahn vinha de uma subida de 11,5% para 13% em setembro, mas cai agora para 9,3%, ficando 10 pontos atrás de Hilton.
FENÔMENO DO VOTO ÚTIL
O fenômeno do voto útil não é uma regra em Cachoeira e para que isso aconteça é necessário não apenas a desidratação de Trojahn, de quem De Franceschi espera o voto bolsonarista. O candidato Paulo Schwab, quinto colocado, com 4,9%, vinha de um 6% em setembro. Em tese, concentra o voto do agronegócio, outro nicho na mira de De Franceschi. Todavia, ainda que somando os votos de Trojahn e Schwab, o republicano precisa contar com a margem de erro para superar Balardin.
A esquerda, pela pesquisa, ficou pelo meio do caminho. Dividida em dois candidatos, do PT e do PDT, concentrou seus esforços na tentativa de garantir bancada na Câmara de Vereadores. O petista Vinicius Cornelli é o quarto colocado, já colado no terceiro Trojahn, mas com 6,9%. Tinha subido de 3,5% para 6% em setembro. Já o brizolista Mauro Falcão estreou com 0,5%, subiu para 2% em setembro e melhora agora, com 2,22%. O volume de indecisos desceu pouco, de 25,5% para 22% em setembro e firmou-se em 19,2% em outubro. Este contingente de eleitores, dependendo da migração nas vésperas do pleito, pode interferir no resultado das urnas.
REJEIÇÃO
E em quais deles você não votaria de jeito nenhum?
Vinicius Cornelli 14,4%
Leandro Balardin 14%
Hilton De Franceschi 13,5%
Ronaldo Trojahn 13,1%
Mauro Falcão 8,2%
Paulo Schwab 8%
Votaria em todos 52,6%
FICHA TÉCNICA
Pesquisa Casa Brasil Editores
Contratante: Jornal do Povo Ltda
450 entrevistas
Margem de erro: 4,6 pontos percentuais para mais ou para menos
Intervalo de confiança: 95%
Responsável técnico: Estatística Roselaine Baptista (Conre: 8225)
Número de identificação: RS-01377/2024
Datas da coleta de dados: 30 de setembro e 1º e 2 de outubro
Bairros pesquisados: Barcelos, Carvalho, Centro, Cohab, Fátima, Frota, Gonçalves, Rodoviária (representando os moradores do Interior), Marina, Marques Ribeiro, Mauá, Medianeira, Noêmia, Oliveira, Ponche Verde, Preussler, Promorar, Rio Branco, Santa Helena, Santo Antônio, São José, Soares, Tupinambá, Universitário e Volta da Charqueada.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Pontes da enchente ficam para Balardin
Prefeitura não abriu processo de licitação
Quociente eleitoral poderá mudar
Processos contra Valdiva e Ancoradouro alteram a matemática
Eleitos e, agora, diplomados
Bala, Dulce e a 19ª legislatura receberam diplomas da Justiça
Bala anuncia última secretária
A mais nova integrante do primeiro escalão veio de Rio Grande
Júlio Lopes volta à 8ª CRS
Governador atendeu o MP e desconvidou Marcos Rubim de Freitas
Júlio Lopes volta para o comando da 8ª CRS
Nomeação do novo coordenador foi tornada sem efeito
Nova secretária do Governo Balardin vem de Rio Grande
Economista Paola Braga assumirá a Secretaria de Gestão e Governança
Bala anuncia mais 7 nomes
Formam quadro para 2º e 3º escalão