ENCHENTE HISTÓRICA

Cachoeira não está mais isolada do RS

07/05/2024 00:06 - por Robson Neves robson@jornaldopovo.com.br

Liberação de trecho da RSC 287 permite chegar a Candelária e seguir para o norte

ERS 400: meia pista em um trecho de Candelária vai dando passagem para o norte / CRBM

Cachoeira do Sul não está mais isolada de todas as regiões do estado por causa da enchente e usando uma rota por Candelária se consegue chegar ao norte do Rio Grande do Sul. O percurso é feito pela ERS 400, rodovia estadual asfaltada que liga Candelária a Sobradinho, um dos caminhos para chegar até Cruz Alta, por exemplo. No entanto, por queda de barreira o tráfego estava em meia pista ontem à tarde no quilômetro 18, entre o Mirante Candelária e o Britador Serrano. 

Nesta região, se necessário, para poder seguir em frente, pode ser usado um desvio por estrada de chão passando pela Picada Karnopp, saindo e depois retornando para a ERS 400. Como choveu muito nos últimos dias, não se sabe as condições de tráfego neste desvio, que é recomendado apenas para veículos leves.

Na noite deste domingo, a concessionária Rota de Santa Maria concluiu uma obra emergencial e o trânsito foi liberado no Quilômetro 155 da RSC 287, em Novo Cabrais. Com a volta do fluxo sobre o Arroio Rincão dos Cabrais, agora é possível se deslocar de carro entre Cachoeira do Sul e Candelária.

CONEXÃO REGIONAL
O restabelecimento dessa ponte permite a conexão de Candelária com Novo Cabrais, Cerro Branco e Cachoeira. A obra foi uma ação conjunta da Rota de Santa Maria, Prefeitura de Novo Cabrais, Gabinete de Crise do Governo do Estado e Força Aérea Brasileira, que auxiliou com o transporte de funcionários, pois por via terrestre era impossível.


Várzea do Castagnino: estrada danificada pela enchente  / Divulgação

O QUADRO
Caminhos da região

- Ontem ainda não era possível seguir para cidades como Paraíso do Sul, Santa Cruz do Sul e Santa Maria por bloqueios na RSC 287.

- A ERS 403, que serve como rota entre Cachoeira e Rio Pardo, podendo ser usada para chegar a Santa Cruz, permanecia submersa perto da ponte sobre o Rio Botucaraí e com isso ontem o trânsito estava bloqueado.

- Como a Ponte do Fandango segue fechada e foram constatados desmoronamentos da BR 153, na Várzea do Castagnino, e no Bairro Fátima, não é possível chegar de carro até a BR 290.

- A água não passa mais sobre a Ponte do Fandango, mas a liberação ainda dependerá de uma vistoria do Dnit quando a cheia recuar.

- Mesmo quando os trechos de Cachoeira forem liberados, para chegar a Porto Alegre pela BR 290 será preciso aguardar a recuperação da estrada em Eldorado do Sul, onde na tarde de ontem haviam quatro bloqueios.


BR 153: pista praticamente destruída pela água no  Fátima / Garra Segurança

UMA PERGUNTA

É possível chegar de carro a Porto Alegre saindo de Cachoeira do Sul?
Sim. Mesmo com as tradicionais rotas pela BR 290 e pela RSC 287 bloqueadas, com a liberação da ligação entre Cachoeira do Sul e Candelária agora é possível chegar a Porto Alegre rodando por várias cidades gaúchas. A rota serve para quem, por exemplo, mora na Capital e veio visitar um familiar em Cachoeira e ficou ilhado por causa da enchente. Saindo da cidade é possível hoje passar por Sobradinho, cruzar por Soledade e chegar a Passo Fundo. Depois é necessário passar por Lagoa Vermelha, Vacaria, São Francisco de Paula e Osório para ingressar na BR 290. Do Litoral, usando a freeway, se consegue chegar a Porto Alegre. É uma rota extensa, mas é uma alternativa para quem tem extrema necessidade de se deslocar entre Cachoeira e a capital.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
25/04/2025 19:03

Evento

Festa das Empreguetes é domingo na Capela do Horto

Diversão e palestras para as mulheres

25/04/2025 16:38

ensino superior

Acadêmico da Uergs realiza pesquisa sobre consumo de carnes

Pesquisa faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de sua graduação

25/04/2025 15:57

Confraternização

Sábado de festival do carreteiro na Paróquia São José

Festa será animada pelo Musical Tempos

25/04/2025 00:03

5 LOJAS

Comunidade chinesa cresce no comércio

Sexta loja ocupará a antiga Bartz

25/04/2025 00:00

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Prefeitura publica listão dos estagiários

25/04/2025 00:00

EM BUSCA DA CULTURA

Museu teve 1,2 mil visitantes em 2024

24/04/2025 13:04

Conteúdo do JP impresso

Filme O Contador 2 estreia no Cine Via Sete

Ação tem sequência com duas sessões diárias

24/04/2025 00:06

RECEITA DE R$ 139.495.282,16

Hospital teve saldo de  9,3 milhões para obras

Superávit é graças a emendas

24/04/2025 00:05

MODA + EXPERIÊNCIAS

Sábado fashion

Mais de 200 pessoas na produção

24/04/2025 00:00

CACISC AO MEIO-DIA

Fidelizar os clientes na hora do almoço

24/04/2025 00:00

NA BATIDA DO MARTELO

Remate do Servicon vende tudo

23/04/2025 18:49

Empreendedorismo

Cacisc ao Meio-dia traz a publicitária Valéria Saraiva

Evento será nesta quinta-feira na SRB