ENCHENTE HISTÓRICA
Cachoeira não está mais isolada do RS
Liberação de trecho da RSC 287 permite chegar a Candelária e seguir para o norte
Cachoeira do Sul não está mais isolada de todas as regiões do estado por causa da enchente e usando uma rota por Candelária se consegue chegar ao norte do Rio Grande do Sul. O percurso é feito pela ERS 400, rodovia estadual asfaltada que liga Candelária a Sobradinho, um dos caminhos para chegar até Cruz Alta, por exemplo. No entanto, por queda de barreira o tráfego estava em meia pista ontem à tarde no quilômetro 18, entre o Mirante Candelária e o Britador Serrano.
Nesta região, se necessário, para poder seguir em frente, pode ser usado um desvio por estrada de chão passando pela Picada Karnopp, saindo e depois retornando para a ERS 400. Como choveu muito nos últimos dias, não se sabe as condições de tráfego neste desvio, que é recomendado apenas para veículos leves.
Na noite deste domingo, a concessionária Rota de Santa Maria concluiu uma obra emergencial e o trânsito foi liberado no Quilômetro 155 da RSC 287, em Novo Cabrais. Com a volta do fluxo sobre o Arroio Rincão dos Cabrais, agora é possível se deslocar de carro entre Cachoeira do Sul e Candelária.
CONEXÃO REGIONAL
O restabelecimento dessa ponte permite a conexão de Candelária com Novo Cabrais, Cerro Branco e Cachoeira. A obra foi uma ação conjunta da Rota de Santa Maria, Prefeitura de Novo Cabrais, Gabinete de Crise do Governo do Estado e Força Aérea Brasileira, que auxiliou com o transporte de funcionários, pois por via terrestre era impossível.
Várzea do Castagnino: estrada danificada pela enchente / Divulgação
O QUADRO
Caminhos da região
- Ontem ainda não era possível seguir para cidades como Paraíso do Sul, Santa Cruz do Sul e Santa Maria por bloqueios na RSC 287.
- A ERS 403, que serve como rota entre Cachoeira e Rio Pardo, podendo ser usada para chegar a Santa Cruz, permanecia submersa perto da ponte sobre o Rio Botucaraí e com isso ontem o trânsito estava bloqueado.
- Como a Ponte do Fandango segue fechada e foram constatados desmoronamentos da BR 153, na Várzea do Castagnino, e no Bairro Fátima, não é possível chegar de carro até a BR 290.
- A água não passa mais sobre a Ponte do Fandango, mas a liberação ainda dependerá de uma vistoria do Dnit quando a cheia recuar.
- Mesmo quando os trechos de Cachoeira forem liberados, para chegar a Porto Alegre pela BR 290 será preciso aguardar a recuperação da estrada em Eldorado do Sul, onde na tarde de ontem haviam quatro bloqueios.
BR 153: pista praticamente destruída pela água no Fátima / Garra Segurança
UMA PERGUNTA
É possível chegar de carro a Porto Alegre saindo de Cachoeira do Sul?
Sim. Mesmo com as tradicionais rotas pela BR 290 e pela RSC 287 bloqueadas, com a liberação da ligação entre Cachoeira do Sul e Candelária agora é possível chegar a Porto Alegre rodando por várias cidades gaúchas. A rota serve para quem, por exemplo, mora na Capital e veio visitar um familiar em Cachoeira e ficou ilhado por causa da enchente. Saindo da cidade é possível hoje passar por Sobradinho, cruzar por Soledade e chegar a Passo Fundo. Depois é necessário passar por Lagoa Vermelha, Vacaria, São Francisco de Paula e Osório para ingressar na BR 290. Do Litoral, usando a freeway, se consegue chegar a Porto Alegre. É uma rota extensa, mas é uma alternativa para quem tem extrema necessidade de se deslocar entre Cachoeira e a capital.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Festa das Empreguetes é domingo na Capela do Horto
Diversão e palestras para as mulheres
Acadêmico da Uergs realiza pesquisa sobre consumo de carnes
Pesquisa faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de sua graduação
Sábado de festival do carreteiro na Paróquia São José
Festa será animada pelo Musical Tempos
Comunidade chinesa cresce no comércio
Sexta loja ocupará a antiga Bartz
Filme O Contador 2 estreia no Cine Via Sete
Ação tem sequência com duas sessões diárias
Hospital teve saldo de 9,3 milhões para obras
Superávit é graças a emendas
Sábado fashion
Mais de 200 pessoas na produção
Cacisc ao Meio-dia traz a publicitária Valéria Saraiva
Evento será nesta quinta-feira na SRB