Blog dos Bichos
Calopsita espirrando: o que pode ser?
Por que as calopsitas espirram?
Assim como outros animais, as calopsitas espirram naturalmente para eliminar partículas — como sujeira ou poeira do ar — que se acumulam na cavidade nasal e nas narinas. O espirro serve para expulsar esses componentes do organismo, funcionando como um meio de defesa.
Porém, há espirros causados por problemas respiratórios. Eles aumentam a secreção nasal, da traqueia ou até mesmo do pulmão. Geralmente, os agentes causadores são parasitas, bactérias e vírus, mas o quadro também pode ser alérgico.
Devo me preocupar sempre que a calopsita espirra?
Nem sempre! Ver uma calopsita espirrando é normal, pois, como você já sabe, o espirro é um reflexo natural para eliminar impurezas do ar que entram no trato respiratório. Se a ave espirra eventualmente e não apresenta outros sintomas, provavelmente não é nada preocupante.
Por outro lado, quando você vir a calopsita espirrando muito ou por longos períodos, vale a pena investigar mais de perto. Isso pode ser um sintoma de alguns problemas de saúde. Veja os principais a seguir.
-Alergias
-Infecção do trato respiratório
-Mudança de temperatura
Assim como a maioria das aves, as topetudas são muito sensíveis às mudanças de temperaturas, principalmente as bruscas. O tempo quente costuma causar espirros. É possível observar a calopsita espirrando à noite após um dia de estresse térmico.
Irritação por parasitas presentes no ambiente
Parasitas como piolhos, ácaros e alguns tipos de fungos também fazem a calopsita espirrar. Eles causam uma irritação intensa nas vias aéreas, geralmente de forma localizada.
Reação adversa a medicamentos
Se, após a administração de algum tipo de medicamento, a calopsita começar a espirrar, pode ser uma reação adversa a algum componente do produto. Se o sintoma persistir, ou aparecerem outros, é importante procurar o médico-veterinário com urgência.
Principais cuidados com a calopsita
Ao primeiro sinal de que algo não vai bem, busque o médico-veterinário. Para evitar o espirro e outros sintomas e doenças, siga as orientações a seguir:
- ofereça água fresca e limpa;
- dê uma alimentação balanceada;
- evite temperaturas extremas;
- evite corrente de ar;
- evite que a calopsita tenha contato com outras aves desconhecidas;
- vermifugue a ave seguindo a orientação médica;
- ofereça brinquedos próprios para a espécie;
- interaja diariamente com o animal;
- permita que a ave descanse em um local calmo e seguro.
Fonte: Blog Petz
Encontrou algum erro? Informe aqui