NOTÍCIA NOS SITES DO PAÍS
Cargill compra a Granol
Multinacional só estaria esperando parecer final do Cade
Cachoeira do Sul está a menos de 90 dias de receber uma das maiores empresas agrícolas do mundo. A Cargill comprou a unidade da Granol no município. Também foram adquiridas as unidades da Granol para produção de biodiesel, em Goiás e Tocantins. Com isso, a Cargill se tornaria a maior fabricante de biodiesel do Brasil.
Segundo notícia veiculada nos sites de negócios e fusões em todo o país, como a BiodieselBR.com e Valor Econômico, a empresa norte-americana já teria acertado a compra das três usinas de biodiesel da Granol, Anápolis (GO), Porto Nacional (TO) e Cachoeira do Sul (RS). O valor, entretanto, não foi revelado. Antes de ser concluído, contudo, o negócio terá que passar pelo crivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia federal que fiscaliza possíveis situações de abuso econômicos sobre o mercado.
As negociações existem desde 2018, com o interesse da Cargill em Anápolis e Porto Nacional. Cachoeira do Sul entrou no radar da Cargill a partir do momento em que o Governo do Estado facilitou a aquisição da área pela Granol que fica às margens da hidrovia do Rio Jacuí e localizada ao lado do Porto de Cachoeira.
A Cargill já opera por arrendamento e contrata prestação de serviços e garante a comercialização de soja na unidade do Alto do Amorim. Desde 2022 executivos e engenheiros da multinacional têm sido presenças frequentes na cidade, realizando investimentos e coordenando ajustes na planta industrial, o que já indicava que a aquisição estava em andamento. Alguns funcionários que preferiram não se identificar, disseram que havia grande torcida interna pela concretização do negócio, em função da estabilidade que traz uma das maiores empresas do agronegócio e suas marcas.
OPERAÇÃO NACIONAL
A possibilidade da aquisição de toda a operação da Granol surgiu bem antes, em 2016, quando a indústria passava por um momento de prejuízos. Em Cachoeira do Sul, a empresa trazida pelo Governo Marlon Santos iniciou produzindo biodiesel, o Grandiesel, mas na crise se obrigou a buscar alternativas com beneficiamento de glicerina e esmagamento de soja.
Posteriormente, aquela que foi a maior esperança de arrecadação para o município foi caindo no ranking do valor adicionado fiscal. Na pós-pandemia, a empresa no total nacional já estava novamente obtendo lucro, mas longe de cumprir as expectativas criadas em Cachoeira na época em que foi efetivada sua instalação na antiga Centralsul.
ATENÇÃO
A Cargill, além de ser uma das líderes globais em agronegócio, é a maior exportadora de soja brasileira. Há pelo menos cinco anos, a Granol se lançou no mercado para vender parte de seus ativos, quando ganharam força as negociações para a compra pela Cargill. Um executivo junior da multinacional, com ligações familiares com Cachoeira, chegou a admitir ao JP há três anos que a compra estava muito próxima. O negócio também foi antecipado pelo colunista do JP, Cleiton Santos, especializado em agronegócio.
IMPORTANTE
A Granol já vinha se desfazendo de alguns ativos, como a estrutura de armazenagem em Sobradinho, município ao norte de Cachoeira do Sul, com capacidade para 350 mil sacas de soja. Na época, o comprador foi a Cooperativa Tritícola de Espumoso.
ATENÇÃO
A Granol já foi umas das principais produtoras de biodiesel do país, com três usinas em operação, também atuando na industrialização de oleaginosas, sobretudo soja, e tem entre seus principais produtos óleo bruto, óleo refinado, farelos, e lecitina de soja. Suas unidades estão localizadas em Tupã, Osvaldo Cruz e Bebedouro, no interior paulista, Cachoeira do Sul (RS), Anápolis (GO) e Porto Nacional (TO).
DUAS PERGUNTAS
Qual o interesse da Cargill em Cachoeira do Sul?
A logística. Inicialmente, o interesse da Cargill nas unidades de esmagamento da Granol eram Goiás e Tocantins. A fábrica de Porto Nacional opera um transbordo interligado à Ferrovia Norte Sul, o que permite reduzir os custos de movimentação de farelo para os portos do norte, mais próximos dos mercados da Europa, América do Norte e do Canal do Panamá. Já a de Anápolis tem um terminal de carregamento direto da produção, instalado na mesma ferrovia, e um terminal de carregamento interligado à Ferrovia Centro Atlântica, rota de escoamento do farelo até a unidade portuária da Granol em Vitória.
E onde, afinal, entra Cachoeira neste cenário?
Cachoeira possui uma hidrovia navegável até Porto Alegre e um cais construído ao lado da unidade da Granol. Além disso, há um terminal ferroviário da indústria até a linha férrea federal e duas rodovias em fase de duplicação, a RSC 287 (estadual, passando por Santa Maria e Santa Cruz do Sul) e a BR 290 (federal, ligando Uruguaiana a Porto Alegre).
Encontrou algum erro? Informe aqui
Excelente notícia
José Ricardo Gaspar do Nascimento em 24/08/2023 às 13h57Caso a Cargill chegue com sua filosofia integral a Cachoeira do Sul será uma grande conquista. A empresa preza por uma boa relação com a comunidade, buscando integração no município onde se estabelece.
Cachoeirense no Albert Einstein
A médica Katiele Cassol especializa-se em um dos melhores hospitais da América Latina
100 dias de Balardin prefeito
Em três meses, como um prefeito diferente enfrentou os problemas de sempre
3º Batalhão de Engenharia de Combate recebeu a Defesa Civil
Unidade foi procurada para futuras ações
SUC campestre vai a novo leilão em maio
Área será ofertada por R$ 1,840 milhão
MP aguarda resposta da RGE sobre empresas que usam postes
Câmara ainda precisa alinhar ação com a Ucab
Sábado de baile gaúcho no Estância do Chimarrão
Animação será de Silas Franco e Grupo
Cachoeira volta a ser a 4ª do RS em casos de dengue
São 188 casos confirmados
Dengue avança e lota postos de saúde
Cachoeira tem o 12º maior índice de contágio do RS
Cada empresa com seus fios
Segundo a RGE, redes de telecomunicações são responsáveis no uso dos postes
Empresas devem fazer a manutenção das redes de telecomunicações, diz RGE
Cabos velhos devem ser retirados dos postes