Clinimed investe em novos exames

15/06/2024 00:00 - por Redação

Flávio Lima, Camila Roggia e João Scheidt: alguns dos médicos da Clinimed

Sempre investindo em tecnologia e qualificação de seu quadro de profissionais, a Clínica Médica Clinimed trouxe para Cachoeira do Sul novos exames para diagnóstico rápido e preciso de doenças relacionadas ao aparelho digestivo. Um deles é o exame de cápsula endoscópica (endoscopia sem fio), um procedimento em que o paciente ingere uma cápsula alimentada por bateria.

A cápsula contém uma ou duas micro câmeras, luz e um transmissor. Imagens do revestimento do intestino são transmitidas para um receptor preso à cintura ou em um bolso de quem está sendo submetido ao exame. São captadas milhares de imagens do intestino para avaliação médica.

A outra novidade da Clinimed é o teste do hidrogênio expirado. O exame é respiratório e não invasivo, em que mede-se a quantidade de hidrogênio liberado pelos pulmões após a ingestão de algum substrato fermentativo, a exemplo da lactose. A quantificação desse gás permite a avaliação das condições que originam problemas gastrointestinais decorrentes de alguma dificuldade do paciente na digestão ou absorção de nutrientes.

A Clinimed está há oito anos no mercado e reúne seis médicos de diferentes especialidades. A clínica é um espaço de coworking focado em saúde e atende pacientes de forma particular e conveniados com Unimed, Unicard e Amigo HCB, contando ainda com laboratório de patologia DBC. Os novos exames oferecidos pela Clinimed já eram oferecidos em outras cidades e faziam falta para a definição mais precisa de algumas patologias.

QUEM É QUEM
Os médicos da Clinimed
- Marcelo Wayss, cardiologista
- João Scheidt, coloproctologista e cirurgião geral
- Flávio Lima, gastroenterologista e cirurgião digestivo
- Daniel D'Oliveira, urologista
- Alice Hoerbe, otorrinolaringologista
- Camila Roggia, gastroenterologista
- Sara Alves,  gastroenterologista, cirurgiã digestiva e bariátrica

PARA ENTENDER MELHOR 
O que é o teste do hidrogênio expirado

ALTERAÇÕES DETECTADAS
Esse exame consegue detectar a má-absorção de carboidratos/açúcares ao nível do intestino delgado, além de ser útil também para detecção de síndrome do supercrescimento bacteriano, que gera sintomas dissabsortivos semelhantes.

BENEFÍCIOS
Beneficiam-se dessa avaliação os pacientes com sinais compatíveis com quadros de má-absorção de alimentos a nível intestinal, tais como diarreia, dor abdominal recorrente, excesso de gases, sensação de estufamento e distensão abdominal.

TRATAMENTO
Dependendo do tipo de má-absorção identificada, existe tratamento direcionado para as doenças detectadas, com o uso especialmente de medicamentos e enzimas digestivas, além de serem necessários alguns ajustes dietéticos ao paciente.

TRÊS PERGUNTAS
Qual o preparo necessário para o exame de cápsula endoscópica?
“O paciente deve parar de comer e beber durante aproximadamente 12 horas antes da realização do procedimento. O exame de cápsula endoscópica é especialmente útil para a detecção de hemorragias ocultas no trato digestivo e problemas na superfície interna do intestino delgado, que é uma área difícil de ser avaliada com um endoscópio.”

Como a cápsula ingerida é expelida pelo paciente?
“Na grande maioria dos casos o paciente evacua a cápsula após aproximadamente 12 horas, e algumas pessoas nem notam isso. A cápsula não precisa ser coletada e pode ser descartada na descarga. Se a pessoa não notar que a cápsula foi expelida, é possível que o médico solicite uma radiografia ou um exame de tomografia computadorizada para ver se ela ainda se encontra no trato digestivo.”

Há a possibilidade da cápsula não ser eliminada de forma natural?
“Em casos raros, a cápsula fica presa no trato digestivo, e possivelmente o médico precisará realizar uma endoscopia ou cirurgia para removê-la.”


Novos exames oferecidos na Clinimed: investimento em tecnologia

CLINIMED
ENDEREÇO: Rua Tiradentes 855
(Centro Clínico HCB) - salas 106/107
TELEFONE: (51) 3530-6566
WHATSAPP: (51) 9 9607-8307
E-MAIL: atendimento@clinimedrs.com.br
SITE: clinimedrs.com.br
FACEBOOK: Clinimed
INTAGRAM: @clinimed_rs

Faça seu login para comentar!