Blog dos Bichos
Conheça as 7 raças de cães-guia mais populares
Apesar dos preferidos serem os labradores e golden retrievers, existem outras raças de cães-guias que também se destacam pelo temperamento dócil e pela inteligência. Confira:
Labrador
O Labrador é o cachorro mais comum quando o assunto é raça de cão-guia. Isso se explica, porque ele é um pet extremamente afetuoso, receptivo a estranhos e um grande companheiro.
É claro que essa linda raça também se destaca pela inteligência, energia e pelo entusiasmo em aprender. Com isso, o Labrador preenche todos os requisitos para ajudar pessoas com deficiência visual a terem uma vida com mais autonomia e liberdade.
Golden Retriever
Seguindo as características do Labrador, o Golden Retriever também é uma raça bastante requisitada para trabalhar como cão-guia. Entre as suas qualidades, destacam-se o temperamento doce, a facilidade de aprendizado, a vontade de ajudar e a obediência.
Pastor Alemão
O Pastor Alemão é outra raça que se destaca com diferentes trabalhos. No Brasil, os vemos muitas vezes como cães que atuam junto às polícias, mas eles também podem atuar como cães-guia, graças a sua inteligência, coragem, confiança e lealdade
Border Collie
Muito conhecido por ser a raça de cachorro mais inteligente do mundo, o Border Collie também ganha destaque entre as raças de cães-guia. Esse pet adora agradar seus tutores e é famoso por ser um cachorro “suave” em suas ações, ou seja, faz tudo sem grandes barulhos ou movimentações exageradas.
Pastor Australiano
Assim como o Pastor Alemão, o Pastor Australiano também pode ser uma escolha de raça de cão-guia. É um cachorro ansioso para agradar, possui muita vontade de aprender e conta com uma ótima energia para ajudar deficientes visuais durante longas horas.
Terra Nova
Além de ser um ótimo cão aquático, o Terra Nova também possui outras qualidades, como criatividade, força, boa coordenação, gentileza e serenidade, tornando-o uma boa opção de raça de cão-guia. Apesar disso, é importante que o futuro tutor tenha espaço, já que essa se trata de um cachorro de porte gigante.
São Bernardo
Outro grandão que também é um ótimo cão-guia, é o São Bernardo. Essa raça tem um ótimo temperamento, sendo calmo, vigilante, amigável e gentil. Ele sabe impor respeito em locais com desconhecidos, por isso, sua atuação se destaca em ambientes externos.
Opções raras de raças de cães-guia:
Apesar de termos mostrado as raças mais comuns, existem outros cães que também podem atuar como cães-guia, como é o caso do Poodle Gigante, Labradoodle, Boxer e Pitbull.
Para ser um cão-guia, o que os institutos especializados levam mais em consideração é que o pet tenha porte médio ou grande, seja inteligente, obediente e disposto, além de um temperamento calmo e dócil. Por essas razões, os labradores e golden retrievers são os favoritos.
Fonte: petlove.com
Encontrou algum erro? Informe aqui
Fevereiro Roxo Pet: cachorro e gato podem ter Alzheimer
O que significa Fevereiro Roxo Pet?
Viagens com Pets
Dicas Para Quem Vai Pegar a Estrada ou Viajar de Avião