Blog dos Livros
Cultura no cerrado brasileiro
A Bela Vista Cultural –editora e produtora paulistana focada em ações de impacto social- está apresentando seu último lançamento de 2024: o projeto “Cerrado Imaterial –Berço da Vida.” Com patrocínio da CMOC Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, esta ação deu origem a um livro criado para registrar e divulgar o estilo de vida, as tradições culturais e os hábitos das pessoas que vivem em áreas rurais e pequenas comunidades dos municípios de Catalão e de Ouvidor, no sudeste goiano, com o objetivo de destacar o patrimônio cultural dos habitantes da zona rural local.
Os “cerradeiros” são povos tradicionais que habitam o Cerrado brasileiro –o segundo maior bioma da América do Sul e que abrange cerca de 25 por cento do território nacional. Vivendo em harmonia com o meio ambiente, são guardiões de conhecimentos ancestrais fundamentais para a memória cultural e ecológica regional, assegurando a continuidade de uma parcela importante do patrimônio histórico e imaterial do País.
O lançamento alerta para dilemas que o Brasil enfrenta, não somente na seara ambiental, mas também na manutenção das suas raízes e do estilo eminentemente rural, que vem enfrentando desafios que vão do aumento da senioridade na zona rural ao estilo de vida das novas gerações. “São pessoas com hábitos, histórias, tradições e até mesmo receitas grastronômicas que possuem forte ligação com a terra e seus recursos naturais. O projeto busca registrar o modo de vida dessas populações e divulgar suas histórias,” conforme as palavras de Renan Cyrillio, diretor executivo da Bela Vista Cultural.
Com imagens inéditas de André Dib, premiado fotógrafo brasileiro com vasta experiência na área documental de paisagens, fauna, flora e do modo de vida de povos e comunidades tradicionais, o livro tem um tratamento gráfico diferenciado e é composto por imagens e cores inspiradas no Cerrado e no uso de fontes que mesclam o moderno e o tradicional. Impresso em diferentes papeis, com texturas e cores próprias, a obra busca proporcionar uma experiência sensorial que fica mais quente e intimista com o decorrer das páginas, criando uma conexão maior com o árido e a atmosfera dos personagens e da rusticidade local, transmitindo assim uma sensação de intimidade e acolhimento.
Fundada em 2016, a Bela Vista Cultural é uma editora, produtora cultural e consultora especializada no desenvolvimento de projetos de forte impacto social. Desenvolve iniciativas culturais, educacionais e de responsabilidade social, voltadas à divulgação de temas urgentes e contemporâneos, em áreas como cultura, educação, meio ambiente, artes plásticas e patrimônio, entre outras.
Trecho:
“Muitos séculos antes da chegada dos primeiros colonizadores europeus, a região que hoje chamamos de Planalto Central Brasileiro era ocupada por grupos nômades que sobreviviam da caça, pesca e da coleta de frutos e raízes. Existem registros consistentes da presença humana no Brasil Central há cerca de 12 mil anos, mas alguns sítios arqueológicos com datação mais antiga remontam a mais de 40 mil anos.”
(página 46)
OS LIVROS DE FERNANDA
Consagrada mundialmente ao vencer o Globo de Ouro como melhor atriz do filme “Ainda estou aqui,” dirigido por Walter Sallles e inspirado na obra do escritor Marcelo Rubens Paiva, Fernanda Torres também é escritora, cronista e roteirista de talento. Escreveu três livros até o momento: “Fim” foi seu primeiro livro em 2013. Depois vieram “Sete anos,” em 2014, e “A glória e seu cortejo de horrores,” em 2017, este último entrou na lista dos mais vendidos da revista “PublishNews.”
REDE DE LIVRARIAS
A Livraria Leitura está se consolidando como a maior rede de livrarias do país, com 121 lojas em funcionamento. Em 2024, 13 novas lojas foram abertas e só no último bimestre foram 4 inaugurações, superando todas as expectativas de sua direção.
Leituras:
“Eterno é tudo aquilo que vive uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força o resgata.”
(Carlos Drummond de Andrade, 31 de outubro de 1902/17 de agosto de 1987, poeta, farmacêutico, contista e cronista brasileiro, considerado o mais influente poeta brasileiro do século XX).
Destaques:
CURA PELAS PALAVRAS
Autora: Rupi Kaur
Neste livro, a autora traz exercícios guiados de escrita criados por ela a fim de inspirar a criatividade e a cura. Com esses exercícios, a autora busca ajudar a explorar os traumas, lutos, corações partidos, amor, cura e a celebração da vida. Rupi Kaur é poeta, ilustradora, performer e artista. Seus trabalhos falam de amor, perda, trauma, cura, feminilidade e migração.
Editora Planeta. 320 páginas. R$ 69,90.
GUIA PARA DONAS DE CASA DESESPERADAS
Autora: Caroline Jones
Com dicas, conselhos e truques para lidar com as situações mais embaraçosas, é um livro bem-humorado e divertido que pretende ajudar a superar os obstáculos na correria do dia a dia, cruzar a linha de chegada ainda cheia de energia para desfrutar a família e reservar tempo para se dedicar às atividades favoritas. A autora é jornalista e escreve para grandes periódicos do Reino Unido. Mora em Londres e seus livros estão sempre entre os mais vendidos.
Companhia Editora Nacional. 288 páginas. R$ 59,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui