Blog dos Livros
Descobertas e escolhas
A jornalista investigativa Vanessa Halen precisa lidar com o luto pela morte de Leila, tia-avó e única familiar que realmente impactou sua vida. Porém, ao começar a explorar a história da tia, Vanessa será confrontada por segredos e mistérios que nunca poderia imaginar.
É assim que a escritora paulistana Patrícia Tischler apresenta o seu primeiro romance, “Vanessa Halen: tudo o que não quis mas já é.” A obra fala sobre traumas e sobre o reflexo que os carmas familiares têm em diferentes gerações, assim como sobre a capacidade de cada um construir o seu próprio caminho a despeito deles, ainda que aos trancos e barrancos.
Com um enredo dinâmico, que se passa tanto em São Paulo, capital, quanto em Florianópolis (SC), e que mescla as investigações sobre a vida pregressa da tia-avó com a descoberta de um novo amor, o livro aborda a história de mulheres que fazem escolhas difíceis e incomuns, na tentativa de serem felizes à sua própria maneira, sem a necessidade de se conformar ao que é esperado delas.
No livro, Patrícia explora também a realidade de pessoas, como a protagonista Vanessa Halen, que por causa do histórico familiar nunca tiveram um lar e pela primeira vez se vêem diante da necessidade de criar raízes. Pela história do livro, ao retornar ao Brasil para receber a herança de sua amada tia Leila, Vanessa se depara com os objetos e memórias contidos naquele apartamento que foi como uma segunda casa e que agora é seu.
Enquanto organiza os pertences da tia-avó, acumulados ao longo de 86 anos de vida, Vanessa descobre um armário misterioso, cujo conteúdo desencadeia uma investigação sobre a vida daquela que foi a sua parente mais querida e que ela descobre não ter conhecido tão bem quanto pensava.
Nascida e criada em São Paulo, Patrícia já morou em Brasília, Florianópolis, Madri, Londres, entre outros lugares, e atualmente vive em Copenhague. Funcionária do Itamaraty, aos 30 anos, este é seu primeiro romance, mas deve sair em breve o livro de contos “Tragédias Paulistanas.”
Trecho:
“Acho que o hábito de escrever cartas foi o que me fez desenvolver um estilo de escrita meio pessoal, quase conversando com o leitor. Tive editores que tentaram me corrigir, fazer do meu jornalismo algo impessoal e menos tendencioso, como se isso fosse possível. Existem tantas realidades quantos pares de olhos que a observam.”
(página 54)
PRÊMIO SOFRENILDO
Com o objetivo de reconhecer os profissionais de quadrinhos gaúchos que desenvolveram trabalhos de excelência durante o ano de 2024, a Associação de Quadrinistas do Rio Grande do Sul (AQUARIOS) está lançando o primeiro Prêmio Sofrenildo, com inscrições até o dia 30 de maio. O Estado tem tradição no assunto, já que o primeiro caricaturista do país, Manoel de Araújo Porto Alegre, o Barão de Santo Ângelo, foi gaúcho, com seu primeiro trabalho publicado em 1837, tendo também fundado a revista Lanterna Mágina, em 1844. Inscrições no site da Associação.
ABRIL LIVRO
Com iniciativa da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), estão abertas as inscrições para o Abril Livro, que reúne programação relacionada com o livro, a leitura e a literatura promovida por universidades, entidades, coletivos culturais, empresas, escolas e bibliotecas durante o mês de abril no RS. A atividade é realizada anualmente e interessados devem inscrever seus eventos e ações junto ao site da CRL para intercâmbio de divulgação e atividades.
Leituras:
“Não há nada no mundo tão irresistivelmente contagiante como o riso e o bom humor.”
(Charles Dickens, 7 de fevereiro de 1812/9 de junho de 1870, o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana, autor da obra-prima “David Copperfield.”
Destaques:
O MELHOR DE NELSON RODRIGUES
Editora responsável: Janaína Senna
Este livro integra uma coleção que reúne os contos e as crônicas mais expressivos e instigantes de renomados escritores da literatura brasileira. Polêmico e inovador, dono de uma pena crítica e um estilo inconfundível, Nelson Rodrigues inaugurou o modernismo teatral brasileiro, criou personagens memoráveis, registrou com paixão dramáticas vitórias e derrotas do escrete nacional e do seu time do coração, cunhou frases lapidares e revolveu o lodo da moral suburbana, apresentando a vida como ela é.
Editora Nova Fronteira. 238 páginas. R$ 49,90.
SOMOS TODOS GRETA
Autora: Valentina Giannella
Em 2018, a estudante sueca Greta Thunberg chamou a atenção do mundo todo quando liderou greves escolares pelo meio ambiente. Aos dezesseis anos, com seu rosto marcante, suas trancinhas, sua capa de chuva amarela e seus poderosos discursos, a garota tornou-se um ícone contemporâneo e inspiração para jovens de vários países preocupados com o futuro do planeta. Escrito pela jornalista italiana Valentina Giannella, é um manual de ativismo ambiental para a nova geração. Com capítulos curtos e ilustrados, a obra reúne informações científicas fundamentais para a discussão sobre o tema e para a tomada de posições.
Editora VR. 129 páginas. R$ 39,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui