Blog dos Livros
Do regional ao universal
“Refinaria” (120 páginas), estreia literária do jornalista e editor fluminense Rodrigo Cabral, é composto por poemas que tentam apreender o processo de transformação da paisagem geográfica da Região dos Lagos (RJ) e da própria memória. Publicada pela Sophia Editora, com ilustrações do artista visual Rapha Ferreira, a obra constrói uma geografia íntima a partir das transformações, refletindo, do regional ao universal, emoções e vivências humanas.
No livro, a poesia é utilizada como ferramenta para explorar cenários em constante mutação, retratando, a partir de uma linguagem poética original, a relação do autor com o espaço onde cresceu, no Estado do Rio de Janeiro: Cabo Frio, uma das cidades banhadas pela Laguna de Araruama, a maior do mundo em hipersalinidade permanente.
De acordo com o autor, sua proposta não é captar a realidade exatamente como ela é. É ir muito além disso e sua intenção não é buscar compreender, tampouco simplesmente decifrar, mas, sim, contemplar os processos de mudança de um território, de um indivíduo, de uma escrita.
Os versos do livro equilibram a linguagem regional com uma universalidade poética, permitindo que os leitores encontrem pontos de conexão tanto com o cenário local quanto com as emoções e vivências humanas. Além disso, a obra faz referência à formação geológica da camada pré-sal e traça paralelos com a história da cana-de-açúcar em Campos dos Goytacazes, cidade natal do autor.
Rodrigo Cabral, 34 anos, fundou a Sophia Editora. Sua escrita é fortemente influenciada pelas paisagens da Região dos Lagos e pelas memórias da infância, temas centrais de sua obra poética.
Trecho:
“a pulsação d’água contrai e expande o que a palavra refina nos batimentos das remingtons debulhando botões verdejando espasmos na restinga das paráfrases dos átrios e ventrículos para os vasos de alta salinidade onde ovos chocam onde vogais e camarões ruborizam onde aspas rebentam no íntimo dos glóbulos n’aorta das sílabas enquanto o hífen-cateter da célula-mater mantém o ritmo da criação em gênese: arritmia.”
(página 106)
CONCURSO INFANTIL E JUVENIL
A Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) abriu as inscrições para o VIII Prêmio AEILIJ de Literatura, premiando os melhores livros de literatura infantil e juvenil no país. As inscrições estão abertas até 25 de novembro com premiação aos vencedores.
CONCURSO PARA AUTORES INÉDITOS
A Fundação Casa de Jorge Amado está lançando o Prêmio Myriam Fraga para autores inéditos, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, contando com o patrocínio do Nubank. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia nove de dezembro pelo site da Fundação Casa de Jorge Amado. Haverá premiação em dinheiro e publicação aos primeiros colocados.
Leituras:
“Humilde é aquela pessoa que não sabe tudo. Que sabe que outra pessoa sabe o que ela não sabe. Que ela e outra pessoa saberão muitas coisas juntas, que ela e outra pessoa nunca saberão tudo que pode ser sabido.”
(Mário Sérgio Cortella, nascido em Londrina, Paraná, em 05 de março de 1954, filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro, autor de vários livros de sucesso, entre eles “Qual é a tua obra?” e “Por que fazemos o que fazemos.”).
Destaques:
LIBERTEM A MULHER FORTE
Autora: Clarissa Pinkola Estés
Com preces e histórias líricas, a autora compartilha seu intenso relacionamento pessoal, de toda uma vida, com a Virgem Maria. A autora convida os leitores a se juntarem a ela nesta viagem com Maria e sua misericórdia, sua força e amor. Clarissa Pinkola Estés é acadêmica de renome internacional, poetisa, psicanalista e cantora. É autora do clássico “Mulheres que correm com os lobos” e da série de áudio com vários volumes “A perigosa mulher sábia.”
Editora Rocco. 402 páginas. R$ 89,90.
TEMPO DE REACENDER ESTRELAS
Autora: Virginie Grimaldi
O livro conta a história de Anna, 37 anos, separada do marido, com dívidas que não param de aumentar. Ela se desdobra para manter o trabalho como garçonete em uma restaurante e sustentar as filhas, Chloé e Lily, 17 e 12 anos, com quem encontra apenas no café da manhã. Quando Anna se dá conta de que suas filhas não estão bem, ela toma uma decisão inesperada. Uma história emocionante sobre relações familiares, os encontros e desencontros de gerações e, acima de tudo, sobre o amor. Virginie Grimaldi nasceu em Bordeaux, França, em 1977. Publicou seu primeiro romance, “O primeiro dia do resto da minha vida,” e na sequência escreveu mais cinco livros que foram sucessos de vendas em vários países. Em 2019, tornou-se a terceira escritora mais lida na França.
Editora Gutenberg. 283 páginas. R$ 54,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui