CACISC AO MEIO-DIA

“É perfeita para Medicina”

27/09/2024 00:02 - por Vinícius Severo

Diretor Marcelo Guerra apresentou o projeto da Ulbra/Cachoeira

Diretor da Medicina Marcelo Guerra elogia HCB e diz que Cachoeira reúne todas qualidades para sediar o curso / PATRÍCIA LOSS

A Ulbra/Cachoeira apresentou ontem na Sociedade Rio Branco, durante o Cacisc ao Meio-Dia, detalhes de sua proposta para oferecer um curso de Medicina em Cachoeira do Sul. A universidade, que está em Cachoeira desde 1996, enviou sua proposta ao governo federal, que vai selecionar quatro cidades gaúchas para implantação de cursos superiores para formar novos médicos. 

A apresentação da proposta coube ao diretor dos cursos de Medicina da Ulbra, Marcelo Guerra, que enfatizou que o curso deve ser visto como um pilar para o futuro e o desenvolvimento regional. Antes de falar de detalhes do curso, ele destacou os aspectos econômicos que a vinda do curso pode ter para o desenvolvimento de Cachoeira e região. 

PODER AQUISITIVO
Ele citou a geração de empregos diretos, o ganho social com a ampliação do atendimento em saúde que virá em conjunto com o curso – por mês serão 1,2 mil consultas disponibilizadas aos pacientes do SUS. Além disso, há um impacto positivo esperado no setor de serviços com a vinda de estudantes de maior poder aquisitivo, comentou. 

Ulbra de mãos dadas com a cidade
Em uma breve manifestação no evento, o reitor da Ulbra Adriano Chiarani destacou a presença da universidade nos últimos anos na cidade, a experiência em cursos na área da saúde e os investimentos feitos pela nova gestão para recuperar a universidade. Ele também destacou o desejo da Ulbra de “andar de mãos dadas” com a cidade para fazer parte de seu desenvolvimento.

Fabiano Pereira, superintendente de educação superior, enfatizou a experiência da Ulbra na área da Medicina e a qualidade do ensino da instituição como diferenciais para que a proposta para Cachoeira seja contemplada pelo governo federal. A Ulbra oferta Medicina em Canoas, Porto Alegre, Gravataí, São Jerônimo no Rio Grande do Sul, além de unidades em Manaus (AM), Santarém (PA) e Palmas (TO). 

CENTRO DE FORMAÇÃO
A prefeita Angela Schuh também discursou no evento, elogiando o trabalho que vem sendo feito pela comissão pró-Medicina e frisando que com apoio da Ulbra a cidade tem tudo para se tornar “um centro de formação de médicos que contribuirão não apenas para a saúde da nossa cidade, mas para o desenvolvimento de toda a região”.

ATENÇÃO
O diretor do curso de Medicina também fez elogios à estrutura e à administração do Hospital de Caridade e Beneficência, que será um parceiro fundamental do projeto do curso, já que as aulas práticas serão na instituição. “Vocês têm que ter orgulho do hospital de Cachoeira”. Guerra é avaliador de cursos no Ministério da Educação e também do Conselho Federal de Medicina e com essa experiência disse que o curso projetado para Cachoeira reúne todos elementos para ser aprovado, com foco na realidade local de saúde e com base em demandas do MEC e do CFM. Segundo explicou, a matriz curricular do curso prevê trabalhar com avaliação e atendimento em saúde dos cachoeirenses em diferentes estágios, desde a saúde das mães e bebês, das crianças no âmbito escolar, de adultos, idosos e de minorias. 

OS NÚMEROS
Projeto de Medicina da Ulbra
- 28 anos de implantação
- 2.493 graduados
- 1.158 matriculados
- 6 programas de residência

O QUE DISSE
Palestra de Marcelo Guerra, diretor de Medicina da Ulbra
- Guerra fez alguns estudos sobre Cachoeira e a região, citando como Cachoeira tem elevado sua renda per capita nos últimos anos bem mais do que os demais municípios do Vale do Jacuí. “Não adianta semear em local que não é fertil. Cachoeira é o município perfeito para implantar Medicina”, enfatizou.  

- Guerra ainda acrescentou que o envelhecimento da população é um dos pontos que vai requerer mais investimentos da área da saúde. “Basta você pensar quanto gasta um jovem com despesas de saúde e quanto gasta um idoso como eu”, disse. 

- Ele relatou que além do envelhecimento, episódios dos últimos tempos como pandemias, enchente e a fumaça no ar são exemplos de situações que cada vez mais demandam a necessidade de médicos. “Há um estudo feito na Inglaterra sobre o tema do envelhecimento e eles já decidiram que vão dobrar a quantidade de médicos lá até 2031”, comenta. 

- O diretor das Medicinas da Ulbra também explicou que apesar do ideal recomendado pela Organização pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico ser de 3,7 médicos para cada mil habitantes, há um desequilíbrio no Rio Grande do Sul entre a capital, onde são 11 para cada mil, e o interior, 2,3 mil. “E essa quantidade na capital não evita filas. Nós precisamos promover um deslocamento das bases para o interior”, defendeu. 

Faça seu login para comentar!
27/09/2024 16:06

Doenças respiratórias

Setembro teve três mortes por gripe em Cachoeira do Sul

Dois pacientes não eram vacinados contra a doença

27/09/2024 15:10

Governo Angela

Secretaria de Cultura lança três novos editais da Lei Aldir Blanc

Serão liberados R$ 353 mil para até 36 iniciativas culturais na cidade e dois eventos

27/09/2024 14:32

Tradicionalismo

Mateada neste domingo terá show de Wilson Paim em Cachoeira do Sul

Confraternização da ATC terá apresentações artísticas no Paço Municipal

27/09/2024 13:45

Emergência

Liberado o telefone convencional do Corpo de Bombeiros

Emergência 193 segue inoperante em Cachoeira do Sul

27/09/2024 11:33

DESABASTECIMENTO

Rompimento de rede deixa oito bairros sem água em Cachoeira do Sul

Foram afetados os bairros Barcelos, Bom Retiro, Carvalho, Centro, Prado, Primavera, Tupinambá e Vila Nova

27/09/2024 00:03

DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Uma decisão que salva vidas

O esforço em conseguir doadores depende das famílias

27/09/2024 00:00

CHUVARADA

Alerta na Barragem do Capané

26/09/2024 17:23

CACHOEIRA MERECE MEDICINA

Diretor da Medicina da Ulbra diz que Cachoeira é perfeita para receber o curso

Marcelo Guerra deu detalhes do curso e falou sobre o impacto que a conquista pode ter o desenvolvimento regional

26/09/2024 15:12

NOTINHA FISCAL

Cinco cachoeirenses contemplados no NFG do mês de setembro

O próximo sorteio será no dia 31 de outubro.

26/09/2024 13:51

Conteúdo do JP impresso

Filme sobre Silvio Santos estreia no Via Sete

Longa é focado no sequestrador da filha e do comunicador

26/09/2024 00:06

HOJE, NO SICREDI

Turismo é coisa muito séria

Cachoeira do Sul vai conhecer o seu Plano Municipal de Turismo

26/09/2024 00:00

OBRAS EM ANDAMENTO

Começa o calçamento da Sebastião Pereira