Blog dos Livros
Emoções e dramas
Inspirado em sua vivência profissional, o terceiro livro do mato-grossense Rinaldo Segundo, “Emoções: A Grandeza Humana” (144 páginas, Editora Labrador), ensaia os dilemas do viver e do sentir e expõe dramas sociais da atualidade. Natural de Várzea Grande e atualmente vivendo em Cuiabá, no Mato Grosso, Rinaldo é formado em Economia e Direito com mestrado em Desenvolvimento Sustentável.
Ele segue carreira profissional como promotor de Justiça, atuando na área de homicídios e crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Um trabalho intenso onde testemunha histórias que o colocam cara a cara com a dor alheia.
O livro apresenta oito contos ficcionais, cada um sobre uma emoção. São histórias permeadas por dramas pertinentes, como crianças desabrigadas, racismo, diferenças sociais e populismo jornalístico.
O autor expõe como as emoções são capazes de domar e serem domadas. Como as emoções, mesmo que universais, só podem ser medidas e experimentadas na individualidade. Tal como uma minissérie, os capítulos são nomeados como Solidão, Alegria, Vergonha, Esperança, Medo, Raiva, Paixão e Felicidade.
O escritor concebe personagens ricos e com histórias pregressas que tendem a explorar suas intimidades. Alguns deles, como o protagonista de “Alegria,” demonstram ainda uma sofisticação sarcástica em suas interações. A escrita de Rinaldo traduz a natureza complexa das emoções em situações trágicas e cômicas que podem vir ou não, a acabar em redenção. Seus contos falam, sobretudo, de humanidade.
Aos 45 anos, Rinaldo já publicou “Sonhando com Harvard,” em que compartilha suas memórias e conta os passos e iniciativas que o levaram a uma das melhores universidades do mundo, além de “Desenvolvimento Sustentável da Amazônia,” que, por sua vez, trata do aquecimento global e do desmatamento amazônico, discutindo um modelo de geração de riquezas e redução do desmatamento que dialoga com os desafios ecológicos globais.
Trecho:
“O país se buscava, enquanto eu me perseguia. Mas quem eu era? Embora já soubesse a resposta, percorri um longo percurso até viver a minha revelação.”
(página 58)
TENDÊNCIAS DA LITERATURA
Uma das maiores e mais prestigiadas feiras do livro do mundo, a Feira do Livro de Frankfurt deste ano, que acontecerá entre 16 a 20 de outubro, vai discutir, primordialmente, as tendências do mercado editorial global e como a Inteligência Universal (IA) está transformando a indústria do livro. A programação da edição de número 76 da feira terá inúmeras conferências, oficinas, bate-papos e sessões, envolvendo 320 agências de 31 países.
BIBLIOTECA GRATUITA DO SESC
O Sesc/RS lançou neste mês a Bibliotela, uma plataforma digital com mais de 40 mil obras literárias que podem ser acessadas gratuitamente. O acervo está disponível no site www.sesc-rs.com.br/bibliotela e qualquer pessoa pode fazer uso, desde que possua a credencial, também obtida na página.
Leituras:
“Que é que os homens temem, acima de tudo? O que for capaz de mudar-lhes os hábitos.”
(Fiódor Dostoiévski, 11 de novembro de 1821/9 de fevereiro de 1881, escritor, filósofo e jornalista russo, considerado um dois maiores romancistas e pensadores da história, autor, entre outros clássicos, de “O idiota,” “Crime e castigo” e “Os irmãos Karamazov”).
Destaques:
AMAZÔNIA
Autora: Ellen Pestili
O livro possui uma linguagem poética e conduz o leitor a uma viagem inesquecível: o coração da Amazônia. Entrar na floresta amazônica significa conviver com o respeito e com o medo. Respeito por toda forma de vida que ali existe, e medo de que tudo isso se perca pelo descaso e pela ganância do homem. Ellen Pestili é veterinária, escritora e ilustradora de livros infantis. Fez ilustrações para várias editoras, utilizando diversas técnicas, entre as quais acrílico, pastel, seco, colagem, fotografia, bordado e costura. Ellen diz que também adora escrever, principalmente sobre a natureza e os animais.
Cortez Editora. 32 páginas. R$ 61,00.
AS MENTIRAS DA NONA
Autor: Alberto Grandi
Neste livro instrutivo e que tem provocado polêmica por onde passa, o historiador Alberto Grandi desafia as percepções estabelecidas sobre a origem da culinária italiana, refuta seus mitos e revela, com uma pesquisa meticulosa (e várias pitadas de bom humor), como a identidade alimentar do país foi construída ao longo dos anos. Grandi nasceu em Mântua, na Itália, em 1967. É professor associado de história da alimentação na Universidade de Parma, onde também leciona história da integração europeia.
Editora Todavia. 208 páginas. R$ 79,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui