Blog dos Espíritos

Espiritismo e educação moral

14/10/2024 09:47 - por Rosane Sacilotto sacilottorosane @gmai.com

A consciência moral
O Espiritismo é uma doutrina que busca o desenvolvimento da consciência moral, através do estudo e prática dos princípios espíritas, visando a constante evolução, já que somos seres espirituais, estando encarnados para obtermos as oportunidades que somente a vivência carnal nos permite adquirir.

A consciência moral é a capacidade de discernir entre o certo e o errado, sendo que a Doutrina Espírita nos propõe a reforma intima, a prática da caridade e a vivência evangélica como forma de desenvolver essa consciência. É através do autoconhecimento que vamos identificar as nossas fraquezas e trabalhar nelas, mudando nossos pensamentos, sentimentos e atitudes negativas, assim se dá a reforma íntima. 

No nosso mundo atual, onde os valores parecem estar em constante transformação, o desenvolvimento da consciência moral se torna cada vez mais importante. O Espiritismo vem nos relembrar as Leis de Deus, presentes em nossa consciência, nos permitindo tomar decisões mais acertadas, baseadas no amor ao próximo e no respeito à vida.

Essas Leis Naturais ou Divinas servem como guias para nossas ações e nos ajudam a compreender a importância de cultivar valores como amor, caridade, humildade e perdão. Além disso, o Espiritismo nos ensina que somos responsáveis pelas nossas escolhas e pelas consequências delas. Essa responsabilidade individual nos incentiva a refletir sobre nossas ações e a buscar sempre o melhor caminho para o nosso crescimento moral. 

Estudando a Doutrina Espírita
A Doutrina Espírita nos oportuniza o estudo, o conhecimento e o consolo, através dos estudos das obras básicas da Codificação de Allan Kardec, podemos adquirir conhecimentos que nos auxiliam a compreender melhor os princípios morais e éticos que regem nossa existência. Essas obras contêm ensinamentos valiosos que nos ajudam a compreender melhor os princípios morais do Espiritismo.

Também encontramos conforto e consolo porque compreendemos que as provas e expiações que se apresentam em nossa vida são resgates de débitos do passado, nos oportunizando encarar as dificuldades com mais serenidade e buscar aprender sempre com elas.

Sabemos que cada indivíduo possui um livre-arbítrio, ou seja, a capacidade de fazer escolhas conscientes que influenciam seu desenvolvimento moral. A influência do egoísmo, do orgulho e das más influências externas pode nos desviar do caminho correto. No entanto, é importante lembrar que cada desafio é uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

Ao enfrentarmos esses obstáculos com coragem e determinação, fortalecemos nossa consciência moral e nos aproximamos cada vez mais da evolução espiritual. O Espiritismo também nos enfatiza a importância do perdão e da reconciliação, buscando a harmonia nas relações e o equilíbrio emocional. 

Allan Kardec, como lúcido educador que era, em diversas notas presentes em “O Livro dos Espíritos” e também em edições da Revista Espírita, nos deixa sempre claro a importância da educação: “A tarefa de educar é a mais importante que podemos exercer na atual encarnação. Primeiro, educando-nos, ou seja, realizando esforços para melhorarmo-nos, pois somente educa quem, de fato, consegue exemplificar em palavras e atos o que ensina”.

Progresso moral com Jesus
Na primeira edição da Revista Espírita, Kardec vem reforçar a importância da educação moral e do Espiritismo para o progresso e para a conquista da felicidade: “O homem quer ser feliz e esse sentimento está na sua própria natureza; eis por que ele trabalha sem cessar para melhorar a sua situação na Terra e procura as causas de seus males para os remediar.

Quando compreender bem que o egoísmo é uma dessas causas, aquela que engendra o orgulho, a ambição, a cupidez, a inveja, o ódio, o ciúme, dos quais a todo momento ele é vítima, que leva a perturbação a todas as relações sociais, provoca as dissensões, destrói a confiança, obrigando-o a se manter constantemente numa atitude de defesa em face ao seu vizinho, e que, enfim, do amigo faz um inimigo, então ele compreenderá também que esse vício é incompatível com a sua própria felicidade.

Acrescentaremos que é incompatível com a sua própria segurança. Dessa maneira, quanto mais sofrer mais sentirá a necessidade de o combater, como combate a peste, os animais daninhos e todos os outros flagelos. A isso será solicitado pelo seu próprio interesse. Os novos horizontes que abre o Espiritismo fazem ver as coisas de modo bem diverso; sendo o seu objetivo o progresso moral da Humanidade, forçosamente deverá projetar luz sobre a grave questão da educação moral, fonte primeira da moralização das massas”

A Doutrina Espírita também vem reforçar que o maior modelo e guia para a humanidade, aquele em que podemos basear todos os princípios morais para nos espelharmos é Jesus Cristo. E o Mestre exemplificou, na casa de Simão Pedro, que o lar, sendo o ambiente no qual o indivíduo passa maior parte do seu tempo e absorve o maior número de informações, ao menos em seus primeiros anos de vida, é indispensável para que haja uma estrutura consolidada e preparada para atender às demandas desses espíritos e lhe dar as orientações necessárias, quando realizou o primeiro Evangelho no Lar, prática que fortalece os laços e influencia positivamente todos os indivíduos que se fazem protegidos por suas paredes físicas e pelas vibrações de amor e fraternidade que são emanadas.

Ao nos guiarmos pelos passos do Mestre amado, procurando cada dia repensar nossos atos e pensamentos, buscando sempre nos tornarmos pessoas melhores, teremos entendido a importância da educação moral para o nosso progresso evolutivo.

KARDEC, Allan. “O Livro dos Espíritos”, Revista Espírita – Primeira edição, número 1.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
18/11/2024 09:36

O Cristo Consolador

11/11/2024 09:55

Resignação e resiliência

28/10/2024 09:05

A reencarnação

21/10/2024 09:17

Os 12 apóstolos

07/10/2024 09:31

Aprender e auxiliar

30/09/2024 09:36

Jesus nos corações

16/09/2024 10:54

Viva a vida, seja vida

09/09/2024 09:26

As virtudes: caridade

02/09/2024 09:48

As virtudes: fé