Blog dos Livros
Fora do entendimento fácil
“A voz incauta das feras” (Editora Patuá, 92 páginas), terceiro livro da escritora e bordadeira Bárbara Mançanares, reúne poemas que escapam do entendimento fácil de uma mensagem imediata e provocam quem lê a partir da linguagem e das interessantes mensagens alcançadas. A obra conta com orelha e posfácio assinados pela escritora e psicanalista Carolina Hidalgo Castelani e prefácio escrito pela poeta e influenciadora literária Aline Aimée.
Nesse livro, o mundo natural encontra as palavras fora do dicionário, subvertendo uma suposta utilidade da língua. Dessa forma, a palavra, por si, ganha força de criação. Se elas foram pensadas, proferidas ou escritas, elas passam a existir e a agir.
As imagens elaboradas pela poeta são oníricas, selvagens e profundas, indo além do que parece real e cotidiano, evocando, assim, o próprio poder da linguagem. A palavra, nos versos de Bárbara, não são meras ferramentas; elas são protagonistas e se comportam como seres naturais e partes fundamentais de um universo que se expande a cada verso. Em “A voz incauta das feras,” a linguagem é criador e criatura.
Na orelha do livro, Carolina Hidalgo explica: “É como uma oração construída sílaba atrás de sílaba. A natureza como compositora do alfabeto que transcende o tempo. Entramos em contato, nestas páginas, com a selva indômita de nossos sonhos.”
Já Aline Aimée, que também é mestre em Literatura Brasileira, destaca no texto de apresentação o que, na poesia de Bárbara, permite que ela consiga o feito de embrenhar no ato de criação, misturando paisagens, sonhos e a própria palavra. Segundo ela, a desnaturalização do olhar junto, a expressividade das imagens evocadas e a sofisticação metafórica permitem que ela alcance esse efeito.
Nascida no sul de Minas Gerais e vivendo atualmente no sul da Bahia, Bárbara possui graduação em História e mestrado em Museologia e Patrimônio. É autora dos livros “Maio” e “Cartografias do corpo que canta.” Seu segundo livro foi vencedor do Prêmio Nacional Mozart Pereira Soares de Literatura em 2023. Atualmente escreve seu primeiro romance com o apoio do Itaú Cultural.
Trecho:
“eu sou a que navega sobre a devastação das pedras
perceba o rio violento
a dissolução das falésias
perceba a voz distante dos penhascos
há uma extensão de cardumes sob meu casco
nossos nomes recobertos por lençóis de água e lodo
eu sou a que navega
e profana com a língua o murmúrio das nascentes.”
(página 80)
DALTON TREVISAN
Faleceu no último dia nove, com a idade de 99 anos, o escritor paranaense Dalton Trevisan, considerado um dos maiores contistas do país. Seu primeiro título, “Sonata ao luar,” foi lançado em 1945 e continuou publicando até os 90 anos, com uma regularidade espantosa. Venceu diversos prêmios literários, entre eles o Portugal Telecom, o Prêmio Machado de Assis, o Prêmio Jabuti de Literatura e o prestigioso Camões, pelo conjunto da obra. Recluso, nunca compareceu a nenhuma das cerimônias de premiação. Os seus livros serão reeditados a partir do ano que vem pela Editora Todavia.
ESCRITOR DO ANO
Na última quinta-feira, dia 12, a Academia Rio-grandense de Letras divulgou a premiação da 8ª. Edição do concurso literário anual da entidade. Entre as diversas homenagens e prêmios, a academia destacou o jornalista Ruy Carlos Ostermann com o troféu “Escritor do Ano.” Outra homenagem especial foi a entrega do Troféu Olinto de Oliveira para o Instituto de Leitura Quindim.
Leituras:
“Para saber o que as pessoas realmente pensam, preste atenção ao que elas fazem, e não ao que elas dizem.”
(Descartes, 31 de março de 1596/11 de fevereiro de 1650, filósofo, físico e matemático francês, famoso por ter dado origem ao racionalismo moderno, defendendo que o conhecimento humano é inato, ou seja, já nasce com o ser humano, que vai, na medida em que estuda, descobrindo tal conhecimento oculto em si).
Destaques:
PARA DE SER DOIDA
Autora: Márcia Fernandes
Fruto da experiência de anos aconselhando sobre relacionamentos amorosos, com base nos conhecimentos em espiritualidade, astrologia e numerologia, a autora traz os três passos para conquistar um amor saudável, além de dicas, simpatias, rituais, magias e banhos poderosos. Márcia Fernandes estuda a espiritualidade há mais de 40 anos, cujo legado recebeu de seu pai e de sua avó. Ela tem um programa de rádio, é presença constante na televisão e dá palestras e aconselhamentos. Já publicou “Xô, encosto!,” “Salmos,” “Anjos” e “Voa, cara! Voa!”.
Editora Globo. 136 páginas. R$ 59,90.
NADA VEM FÁCIL
Autor: Igor Moraes
Neste livro, o autor conta a sua história de empreendedorismo. Ele relata que cresceu no centro de São Paulo, na região conhecida como Cracolândia. Persistente, a partir de um empréstimo de trezentos reais de um amigo de infância, Igor começou a vender CDs em uma lojinha na Galeria do Rock. A partir daí, não parou mais e hoje é dono da Kings, que tem mais de sessenta lojas, distribuídas em vários lugares do país.
Editora Büzz. 143 páginas. R$ 49,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui