Blog dos Livros
Fora dos limites
A jornalista e escritora Flávia Braz explora os limites da psique humana com originalidade ao narrar a vida de uma mulher sem filtros, pautada por tragédias pessoais e familiares. Em seu romance de estreia, “O que resta a partir daqui” (Editora Aboio, 194 páginas) “a autora escreve como quem pensa, nos prende com garras fortes desde o início com seu humor cáustico,” afirma a atriz e dramaturga Isabel Teixeira, que assina a orelha do livro.
Abusando do sarcasmo e da oralidade, o livro cria um suspense desde as primeiras páginas, deslizando pelo tempo e passeando pelas perturbações da protagonista. A infância furtada pela tragédia, o desmonte da família, a rotina do trabalho. As descobertas, ligações e cruzamentos se apresentam de forma surpreendente.
A personagem não se identifica: é a filha, a prima, a irmã, a cuidadora de idosos; é forte e resiliente. Uma suposta cuidadora que não gosta muito de idosos, que não gosta muito de pessoas, mesmo assim está rodeada de personagens que crescem na história e tecem fios que evidenciam as consequências dos acontecimentos ao longo da sua vida até se ligarem costurando a trama.
Com frases afiadas e uma ironia surpreendente, a protagonista vai empilhando traumas enquando o leitor oscila entre odiá-la e acolhê-la, muitas vezes se culpando por estar rindo dos pensamentos dela por, talvez, também serem os dele. Para o escritor João Ubaldo Cuenca, que assina a quarta capa, “Flávia Braz tira o fôlego do leitor com camadas e camadas de revelações surpreendentes até a última linha.”
Nascida em São Paulo em 1984, Flávia Braz é autora do livro de crônicas “Quem foi você na fila da quarentena?” e da newsletter “Apagar para todos.” É formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e atua como executiva de comunicação. Tem MBA em Marketing Digital pela ESPM e é pós-graduada em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz.
Trecho:
“A parte do trabalho que mais gostava na casa de repouso eram os pequenos passeios com os velhos uma vez por semana, nem todos podiam se dar ao atrevimento de sair pela porta da frente sem estar estirado numa maca ou num caixão, mas alguns poucos conservavam alguma condição e congnição pra umas horas de lazer longe daquele lugar fedido e moribundo, e eu era sempre a primeira a me oferecer pras saídas, que estranhamente eram pouquíssimo concorridas, tanto entre os funcionários como entre os velhos, depois de um tempo não precisei mais me voluntariar, me tornei uma espécie de referência pra essa atividade que eles chamavam de Memória Afetiva, ou alguma coisa assim...”
(página 30)
MAIS VENDIDOS I
De autoria de Junior Rostirola, “Café com Deus Pai 2024” (Editora Vélos) foi o livro mais vendido na Amazon Brasil no ano que passou, em um ranking de 25 mais bem posicionados. Também aparece em primeiro lugar na lista da revista Publishnews, com 185.969 exemplares, embora ainda com números parciais. “Café com Deus Pai 2024” apresenta 366 mensagens devocionais diárias, com frases inspiradoras para proporcionar motivação e encorajamento.
MAIS VENDIDOS II
Ainda de acordo com a revista virtual Publishnews, os cinco mais do ano são os seguintes: “Café com Deus Pai 2024,” de Junior Rostirola, com 185.969 exemplares; “Novena e festa da Padroeira do Brasil -2024,” dos Missionários Redentoristas, com 75.793; “É assim que acaba,” de Collenn Hoover, com 69.836 exemplares; “O poder da autorresponsabilidade,” de Paulo Vieira, com 65.637 exemplares; e “Café com Deus Pai 2025,” de Junior Rostirola, com 62.409.
Leituras:
“Não há nada mais assustador que a ignorância em ação.”
(Johann Goethe, 28 de agosto de 1749/22 de março de 1832, polímata, autor e estadista alemão, uma das mais importantes figuras da literatura de todos os tempos, com vasta produção literária, entre elas obras clássicas como “Os Sofrimentos do Jovem Werther” e “Fausto,” esta considerada sua obra-prima).
Destaques:
HISTÓRIA DO FUTURO
Autora: Miriam Leitão
Jornalista mais premiada do país, presa e torturada grávida, aos 19 anos, pela ditadura militar brasileira de 1964, Miriam Leitão fez deste livro um desafio para olhar além do imediatismo do presente e mapear o que está por vir. Depois de quatro anos de pesquisas, viagens e entrevistas, Mirian indica tendências que não podem ser ignoradas em áreas como meio ambiente, demografia, educação, economia, política, saúde e tecnologia. Ao fim, Miriam deixa claro que o Brasil dispõe de recursos para garantir a seus filhos um país bem melhor. E este futuro começa com decisões que são tomadas hoje.
Editora Intrínseca. 494 páginas. R$ 49,90.
NATURALMENTE MAIS JOVEM
Autora: Roxy Dillon
O livro apresenta planos detalhados para diferentes necessidades e faixas etárias. A autora revela quais alimentos, ervas, uplementos e óleos essenciais devem fazer parte da rotina e explica como seus componentes químicos contribuem para normalizar e manter a saúde. Psicóloga com mestrado em farmacologia bioquímica, Roxy Dillon é adepta da teoria nutricional e ortomolecular desde 1979. Estudou em algumas das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo, como o Instituto Neurológico Burden e o Instituto de Neurologia, ambos na Inglaterra. Seu trabalho em prol do rejuvenescimento natural já foi destaque em publicações em todo o mundo.
Editora Sextante. 220 páginas. R$ 59,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui