Blog da Arquiteta
Forro de gesso: tipos, vantagens e acabamentos.
O forro de gesso é uma opção que vai além da estética. Com ele é possível esconder fiações, eletrodutos, vigas indesejadas, embutir iluminação e rebaixar forros.
Existem dois tipos de forro de gesso: o tradicional e o drywall (acartonado). O tradicional é confeccionado com placas moldadas e encaixadas lado a lado, já no drywall, as placas são fixadas em uma estrutura metálica.
VANTAGENS
- Fácil e rápida instalação;
- Possibilidade de acrescentar isolamento térmico e acústico;
- Flexibilidade na decoração e estética;
- Esconde instalações e elementos estruturais;
- Ótimo custo-benefício.
DESVANTAGENS
- Sensibilidade a umidade e ao calor, deve ser utilizada uma placa específica nestes casos;
- Material frágil comparado ao PVC e a madeira.
EXEMPLOS DE ACABAMENTOS
O forro de gesso precisa de acabamentos nas suas bordas, seja um negativo (imagem abaixo) ou roda forro de gesso (imagem abaixo).
Um acabamento opcional seria o cortineiro (imagem abaixo), que fica muito bonito em qualquer ambiente, pois esconde o trilho das cortinas e traz leveza para o ambiente.
As sancas são opcionais no gesso, porém elas são a peça-chave quando falamos em sofisticação, aconchego e iluminação decorativa. É preciso ter atenção quanto a manutenção da sanca, ela deve ser feita com frequência para eliminar o cúmulo de sujeira no espaço aberto.
1. Sanca invertida: técnica que utiliza o próprio gesso para refletir o foco de luz.
2. Sanca aberta: funciona como uma moldura que percorre um perímetro do ambiente, recebe uma iluminação indireta que se espalha pelo forro.
3. Sanca em ilha: uma sanca aberta com acabamento interno, diminuindo a área de iluminação e aumentando sua intensidade.
4. Sanca redonda: uma sanca aberta, porém em formato curvilíneo.
INSPIRAÇÕES
Encontrou algum erro? Informe aqui
Paletas de Cores para Festa de Ano Novo
Criando um Ambiente Deslumbrante para Celebrar