CASA BRASIL/JP/GVC.FM
GG e Bala polarizam eleição
Ex-prefeito abre com 33% contra 27% de ex-vereador
O ex-prefeito Sérgio Ghignatti (PL), com dois mandatos nos últimos 15 anos, está polarizando a eleição do ano que vem para prefeito de Cachoeira do Sul com o ex-vereador e presidente da Câmara Municipal Leandro Balardin (PSDB). Segundo nova rodada da pesquisa da Casa Brasil para Jornal do Povo e Rádio GVC.fm, Ghignatti tem 33% contra 27% de Balardin.
A diferença numérica se estabelece diante do intervalo de confiança do levantamento feito nas últimas quarta e quinta, 95%. Significa que o resultado se repetirá em 95 a cada 100 levantamentos iguais. Entretanto, uma vez aplicada a banda larga da margem de erro, 5,77 pontos percentuais, GG e Bala estariam empatados tecnicamente.
GRENALIZAÇÃO
GG já liderava o último levantamento, mas a ascensão de Bala ao segundo lugar coincide com o afastamento do prefeito José Otávio Germano do cargo de prefeito, o que neste momento está alijando seu nome da disputa por reeleição. A polarização está reforçada, uma vez que a terceira colocação é de Angela Schuh (Progressistas), com distantes 10%, seguida de Michele Santos (PT, 7%), Luciano Lara (UB, 3%), Neorildo Dassi (PSB, 2%) e Azevedo da Susepe (Republicanos, 1%).
TRÊS PERGUNTAS
Quem tem mais chance de crescimento entre os líderes?
Tanto GG quanto Bala ainda não definiram suas estratégias de aliança, embora os dois estejam em campanha desde o fechamento das urnas de 2020. GG pode receber um vice de PT ou MDB. Já Bala conversa com lideranças de outros partidos e tentará ressuscitar o PTB. Uma vez liderando as pesquisas, a tendência de aproximação de outras siglas com GG e Bala é um movimento naturalmente esperado.
Há espaço para terceira via?
Faltando quase um ano para a eleição, muita coisa pode acontecer, mas Cachoeira só permitiu existir uma terceira via no pleito de 2012, quando três candidatos chegaram juntos ao dia da eleição, Neiron Viegas, Ronaldo Trojahn e Oscar Sartório. Deu Neiron. Os fatos políticos que vão influenciar bastante: a janela de transferência de vereadores em março/abril, as desincompatibilizações de quem ocupa cargos e pretende concorrer e as convenções de julho.
O que pode influenciar no jogo político do ano que vem?
No cenário federal, a conquista do Iffar e do curso de Medicina pode valorizar o surgimento de novas lideranças, como o médico Adelar Breitenbach, ou reforçar o setor petista, caso de Michele Santos e da vereadora Telda Assis. No cenário municipal, se nada mais atrapalhar, Angela Schuh terá uma série de obras para inaugurar. Só pavimentação de ruas são mais de 20 trechos. Há de se considerar ainda os planos do deputado estadual Cláudio Tatsch. Se vencer, será prefeito. Se perder, reforçou a campanha de reeleição para 2026.
FICHA TÉCNICA
Pesquisa eleitoral Casa Brasil
- Total de 300 entrevistas nos bairros da cidade e opinião do interior coletada na Estação Rodoviária
- Encomendante: Jornal do Povo e Rádio GVC.fm
- Entrevistas feitas em 18 e 19 de outubro
- Margem de erro: 5,77 pontos percentuais
- Intervalo de confiança: 95%
REJEIÇÃO
E em quais deles você com certeza não votaria? Resposta múltipla:
25% não votam em Sérgio Ghignatti
22% não votam em Angela Schuh
22% votariam em todos
20% não votam em Luciano Lara
19% não votam em Azevedo da Susepe
18% não votam em Michele Santos
17% não votam em Neorildo Dassi
16% não votam em Leandro Balardin
1% não respondeu
Encontrou algum erro? Informe aqui
Precisamos jovens candidatos para alavancar a Prefeitura
Márcio Möller em 21/10/2023 às 21h10A chapa ideal são dois jovens que estão desempenhando muito bem as funções, e que tem muita vontade de trabalhar e fazer o melhor pela cidade. CHAPA IDEAL, CACHOEIRA PRA FRENTE É HELINHO GARCIA E VANESSA CSASZAR!
Pontes da enchente ficam para Balardin
Prefeitura não abriu processo de licitação
Quociente eleitoral poderá mudar
Processos contra Valdiva e Ancoradouro alteram a matemática
Eleitos e, agora, diplomados
Bala, Dulce e a 19ª legislatura receberam diplomas da Justiça
Bala anuncia última secretária
A mais nova integrante do primeiro escalão veio de Rio Grande
Júlio Lopes volta à 8ª CRS
Governador atendeu o MP e desconvidou Marcos Rubim de Freitas
Júlio Lopes volta para o comando da 8ª CRS
Nomeação do novo coordenador foi tornada sem efeito
Nova secretária do Governo Balardin vem de Rio Grande
Economista Paola Braga assumirá a Secretaria de Gestão e Governança
Bala anuncia mais 7 nomes
Formam quadro para 2º e 3º escalão