Blog dos Bichos

Gatos: Criação Indoor, o que significa e quais as vantagens?

14/09/2024 09:38 - por Cristiane Vieira da Cunha

Um novo termo que tem se popularizado entre os donos de  gatos é a criação indoor. Em resumo, a criação indoor ou criação interior significa criar o seu  gato em casa ou apartamento sem livre acesso às ruas.

Com todas as mudanças acontecendo, novos estudos e novos comportamentos também vêm surgindo. Antigamente, era comum aceitar que os gatos tivessem livre acesso à rua, podendo sair e voltar a qualquer momento.

Hoje, é possível entender os perigos desse comportamento. Um gato que tem acesso à rua sem supervisão fica exposto a uma série de fatores que podem, inclusive, oferecer risco de vida.

Como se adequar à criação indoor?

Limitar o acesso dos gatos à rua não significa proibir o animal de sair; a ideia central desse tipo de criação é apenas que o gato não saia sem a supervisão dos donos. Para que a criação indoor funcione de maneira eficaz, você não precisa manter seu gato preso dentro de casa 24 horas por dia. A melhor solução é telar os muros em volta da casa para que o gato não consiga escalar e subir nos telhados. Dessa forma, você pode sair de casa sem se preocupar, seu gato poderá ir até o quintal, tomar sol, se refrescar e ainda assim estar seguro.

Em apartamentos, isso já é mais comum. Quem mora em andares altos normalmente já possui as janelas teladas. Faça isso mesmo que você more em andares mais baixos, afinal, não queremos correr o risco de o gato tentar fugir pela janela escalando a parede do prédio, certo? Não se esqueça de telar as sacadas, basculantes e manter o ambiente seguro. Para casas, escolha as redes verticais, que costumam ser as melhores opções.

10 Vantagens da Criação Indoor

1- Proteção Contra os Perigos das Ruas

2- Prevenção de Doenças: Gatos que têm acesso às ruas estão mais suscetíveis a contrair doenças infecciosas, como a FeLV (Leucemia Felina) que pode ser transmitida através da saliva, e a FIV (Imunodeficiência Felina), também conhecida como AIDS felina, esta é uma DST que pode ser transmitida pelo solo, por exemplo, no contato com espinhos de plantas contaminadas ou da maneira mais comum, que é através de brigas com outros animais portadores da doença. Outro risco é de contrair toxoplasmose ou como popularmente é chamada, doença do gato. Esta além de afetar o animal pode ser transmitida até para seres humanos, sendo extremamente perigosa para gestantes e bebês. Mantendo os gatos em um ambiente controlado, é possível reduzir significativamente o risco de exposição a essas doenças, promovendo uma saúde melhor a longo prazo.

3- Melhoria na Qualidade de Vida: A criação indoor proporciona uma vida mais saudável e menos estressante para os gatos. Sem a ameaça constante de perigos externos, os gatos podem desfrutar de um ambiente seguro e tranquilo. Além disso, os tutores podem monitorar melhor a saúde e o bem-estar de seus pets, garantindo que eles recebam os cuidados veterinários necessários e uma alimentação adequada.

4- Maior Longevidade: Gatos criados indoor tendem a viver por mais tempo do que aqueles que têm acesso livre às ruas.  Estudos mostram que  gatos mantidos em ambientes controlados têm uma expectativa de vida significativamente maior. Isso se deve à redução da exposição a riscos como atropelamentos, doenças contagiosas e brigas com outros animais.

5- Fortalecimento do Vínculo com o Tutor: Outra vantagem para os tutores em aderir este tipo de criação é pelo fato de que passando mais tempo com seus gatos, certamente os vínculos afetivos entre vocês serão fortalecidos. Além disso, em casos onde for necessário consultar um veterinário, você saberá dizer exatamente o que o seu gato comeu, o que ele estava fazendo e como estava o seu comportamento nos últimos dias, tornando a investigação mais assertiva sobre os motivos que podem estar afetando o seu pet.

6- Diminuição de Comportamentos Indesejados: Gatos que vivem em ambientes controlados são menos propensos a desenvolver comportamentos indesejados, como marcar território com urina ou brigar com outros gatos.

7- Estímulo Mental e Físico Adequado: Embora alguns acreditem que gatos criados indoor podem ficar entediados, os tutores podem fornecer uma variedade de brinquedos, arranhadores e atividades interativas para manter os gatos mentalmente e fisicamente estimulados. Isso pode incluir brinquedos de caça, arranhadores, prateleiras para escalada, casinhas com escaladores, entre outros, garantindo que os gatos permaneçam ativos e felizes.

8- Facilidade no Controle de Parasitas: Manter os gatos dentro de casa torna mais fácil controlar infestações de parasitas, como pulgas e carrapatos.

9- Menor Probabilidade de Perda: Além do risco de roubo de gatos de raças, os felinos que vivem dentro de casa têm menos probabilidade de se perder.

10- Redução de custos: Mantendo o animal em um ambiente seguro e controlado, permite que o tutor saiba exatamente tudo que está acontecendo e o que pode ou não afetar o seu animal. Com a melhora na qualidade de vida, e proibição do livre acesso às ruas, é possível observar uma grande economia nos gastos com este animal, afinal, o gato não estará mais exposto à doenças, parasitas, pulgas, carrapatos, atropelamentos e até envenenamentos.

Adotar a criação indoor é uma decisão que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e a segurança dos gatos, além de proporcionar uma vida mais tranquila e feliz para esses animais. E não se esqueça, você ainda pode levar o seu gato para passear, use coleiras ou mochilas para gatos para que você possa ter estes momentos de lazer com seu pet com mais segurança. 

Faça seu login para comentar!