Holiversos em versos
A poesia de A à Z e o autor que a produz, Geraldo Rohde
Antes de iniciar uma análise desta obra, é necessário que se explique seu autor. Geraldo Mario Rohde é cachoeirense, Acadêmico Correspondente na Academia Cachoeirense de Letras. Geólogo de formação, fez carreira em uma área muito distante das Letras, atuando como consultor ambiental. Iniciou sua escrita com trabalhos técnicos falando sobre simetria, meio ambiente e afins.
Logo mais, publicou 15 livros com a temática gastronômica, incluindo livros de receitas. Depois, pulou para memórias, escreveu sobre seus pais e de forma muito bem-humorada sobre seu avô. A versatilidade nas letras cachoeirenses. Neste ano, apareceu do nada com um livro de poemas próprios em mãos. Do nada, pois ninguém imaginava que ele escrevia poesia, não havia noticiado em grupos, nem redes sociais e por isso surpreendeu.
NASCIMENTO REPENTINO
O livro de Geraldo Rohde nasceu repentinamente, assim como nasceu um poeta. E ele não fez lançamento, explicou na orelha do livro que seguiu o mestre Manuel Bandeira e publicou 110 exemplares para dar de presente aos amigos, inclusive deixou um campo para marcar um X nesta amizade. Uma ideia inusitada, tal qual seu autor.
QUEM É
Geraldo Mario Rohde
- Geólogo, mestre em Ecologia, doutor em Ciências Ambientais e pós-doutor em Reciclagem de Resíduos. Atua em consultoria ambiental.
- Sua obra escrita inclui 2 livros sobre simetria, 2 livros de filosofia do meio ambiente, 3 livros sobre meio ambiente, 7 capítulos de livros sobre meio ambiente, 4 livros sobre resíduos sólidos e 9 boletins técnicos da Cientec.
- É também autor de 15 livros de temática gastronômica, de livro familiar sobre seus pais, Aldo e Erika Rohde e do livro histórico-humorístico "Coisas que meu avô dizia - Das andere Deutsch".
- Rohde é membro da Academia Cachoeirense de Letras desde a sua fundação.
A LEITURA
HOLIVERSO
No início do livro, o autor explica de forma humorada e filosófica o que é holiverso: algo controverso que leva à quebra de barreiras e cercas epistemológicas, ampliando a experiência humana. Rohde entrega seus holiversos em versos, uma icônica abertura de um livro de poemas.
POESIA
Sobre a poesia de Rohde pode-se afirmar que é completamente diversa ao abordar várias temáticas de formas diferentes. Sua obra está dividida em 11 seções, nas quais utiliza neologismos criativos para dar uma roupagem única ao livro.
POEMAS
Os poemas, em sua maioria, são curtos e estão alinhados à esquerda e direita das páginas, tornando a leitura bastante rápida e fluída. O autor mistura algumas expressões em português com inglês, alemão, francês e até grego, o que acaba maximizando conceitos e garantindo uma originalidade incontestável à sua escrita.
ESPOSA
Os poemas são repletos de humor, filosofia, viagens e contemporaneidade. Ao final, há uma seção destinada à esposa, Marlisa Strenzel Rohde e ainda vários títulos selecionados pelo autor para fazer qualquer um gostar de poesia. A melhor definição para essa escrita tão excêntrica veio do próprio poeta: “Um livro fora da curva”. Aos leitores, só resta adivinhar o que esperar das próximas publicações do Rohde.
POEMA
Gaúcho modelo IA
Ôigale, tchê!
Pois o índio xiru,
macanudo bagualll,
monarca das coxilhas,
taura guasca,
gaudério animalll
inteligente, criativo, sagaz...
ninguém tasca, ...capaz!
Domou o dito mundo digitalll
e agora só usa
Chat GPT da talll
Inteligência Artificialll.
Ficha Técnica
Título: Às 8 da noite
- Holiversos Controversos
Autor: Geraldo Mario Rohde
Editora: 3 de Maio
Páginas: 112
Encontrou algum erro? Informe aqui
Fala, Eunice
Aplaudido filme nacional sobre ditadura e o desaparecimento de Rubens Paiva estreia hoje no Cine Via Sete
INTELIGÊNCIA E AMOR ARTIFICIAIS
Cachoeirense Jerônimo Lima é referência nacional em IA e robôs
FAMÍLIAS E SUAS ORIGENS
Escritor Geraldo Maus torna-se referência no assunto
10 bandas vão passar
16º Festival Estadual de Bandas Marciais de Cachoeira do Sul vai animar o feriado
Salve o Papai Noel
Comédia Operação Natal estreia hoje no Cine Via Sete
VIDA NOVA NA ESCOLA
Seu Dori, 84 anos, é aluno destaque da EJA na Marieta Ribeiro, no Bairro Promorar
Valei-nos Josefa
Ativistas preparam segunda procissão da santa cachoeirense
A volta de Terrifier
Palhaço assassino ganha terceiro filme na estreia de hoje do Cine Via Sete
O silêncio que fala
A poética da introspecção e a estreia de Clarisse Almeida
10 ANOS AINDA GURIS
“Sem moderação” será o primeiro audiovisual do grupo cachoeirense de pagode
Conta um conto?
Academia de Letras lança 3º Concurso Alcione Sortica
Venom na última dança
Terceiro filme da franquia tem lançamento nacional