Blog dos Livros
Imposições patriarcais
Publicada pela Editora Litteralux, “Mariposas não voam longe,” da escritora Lu Rodrigues, traz personagens femininas marcadas pela inadequação às imposições patriarcais. A obra reúne 15 contos que transitam entre Brasil e Portugal e diferentes realidades de mulheres.
Em suas histórias, Lu Rodrigues apresenta mulheres que vivem diferentes formas de deslocamento –seja geográfico, emocional ou social- e buscam, à sua maneira, romper com as amarras das imposições. Segundo a escritora Fabiane Guimarães, que assina a apresentação, “os contos de Lu Rodrigues partem de temas como solidão, deslocamento e o não pertencimento para falar sobre a vida de mulheres que nunca se adequaram.”
Com um olhar sensível e uma escrita que mescla subjetividade e crítica social, Lu organiza o livro em três partes, inspiradas no arquétipo da deusa Hécate: as donzelas, que representam a juventude e suas novas possibilidades: as mulheres-mães, que trazem força, maturidade e proteção; e as bruxas, figuras sábias que enfrentam transformações e questões ligadas à morte e ao renascimento. Entre os temas abordados, destacam-se a ancestralidade, a descoberta do corpo, a maternidade e o envelhecimento, sempre sob a perspectiva do feminino.
Atualmente morando em Lisboa, a escritora, que tem passagem por grandes emissoras de televisão do Brasil, vem consolidando sua trajetória literária com foco na escrita feminina e na reflexão sobre identidade, pertencimento e o papel das mulheres na sociedade. “Mariposas não voam longe” marca a estreia de Lu na ficção, após o sucesso de seu primeiro livro, “Maternidade com autoamor,” lançado em 2023.
Trecho:
“O vento trazia o cheiro do mar e fazia sua roupa esvoaçar. Aquele momento guardava a promessa de algo novo, nada estava ali em vão. Parou na beira da água, sentiu as ondas molhando a barra da calça. Olhou para o horizonte em busca de respostas que pareciam tão distantes quanto a linha entre o céu e o oceano. Sabia que seu corpo tinha guardado na pele os vestígios do fogo. Ela precisava redescobri-lo, mas ainda não tinha coragem de romper com o que a prendia. Até quando?, sussurrou para o mar. Talvez o mar não tivesse a resposta, porém algo dentro dela começou a se agitar com as ondas que se desfaziam aos seus pés.”
(página 55 –conto “Caçadora”)
CONVERSAS SOBRE ALEGRIA
Crescendo entre os mais vendidos do país o livro “Conversas sobre alegria,” de autoria do advogado, palestrante, político e escritor Gabriel Chalita, escrito em parceria com o conhecido Padre Patrick. Na obra, os autores trazem sete conversas sobre temas como infância, laços familiares, perdas e despedidas. Chalita é autor de “Aos mestres, com carinho,” “Cartas entre amigos,” e “O pequeno filósofo,” entre outros best-sellers.
CONCURSO DE POESIA
Até o próximo dia dois de junho estão abertas as inscrições ao Prêmio Lila Ripoll de Poesia, promovido pela Assembleia Legistiva do Rio Grande do Sul. Os vencedores receberão medalhas e premiações em dinheiro, além da publicação. Inscrições no site da assembleia.
Leituras:
“Ao longo dos milênios, o autor está falando, clara e silenciosamente, dentro de sua cabeça, diretamente para você. Escrever é talvez a maior das invenções humanas, unindo pessoas, cidadãos de épocas distantes, que nunca se conheceram. Os livros quebram os grilhões do tempo –prova de que os humanos podem trabalhar com magia.”
(Carl Sagan, 9 de novembro de 1934/20 de dezembro de 1996, cientista e escritor norte-americano, autor de mais de vinte livros de ciência e ficção).
Destaques:
SE VOCÊ É TÃO ESPERTO, POR QUE NÃO É FELIZ?
Autor: Raj Raghunathan
Com um texto objetivo e entrevistas com especialistas nas áreas de negócios e psicologia, este livro buscar ensinar que não é preciso abrir mão da felicidade para chegar ao topo, e que até as pessoas mais espertas e ambiciosas podem vencer na vida sem sacrificar sua satisfação pessoal. O autor é professor de administração na Universidade do Texas e um dos blogueiros mais populares da revista “Psychology Today.”
Editora Harper Collins. 301 páginas. R$ 34,90.
O CORPO FALA NO AMOR
Autora: Monika Matschnig
O livro fala sobre a linguagem corporal e o seu efeito, os diferentes sinais de flerte entre homens e mulheres e a comunicação não verbal nos relacionamentos. Ensina também a analisar corretamente a própria linguagem corporal, a interpretar os sinais e os gestos do outro e comunicar-se com clareza. Nascida na Áustria e ex-jogadora de vôlei, a autora é psicóloga e especialista em linguagem corporal, resultados e performance. Trabalha como docente em várias universidades e instituições de ensino e foi agraciada diversas vezes com o Prêmio Conga, considerado o “oscar” do ramo de treinamento.
Editora Vozes. 199 páginas. R$ 54,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui