Blog dos Livros
Jornada de coragem e magia
O escritor, ator e produtor paulista Vitor Depieri estreia na literatura infanto-juvenil com “História para Toda Gente,” publicado pela Ases da Literatura. A obra mergulha em temas universais como identidade, afeto, saúde mental, luto e fé –uma fé espiritual, mas desvinculada de qualquer religião.
O livro explora a coragem necessária para sermos quem realmente somos e a covardia de nos escondermos diante das demandas e imposições sociais. “Por que precisamos tanto de coragem para sermos nós mesmos, se já o somos?”, provoca o autor em sua obra. Neste rastro de reflexões sobre identidade, coragem e covardia, surge uma narrativa que combina profundidade emocional e criatividade literária.
O ponto de partida do livro é a história de um menino que quer brincar de suas próprias brincadeiras, mas ninguém quer brincar com ele. Então ele cede às brincadeiras das outras crianças, até que começa a sumir literalmente. Ao desaparecer, o menino vai parar na Terra dos Sonhos Perdidos, um lugar que brinca com a ideia da Terra do Nunca e os meninos perdidos de Peter Pan. Essa estrutura e ambientação dão ao livro um tom de realismo mágico, um estilo que caracteriza a obra do autor.
O design do título, com a palavra “criança” rabiscada, reforça uma ideia que é uma história para crianças, mas não só. O livro oferece múltiplas camadas de leitura, atingindo tanto jovens quanto adultos.
Vitor Depieri nasceu em Mogi Guaçu, em 1995. Ele co-escreveu a peça teatral “Arco-Iris sob um céu escuro,” vencedora dos prêmios de Melhor Texto Original e Melhor Espetáculo no Festival Art In Vento 2022. Em 2023, integrou o elenco de apoio da peça “A Herança,” ganhadora dos prêmios Bibi Ferreira de Melhor Peça de Teatro e Melhor Espetáculo por Voto Popular.
Trecho:
“Era o dia seguinte –outro dia estranho. As nuvens tomavam conta do céu, mas não de uma maneira bonita.
E eu continuava me enxergando às vezes sim, às vezes não.
Minha mãe e meu pai marcaram uma consulta com o médico para mim. “Até lá, faça tudo normal,” disseram. E me levaram para a escola.
Na hora do recreio, os colegas afirmaram: “Vamos jogar futebol!”
Eu estava muito pouco animado. Mas fui...
E logo me posicionei: “Eu fico na defesa.” (Era onde eu sempre ficava).
O apito soou. O jogo começou.
E os colegas se movimentando, e a bola rolando. Até que veio rolando na minha direção.
O capitão do meu time gritou para mim, me alertando. “Chuta para...”
Eu não ouvi a continuação da frase.”
(página 34)
PRÊMIO ACADEMIA BRIGADIANA
Estão abertas até 30 de setembro de 2025 as inscrições para a sétima edição do Prêmio Academia Brigadiana de Letras –Livro do Ano, promovida pela Academia Brigadiana de Letras. Serão destacadas as obras publicadas em 2024, mas também concorrerão em categoria especial livros publicados a partir do ano de 2020. As inscrições podem ser encaminhadas para o endereço da academia: Avenida Arnaldo Bohrer, 184/07, Teresópolis, Porto Alegre, RS, CEP 91720-130.
MARINA COLASANTI
Morreu no último dia 28 de janeiro a escritora Marina Colasanti, aos 87 anos. Marina escreveu mais de 70 livros adultos e infanto-juvenis e recebeu vários prêmios por suas produções, incluindo o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Seu primeiro livro, “Eu sozinha,” foi publicado em 1968 e em 2017 foi lançada sua última obra, “Tudo tem principio e fim.”
Leituras:
“É mais fácil escrever dez volumes de princípios filosóficos do que colocar um deles em prática.”
(Leon Tolstoi, 9 de setembro de 1828/20 de novembro de 1910, escritor russo, um dos maiores de todos os tempos, autor de obras primas como “Guerra e Paz,” “A morte de Ivan Ilitch” e “Anna Karenina,” esta última considerada um dos melhores romances já escritos e uma verdadeira obra de arte, em que fala sobre a moral, a infidelidade e o amor).
Destaques:
CARAVAL
Autora: Stephanie Garber
A jovem Scarlett finalmente recebeu o tão esperado convite para participar do Caraval, um evento lendário que ocorre uma vez por ano e que conta com a participação do público. Acontece que ela e sua irmã vivem sob a tutela de um pai poderoso e cruel, que nunca permitiu que as duas saíssem da pequena ilha onde moram. Como se não bastasse, o pai prometeu a mão de Scarlett para um conde, em um casamento arranjado. Mas as duas querem ir ao Caraval. Traduzida para mais de trinta idiomas, Stephanie Garber é criadora das séries “Caraval” e “Era uma vez um coração partido.”
Editora Gutemberg. 351 páginas. R$ 59,90.
MELHOR DO QUE NOS FILMES
Autora: Lynn Painter
O último ano do ensino médio clamava por acontecimentos grandiosos, um baile inesquecível e momentos apaixonantes. Por isso, como uma boa romântica incurável, Liz estava determinada a fazer qualquer coisa para conquistar o verdadeiro amor. Até mesmo pedir ajuda ao vizinho irritante. Lynn Painter é autora best-seller de comédias românticas para leitores jovens e adultos. Ela mora com o marido e os filhos em Nebraska, nos Estados Unidos, e tem uma coluna no jornal “Omaha World-Herald,” em que fala sobre família e comportamento parental.
Editora Intrínseca. 342 páginas. R$ 65,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui