DECISÃO LIMINAR

Justiça manda abrir 1º ano no Colégio Diva

06/02/2025 00:00 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Ação é da Promotoria de Educação

Movimento de mães em novembro passado deu início à reação do Diva Costa Fachin / ARQUIVO JP

A Justiça determinou que o governo do Estado garanta, em cinco dias úteis, matrículas para abertura de turma de primeiro ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Diva Costa Fachin. A Secretaria Estadual de Educação havia decidido não oferecer o primeiro ano no Diva em 2025 e em outras quatro escolas, argumentando a falta de espaço físico devido à implantação do ensino integral, dando início ao fim do ensino fundamental nestas escolas.

Isso gerou um protesto de mães no Diva em novembro do ano passado, com um abraço à escola noticiado pelo Jornal do Povo. As outras escolas afetadas foram Vital Brasil, Antonio Vicente da Fontoura, Borges de Medeiros e Liberato Salzano Vieira da Cunha. A decisão da Justiça, em caráter liminar, foi tomada acatando ação ingressada pela promotora regional de Educação de Santa Maria, Rosangela Correa da Rosa, que recebeu queixas da comunidade escolar sobre a situação.

MATRÍCULAS ABERTAS
A decisão da Juíza Lilian Astrid Ritter, através da Vara do Juizado e da Infância, determinou que as matrículas sejam para as crianças residentes próximas ao Diva que precisem da vaga e aqueles que vierem a necessitar em 2025. Caso contrário, o Estado terá de arcar com os custos de transporte e/ou de vaga em escolas particulares, caso não se obtenham vagas na rede pública escolar, por aluno fora do ambiente escolar mais próximo de sua residência.

A REPERCUSSÃO

O impacto da volta do 1º ano do Diva

MP
A promotora de Justiça Rosangela Rosa destaca a importância da decisão, para que as crianças possam frequentar a escola na comunidade em que residem, “prevenindo o abandono escolar, que costuma ocorrer quando os alunos são obrigados a estudar distante de casa”, destaca.

DIVA
A diretora do Diva, Mônica Vitória Huegel, celebrou a decisão da Justiça. “Ficamos bem felizes porque era uma vontade dos pais e mães dos alunos”, declarou. Conforme Mônica, a demanda de novos alunos é estimada em cerca de 25 estudantes. A diretora assegurou que o colégio tem sala disponível para acomodar a turma. 

24ª CRE
A coordenadora regional de Educação da 24ª região, Elaine Dalcin, disse não ter ainda a informação se será feito recurso da decisão, o que cabe à Procuradoria-Geral do Estado. Ela disse que é possível proceder com as matrículas das famílias interessadas na central de vagas dentro do prazo dado pela Justiça. 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
06/02/2025 00:00

AFOGAMENTO

Homem desaparece ao nadar no São Lourenço

06/02/2025 00:00

CARNAVAL APÓS 10 ANOS

Náutico está de volta

Clube já confirmou três dias de folia este ano

05/02/2025 18:18

CAPACITAÇÃO CONTINUADA

Formação docente abre a recepção aos professores da Ulbra/Cachoeira

Atividades de capacitação acontecem durante o mês de fevereiro em todas as unidades

05/02/2025 18:00

ENSINO SUPERIOR GRATUITO

​Furg divulga lista de inscritos em Processo Seletivo

Publicação serve para os candidatos verificarem a sua posição de classificação

05/02/2025 17:57

EDUCAÇÃO

Justiça manda estado abrir turma de primeiro ano no Diva

Ação foi ingressada pela Promotoria Regional de Educação após protesto de mães de alunos

05/02/2025 17:50

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Blitz educativa na Júlio abordou 222 veículos

Setor de Trânsito da Prefeitura orientou motoristas e entregou materiais educativos

05/02/2025 17:24

Verão

Corpo de Bombeiros faz buscas após afogamento no São Lourenço

Bombeiros seguem à procura por homem no balneário

05/02/2025 17:24

MÁXIMAS DE 2025

Calorão de ontem com 39,47 graus bateu recorde de temperatura

Projeção da onda de calor vai até o final de semana

05/02/2025 16:40

FALECIMENTOS

Obituário

05/02/2025 16:01

ENSINO SUPERIOR

Prazo para participar do processo seletivo do Fies vai até dia 7 de fevereiro

Mais de 112 mil vagas estão sendo ofertadas em dois processos seletivos

05/02/2025 00:05

VOLTA ÀS AULAS

SindiSaúde entrega kits escolares

05/02/2025 00:04

MOBILIZAÇÃO

Protesto contra as casinhas do Capitão Dunga

Moradores do Amorim foram ao prefeito contra alocação das casas na região