DECISÃO LIMINAR
Justiça manda abrir 1º ano no Colégio Diva
Ação é da Promotoria de Educação
A Justiça determinou que o governo do Estado garanta, em cinco dias úteis, matrículas para abertura de turma de primeiro ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Diva Costa Fachin. A Secretaria Estadual de Educação havia decidido não oferecer o primeiro ano no Diva em 2025 e em outras quatro escolas, argumentando a falta de espaço físico devido à implantação do ensino integral, dando início ao fim do ensino fundamental nestas escolas.
Isso gerou um protesto de mães no Diva em novembro do ano passado, com um abraço à escola noticiado pelo Jornal do Povo. As outras escolas afetadas foram Vital Brasil, Antonio Vicente da Fontoura, Borges de Medeiros e Liberato Salzano Vieira da Cunha. A decisão da Justiça, em caráter liminar, foi tomada acatando ação ingressada pela promotora regional de Educação de Santa Maria, Rosangela Correa da Rosa, que recebeu queixas da comunidade escolar sobre a situação.
MATRÍCULAS ABERTAS
A decisão da Juíza Lilian Astrid Ritter, através da Vara do Juizado e da Infância, determinou que as matrículas sejam para as crianças residentes próximas ao Diva que precisem da vaga e aqueles que vierem a necessitar em 2025. Caso contrário, o Estado terá de arcar com os custos de transporte e/ou de vaga em escolas particulares, caso não se obtenham vagas na rede pública escolar, por aluno fora do ambiente escolar mais próximo de sua residência.
A REPERCUSSÃO
O impacto da volta do 1º ano do Diva
MP
A promotora de Justiça Rosangela Rosa destaca a importância da decisão, para que as crianças possam frequentar a escola na comunidade em que residem, “prevenindo o abandono escolar, que costuma ocorrer quando os alunos são obrigados a estudar distante de casa”, destaca.
DIVA
A diretora do Diva, Mônica Vitória Huegel, celebrou a decisão da Justiça. “Ficamos bem felizes porque era uma vontade dos pais e mães dos alunos”, declarou. Conforme Mônica, a demanda de novos alunos é estimada em cerca de 25 estudantes. A diretora assegurou que o colégio tem sala disponível para acomodar a turma.
24ª CRE
A coordenadora regional de Educação da 24ª região, Elaine Dalcin, disse não ter ainda a informação se será feito recurso da decisão, o que cabe à Procuradoria-Geral do Estado. Ela disse que é possível proceder com as matrículas das famílias interessadas na central de vagas dentro do prazo dado pela Justiça.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Náutico está de volta
Clube já confirmou três dias de folia este ano
Formação docente abre a recepção aos professores da Ulbra/Cachoeira
Atividades de capacitação acontecem durante o mês de fevereiro em todas as unidades
Furg divulga lista de inscritos em Processo Seletivo
Publicação serve para os candidatos verificarem a sua posição de classificação
Justiça manda estado abrir turma de primeiro ano no Diva
Ação foi ingressada pela Promotoria Regional de Educação após protesto de mães de alunos
Blitz educativa na Júlio abordou 222 veículos
Setor de Trânsito da Prefeitura orientou motoristas e entregou materiais educativos
Corpo de Bombeiros faz buscas após afogamento no São Lourenço
Bombeiros seguem à procura por homem no balneário
Calorão de ontem com 39,47 graus bateu recorde de temperatura
Projeção da onda de calor vai até o final de semana
Prazo para participar do processo seletivo do Fies vai até dia 7 de fevereiro
Mais de 112 mil vagas estão sendo ofertadas em dois processos seletivos
Protesto contra as casinhas do Capitão Dunga
Moradores do Amorim foram ao prefeito contra alocação das casas na região