Blog dos Bichos
Maine Coon: o maior gato do mundo
A raça é conhecida por seu corpo longo e retangular e sua cauda também longa, o que pode fazer com que pareça muito maior do que realmente é. A altura varia de 34 a 44 cm, e o peso varia de 7 a 11 kg.
O Maine Coon é um gato de ossatura pesada e musculoso. A pelagem é lisa e geralmente macia, podendo variar um pouco a textura de acordo com a cor. Uma das características extremamente marcantes dessa raça é a grande densidade de pelos. As cores mais comuns incluem tons de marrom, cinza, branco, tricolor e tartaruga. Originalmente, era um gato de exterior e, mais tarde, tornou-se uma raça de trabalho que mantinha celeiros e casas livres de roedores. A cabeça é grande com orelhas altas. O perfil mostra uma leve queda sob os grandes olhos. O peito é largo e as pernas são grossas.
Apesar de seu tamanho e história, o gato Maine Coon tem um temperamento doce e gentil. Conhecido como “gigante gentil”, ele é lembrado por sua habilidade em caçar. Ele adora seus pais humanos e se adapta a qualquer ambiente, desde que tenha algum espaço para se exercitar. Quando corre, pode ser bastante barulhento, mas sua voz suave e tranquila garante que este leão é verdadeiramente um cordeiro.
A nutrição do Maine Coon deve ser cuidadosamente controlada. Esta raça tem uma tendência a ficar acima do peso se não for cuidadosamente monitorada. Devido ao seu tamanho, os Maine Coons podem enfrentar problemas de saúde como displasia coxofemoral (de quadril), atrofia muscular espinhal, cardiomiopatia hipertrófica (doença cardíaca hereditária) e doença renal policística. O Maine Coon precisa ter exercícios adequados. Árvores e poleiros para gatos devem estar disponíveis e ele precisa de espaço suficiente para correr. Ele adora brincar interativamente e brincará com todos os membros da família.
Em resumo, o Maine Coon é uma raça de gato única, conhecida por seu tamanho grande, personalidade gentil e pelo sedoso. Com os cuidados adequados e muito amor, o Maine Coon pode ser um companheiro maravilhoso e amigável. A origem da raça é desconhecida, mas a suspeita é que seja um cruzamento de gatos europeus de pelo longo com gatos americanos de pelo curto. No Brasil, só há registro desses gatos nas últimas duas décadas.
Encontrou algum erro? Informe aqui