Blog dos Espíritos

Os 12 apóstolos

21/10/2024 09:17 - por Rosane Sacilotto sacilottorosane @gmai.com

Os escolhidos
Jesus, Governador espiritual do nosso Planeta Terra, ao estar entre nós como encarnado, não dispensou a colaboração de homens que se integraram à sua missão de trazer a mensagem de amor para a humanidade. Com o ideal de servir, os discípulos se transformam em apóstolos e fiéis continuadores da sua tarefa.

Convidando os 12 companheiros para colaborar com Ele, na divulgação do seu Evangelho, Jesus e os apóstolos constituíram o mais perfeito trabalho em equipe em favor de toda a humanidade, nos exemplificando também que toda tarefa que reúne trabalhadores no mesmo ideal prospera. 

Aos apóstolos coube a tarefa de espalhar a Boa Nova, por toda parte, repartindo o pão milagroso da fé com todos aqueles que ansiavam por alimento para a alma e os corações, após o retorno de Jesus às esferas espirituais, dando prosseguimento ao trabalho do Mestre.

A palavra “apóstolo'' é derivada do grego que significa enviado. Jesus escolheu doze apóstolos e os enviou para diversos lugares para pregarem a chegada do seu Evangelho. O Mestre, depois de elevar o seu pensamento ao Pai Celestial, para receber suas intuições, desce do monte e escolhe os apóstolos que o deveriam auxiliar na divina missão.

São eles: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes.

Humildes e imperfeitos
A maioria dos Apóstolos nasceu na região da Galiléia (antiga província da Palestina).  Eram eles os homens mais humildes e simples desta região, grande parte deles eram pescadores, com exceção de Mateus, que era cobrador de impostos, e Judas Iscariotes, que nasceu em Kerioth (localidade da Judéia) e se dedicava ao pequeno comércio em Cafarnaum, onde vendia peixes e quinquilharias.

Quando Jesus chama a si Pedro, André, Tiago, João e Mateus, é que lhes conhecia as disposições íntimas e sabia que eles o acompanhariam e que eram capazes de desempenhar a missão que tencionava confiar-lhes. E mister se fazia que eles próprios tivessem intuição da missão que iriam desempenhar para, sem hesitação, atenderem ao chamamento de Jesus (A Gênese). Para eles, Jesus era um homem profeta, escolhido e abençoado por Deus (Obras Póstumas). Por serem eles mais adiantados, moral e intelectualmente, Jesus pôde iniciá-los no conhecimento de verdades mais abstratas.

Jesus nos chama à missão
Assim como os apóstolos, todos nós, ainda mais especialmente os espíritas, pelos conhecimentos que dispõem, têm idênticas possibilidades de trabalhar na seara cristã e, mediante os recursos de cada um, podemos realizar algo no esforço de implantação do Evangelho entre os homens. Da mesma forma como chamou seus apóstolos a o seguirem continua o Cristo a convidar-nos a prestar nossa colaboração na sua obra de amor. 

Cabendo a nós também, como espíritas, cumprir com nossos deveres, onde quer que estejamos, na certeza de que assim agindo estaremos atendendo ao chamado do Mestre na divulgação da Boa Nova nos dias atuais, pois todos aqueles que ouvem os ensinamentos de Jesus e os praticam são os continuadores na execução do trabalho realizado pelos apóstolos dos primeiros tempos. 

KARDEC, Allan. “A Gênese”; “Obras Póstumas”; “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.
XAVIER, Francisco C. - Emmanuel. “Boa Nova”.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
18/11/2024 09:36

O Cristo Consolador

11/11/2024 09:55

Resignação e resiliência

28/10/2024 09:05

A reencarnação

07/10/2024 09:31

Aprender e auxiliar

30/09/2024 09:36

Jesus nos corações

16/09/2024 10:54

Viva a vida, seja vida

09/09/2024 09:26

As virtudes: caridade

02/09/2024 09:48

As virtudes: fé