Artigo
Os gaúchos não podem esperar
Dep. Adolfo Brito
Presidente da Assembleia Legislativa
A maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul comprovou, mais uma vez, o tamanho da resiliência, da força e da determinação dos gaúchos. De igual modo, mostrou o quão fundamental é o poder público ser ágil, assertivo e resoluto na tomada de decisões e na apresentação de soluções efetivas diante de situações extremas.
Neste sentido, a Assembleia Legislativa tem feito sua parte. Tão logo se iniciaram as chuvas torrenciais, mantivemos a estrutura do parlamento ativa para dar retaguarda aos 55 deputados que precisaram estar diuturnamente em suas regiões, trabalhando em prol dos atingidos. Com absoluta celeridade, também modificamos o Regimento Interno da Casa, permitindo votações 100% virtuais e em tempo recorde, a exemplo dos projetos que instituíram o Plano Rio Grande, o fundo para a centralização de recursos e a Secretaria da Reconstrução, entre outros.
Além disso, destinamos um total de R$ 40 milhões de recursos próprios para programas como o Rio Grande Contra a Fome - com compra de cestas básicas -, e Porta de Entrada, do Governo do Estado, para ajudar famílias de baixa renda na aquisição de moradias. Montamos ainda uma ampla campanha de arrecadação de donativos, distribuídos em diversos abrigos, e, em parceria com outros estados, intermediamos a destinação de centenas de toneladas de doações aos atingidos.
Outra frente de atuação é a campanha Valores Que Ficam do Legislativo, a qual ajudou na arrecadação recorde de R$ 101 milhões ao RS. Seguimos, ainda, firmes na tarefa de fiscalizar a execução dos recursos do Estado e do Governo Federal em cada setor afetado pelas cheias. Com esta finalidade, as bancadas já deram acordo para que seja votada, ainda no início de julho, a criação de um comitê extraordinário para acompanhamento das ações de recuperação do Estado. Ainda cumprindo este objetivo precípuo do parlamento, tanto o governador Eduardo Leite quanto o ministro Paulo Pimenta já estiveram no Palácio Farroupilha explicando aos deputados as medidas já adotadas, as em curso e as previstas.
Enfim, este é o papel da Assembleia Legislativa, como representante legítima e maior da vontade do povo. Agimos e continuaremos atuando sempre em absoluta sintonia com a urgência que a população exige. Porque não, os gaúchos não podem esperar.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Natal é Jesus e não Papai Noel
A rejeição ao menino Deus nosso senhor Jesus Cristo continua agora de forma mais sistemática, planejada por interesses sociais, comerciais e políticos deste modelo da sociedade que inverteu as escalas de valores naturais
Tafona, uma história para conhecer
Minha prima Marô e seu marido Marco se desdobram para manter viva essa história
Fim da escala 6x1 de trabalho
A vida humana vai muito além do binômio trabalho/descanso e lutar por isso nada tem a ver com preguiça
Valeu a luta, Zumbi
Zumbi foi herói porque morreu lutando por liberdade de seu povo
Lanches quentes, motofretistas, ortopedistas e o SUS
Sou culpado, mas proponho uma lei para resolver isso
Benefícios e oportunidades com o curso de Medicina
Cachoeira se posiciona cada vez mais como um ambiente de inovação e formação profissional
Para Clarisse
A estreia no mundo dos livros foi gratificante e comovente
Injustiças cometidas por Lula e Bolsonaro
Precisamos rever a forma como os ministros do STF são nomeados
A Revolução dos Outsiders: O fenômeno Pablo Marçal
Estamos testemunhando uma nova forma de fazer política
Um bem precioso
A imprensa não é a solução para todos os dilemas de nossos tempos, mas tente imaginar um mundo sem ela
Candidato
Eu louvo a coragem dos candidatos que querem ser prefeito de Cachoeira