Blog dos Livros
Os jovens e o futuro da humanidade
Obra de ficção fantástica voltada para o público juvenil, o romance de estreia da escritora paulistana Rebecca Navarro Frassetto, “Nosso Amigo Gaivota” (207 páginas), aborda temáticas importantes como a preservação do planeta, a empatia e o futuro da humanidade. Através de sua prosa poética, a autora traz uma jornada pelo tempo e espaço, repleta de desafios e aprendizados, com histórias de amor e amizade.
Segundo Edmilson Felipe, doutor em Antropologia, psicanalista, escritor e poeta, que assina o prefácio do livro, trata-se de uma “incrível travessia de sonhos, esperanças, imaginações e encantamentos.”
Os leitores são apresentados inicialmente a Luna, Júlio e Leo, três irmãos que se envolvem em uma trama que muda a vida deles -e de todos os terráqueos- para sempre. A aventura começa quando Gaivota, um ser diferente de tudo aquilo que as crianças já haviam visto, aparece na Cabana de Cristal. O novo companheiro revela ser um humano do futuro, vindo de Alana, um planeta distante que viria a ser habitado pelos terráqueos, em milhares de anos.
Os quatro viajam até Alana, onde precisam completar a difícil missão de salvar os dois mundos. Nessa fantasia com toques de realismo mágico, o jovem leitor se diverte e ao mesmo tempo aprende sobre a importância de valorizar os sentimentos e preservar a vida na Terra. Ao longo da leitura, ressoa o questionamento: qual o legado da humanidade?
Fã de artistas e poetas como David Bowie, Chaves Bukowski e Quentin Tarantino, Rebecca Navarro Frassetto tem 46 anos. Nasceu em São Paulo, capital, e vive em Mogi das Cruzes, no interior paulista. Em 2001, lançou seu primeiro livro de poesia, de forma independente. Entre 2002 e 2008, a escritora trabalhou como co-editora dos jornais culturais Jornal da Praça e Café Literário. Em 2015, após ter sido mãe, voltou à literatura, lançando seu fanzine “O barulho do vento.”
Trecho:
“A última geração de cosmigrantes, os milhões de humanos que saíram da Terra para habitar Alana numa viagem só de ida que levou quase mil anos, embora devidamente treinada para o Grande Dia quando todos pisariam no solo firme e fértil do novo planeta, cogitava os infortúnios que enfrentaria. Quais? E como saber? A raça humana nunca esteve de fato preparada para os planos do amanhã. Ao contrário, contou sempre com a alquimia do café com leite, ou, naquele caso, dos inúmeros estudos conduzidos junto ao jogo de cintura improvisado que lhes garantiria a sobrevivência. Não que alguém assumisse essa segunda parte...”
(página 61)
NOVO LIVRO DE FARACO
Patrono da 70ª. Feira do Livro de Porto Alegre deste ano, Sérgio Faraco está lançando pela editora L&PM o livro “Digno é o cordeiro,” que dá sequência às memórias iniciadas com “Lágrimas na chuva,” obra lançada em 2002, em que que o autor narra sua dramática experiência na então União Soviética. Na feira o livro terá lançamento e sessão de autógrafos no dia 3 de novembro, domingo, às 16h 30.
COLEÇÃO DE CLARICE LISPECTOR
A Editora Rocco está lançando “A bela e a fera,” o quarto volume da coleção de edições especiais com os manuscritos e datiloscritos de Clarice Lispector. Já foram publicados nesta coleção os romances “A hora da estrela,” “Água viva” e “Perto do coração selvagem.” A coleção apresenta um panorama ímpar da produção como contista de Clarice, categoria em que foi contemplada com um Prêmio Jabuti em 1960, com “Laços de família.”
Leituras:
“O excesso de leis dá desculpa ao vício. Um estado é muito melhor organizado quando, possuindo poucas leis, elas são rigorosamente observadas.”
(René Descartes, 31 de março de 1596/11 de fevereiro de 1650, filósofo, físico e matemático francês, chamado de “o fundador da filosofia moderna” e o “pai da matemática moderna,” considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental).
Destaques:
A ÁRVORE MAIS SOZINHA DO MUNDO
Autora: Mariana Salomão Carrara
A história acontece em uma pequena roça no sul do país, onde o cultivo do tabaco dá sustento a Guerlinda, Carlos e seus filhos, que dia após dia enfrentam as oscilações da natureza. A autora constrói o enredo a partir da visão de objetos que rodeiam a casa: o espelho lusitano, na sala; a roupa de proteção, que acompanha os filhos na lida com os defensivos agrícolas; a caminhoneta Rural da família e a árvore que observa tudo do alto, em frente à propriedade.
Editora Todavia. 208 páginas. R$ 69,90.
UM MAR DE AMOR
Autor: Pieter Gaudesaboos
Repleto de doçura e amor, o autor constrói uma estrutura narrativa emocionante e original, com ilustrações que cativam o leitor e expressam ternura, tornando a conexão entre os dois personagens sólida. Um pinguim parte em uma longa viagem para visitar o amigo urso. Leva uma mala, um lampião e um segredo que está decidido a revelar. Mas o pinguim sabe que, ao contá-lo para o urso, nada será como antes.
Companhia das Letrinhas. 80 páginas. R$ 64,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui