TRANSPORTADORES DE CARGAS
Pedro Lopes cria o Sindicentro
Sindicato vai auxiliar Sest Senat a ouvir cidade e região
O empresário cachoeirense e presidente de honra da Associação Brasileira de Logística, Transportes e Cargas (ABTC), Pedro Lopes, identificou a ausência de sindicatos patronais e laborais do setor no município de Cachoeira do Sul e região e está criando o Sindicato dos Transportadores de Cargas da Região Centro (Sindicentro) Vale do Jacuí. A nova entidade tem capacidade de incluir 42 municípios do entorno do município de Cachoeira em sua área de abrangência.
Lopes também é o idealizador e vem comandando a construção da unidade de Cachoeira do Sul do Sest Senat na BR 153, próximo do trevo do Horbach. “O Sest Senat é um órgão executivo destinado a melhorar a realidade dos trabalhadores do transporte e dos seus dependentes, mas para cumprir sua função precisa ter procura. Os sindicatos auxiliam a puxar essa demanda para as unidades”, explicou.
Geralmente são os sindicatos que surgem primeiro e trabalham para tentar trazer uma unidade Sest Senat para suas regiões, observa o empresário. Contudo, o caso de Cachoeira é atípico. “Já que a articulação foi de iniciativa nossa, tratamos de providenciar a organização de um sindicato, paralelamente à construção da unidade”, completou.
“Analisamos a realidade do município e região e concluímos que também seria conveniente a organização de um sindicato laboral específico da categoria, assim como para os transportadores autônomos. Algo que esperamos que aconteça em breve. Assim como detectamos que seria positiva a criação de um sindicato específico para os transportadores de pessoas”, disse.
DEPARTAMENTO
Por razões burocráticas relativas a autorizações em Brasília, Pedro Lopes optou por criar um Departamento para os Transportadores de Pessoas dentro do organograma do Sindicentro. “Foi uma forma de agilizar a criação do Sindicentro, simplificando a papelada. Mas acreditamos que naturalmente a categoria irá se organizar melhor para trazer suas demandas e defender seus interesses”, esclareceu o dirigente da ABTC.
Café com a Intersindical marcou 1º contato
Pedro Lopes manteve encontro com diversas lideranças sindicais para explicar em detalhes o que é e como funcionará a unidade Sest Senat de Cachoeira do Sul. Todas as Unidades Operacionais do Sest Senat oferecem gratuitamente aos trabalhadores do transporte e seus dependentes os serviços prestados pela instituição: cursos presenciais e a distância e atendimentos em fisioterapia, nutrição, psicologia e odontologia, além das atividades de esporte, lazer e cultura.
Nos momentos ociosos, todos os serviços podem ser estendidos à comunidade em geral a preços simbólicos ou mesmo através de convênios. O presidente da Intersindical, Santo Tavares, comprometeu-se a enviar uma proposta de convênio que será levada por Pedro Lopes à apreciação do Conselho Regional do Sest Senat do Rio Grande do Sul.
LISTA DE PRESENÇA
Quem participou do café com a Intersindical
- Pedro Lopes, idealizador do Sest Senat/Cachoeira
- Santo Tavares, presidente da Intersindical
- Aníbal Machado (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários)
- Alex Oliveira (Sindicato dos Metalúrgicos)
- Dilma Margarete Oliveira Machado (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares)
- Cleto Fernandes da Silva (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação)
- Valmor Loreto Vieira (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário)
- Roberto Bastos (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e Vestuários)
POR DENTRO
Sest Senat em 2024
UNIDADE
A unidade Sest Senat de Cachoeira do Sul deve ser inaugurada entre o final de fevereiro e início de março de 2024. O investimento é de cerca de R$ 22,5 milhões. O complexo fica na BR 153, ao lado do Engenho Moraes.
OBRA
A área possui 10 mil metros quadrados e o perímetro terá muros de 4 metros de altura. Além do engenheiro, que é de Porto Alegre, foram contratados 13 operários em Cachoeira. Foram colocados em toda a extensão um tapume ecológico trazido de Santa Catarina, escavaram as formas dos muros e já estão trabalhando na montagem dos ferros. Ele ressalta, ainda, que todos os insumos estão sendo adquiridos no comércio da cidade.
EMPREGOS
Inicialmente serão geradas 38 vagas diretas de trabalho no Sest Senat de Cachoeira. Conforme Lopes, o diretor-geral será trazido de outra unidade, alguém que já “tenha experiência e conheça a fundo o funcionamento” da entidade. Os demais selecionados serão escolhidos através de um processo seletivo simplificado, que será comandado pelo departamento de recursos humanos em Brasília.
Encontrou algum erro? Informe aqui
O despontar de um trabalho.
David Ricardo Silva Trindade em 07/11/2023 às 13h24O início de um trabalho é sempre mais árduo e expressa um ato de fé no amanhã que, no futuro, interessará à História. Parabéns às lideranças pela dedicação em escrever, hoje, algumas páginas das vidas que virão.
Histórias inspiradoras do esporte
Personalidades do esporte estão no Calendário Esportivo 2025
Casa Augusto com música
Uma das tradições da antiga loja foi revivida no domingo
Cachoeirense ganha 1 milhão
Técnica em Enfermagem Emanuely de Lara Plates é moradora do Bairro Noêmia