JP/24ª CRE NA SALA DE AULA
Professor, a base do conhecimento
Luta contra a desvalorização e a sobrecarga de trabalho
Há a necessidade urgente da sociedade compreender o papel do professor na base do conhecimento, no start da pesquisa e da conquista de novas tecnologias, seja inspirando as novas gerações, seja orientando em sala de aula caminhos a serem seguidos de acordo com os projetos pessoais de cada aluno: ler, escrever, dominar os números e as ciências, encontrar-se no tempo e no espaço, saber se expressar e aprender a ser livre e cidadão.
O papel do professor na vida dos alunos vai além de transmitir seus conhecimentos de forma didática e clara. Com a convivência e proximidade diárias, o adulto pode se tornar uma grande referência para seus alunos. A figura do educador em sala de aula é extremamente importante e se relaciona diretamente com a forma com que o aluno se vê potente para aprender coisas novas e enfrentar seus próximos desafios.
PROBLEMAS NO PARAÍSO
Entretanto, o processo educacional apresenta problemas. Começa pela valorização do professor, que não é remunerado de acordo com sua importância e carga de trabalho. Esta carga ultrapassa o tempo previsto, pois a grande maioria dos professores usa suas horas de lazer e descanso para planejar aulas e corrigir trabalhos e provas. Finalmente, a sobrecarga de responsabilidade pois há algumas gerações que a parte educacional que deveria caber aos pais, em casa, em família, está sendo também delegada aos professores. Um bom tema para debate, já que no próximo dia 15 de outubro é Dia do Professor.
CANTINHO DOS BAIXINHOS
- O professor ou a professora é quem ensina as coisas novas que os alunos aprendem todos os dias na escola.
- O professor também tira dúvidas e explica mais uma vez quando o aluno não entendeu tudo o que foi ensinado.
- O professor inventa formas de fazer o aluno aprender mais, mas os alunos precisam também fazer a sua parte, prestando a atenção, cumprindo com as tarefas de casa e ajudando os colegas com maior dificuldade.
TRÊS PERGUNTAS
Qual o momento escolar mais importante na formação do aluno?
Cada pai, cada aluno e cada professor terá sua resposta, mas são os anos iniciais os responsáveis para desenvolver uma base sólida de autoconfiança. É o momento em que o professor é visto como autoridade e inspiração. É o tempo em que o aluno aprende a não ter medo de errar ou arriscar, desenvolvendo o desejo de descobrir coisas novas e entendendo a curiosidade diante do mundo e das suas inúmeras possibilidades.
Qual seria, então, o verdadeiro papel do educador?
Educadores que realmente fazem a diferença se tornam inesquecíveis e viram parte permanente da memória afetiva de seus alunos. Todo mundo guarda no coração uma professora que passava a matéria de um jeito mágico ou tem a lembrança da pessoa que ensinou a ler e escrever. Quando uma relação de parceria e admiração é desenvolvida entre professores e alunos, o processo de ensino e aprendizagem se torna mais leve e prazeroso. Trata-se de uma relação que precisa ser pautada pela empatia e pela reciprocidade. O professor vai mediar a construção do conhecimento e inspirar os estudantes.
Por que o lado afetivo na relação professor/aluno é tão importante para a educação?
Porque a emoção interfere no processo de retenção de informação. As pessoas precisam de motivação para adquirir conhecimento, já que a atenção é imprescindível para a construção do saber. Quando uma nova informação é associada a um conhecimento prévio, a formação de memória se torna mais efetiva. Segundo o teórico da Educação Jean Piaget, a emoção influencia os processos de aprendizagem, acelerando ou atrasando o desenvolvimento intelectual. Outro teórico, Lev Vygotsky, afirmava que a aquisição de conhecimento tinha origem na motivação. A ausência de motivação culmina em baixa qualidade na aprendizagem.
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Os pontos-chave para aprendizagem
DIÁLOGO
Segundo o teórico da Educação William Glasser, os alunos aprendem 10% lendo, 20% escrevendo, 50% observando e escutando, 70% discutindo com outras pessoas, 80% praticando e 95% ensinando.
PERTENCIMENTO
Para o teórico Abraham Harold Maslow, antes de aprender, o aluno tem de estar satisfeito em suas necessidades de se alimentar e dormir, estar em segurança física e financeira, ter amigos e ser aceito, suporte familiar, autoestima, confiança e respeito. Aí aprenderá para buscar crescimento, autocontrole, independência e desafios.
CONFIANÇA
O distanciamento pode ser bastante prejudicial para a construção de uma boa relação entre professor e aluno. Isso porque o estudante deve enxergar no educador uma pessoa em quem pode confiar e se apoiar. Desse modo, os alunos terão mais disposição para aprender. Uma estratégia é criar momentos de escuta para que os estudantes se sintam vistos e acolhidos.
AMBIENTE
Para criá-lo, a instituição de ensino e o professor podem incentivar a socialização entre os estudantes e explorar o uso de recursos tecnológicos, promovendo rodas de conversa e desenvolvimento de projetos em grupo.
GESTÃO DE CONFLITOS
É comum que a pluralidade de opiniões ou mesmo aptidões leve os estudantes a um patamar competitivo em determinados momentos, e não há problema algum nisso. Entretanto, o professor deve ficar atento aos possíveis conflitos.
REFLEXÃO PARA OS PAIS
O processo de aprendizagem inicia em casa, com os pais e a família. A criança aprende a falar, andar, expressar suas vontades, fazer a higiene e se alimentar. Mas também aprende a ter respeito, a entender as diferenças, a ter boas atitudes e fazer melhores escolhas. Quando algum pai ou mãe abre mão desta responsabilidade, sobrecarrega o professor, que terá de preencher esta lacuna na escola. A educação é um dever de toda a sociedade e não unicamente uma obrigação da escola e do professor.
Ferramentas da internet para a sala de aula
Segundo o Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 97% das escolas brasileiras são equipadas com computadores e 93% têm acesso a internet, o que incentiva usar a tecnologia para mudar a vida de quem faz parte do ambiente escolar.
VÍDEOS
Há milhares de documentários e filmes completos (dublados e legendados, para todos os gostos) na plataforma de vídeos Youtube. Alguns sites ajudam a garimpar tesouros escondidos, basta procurar. Além disso, a empresa criou uma ferramenta voltada para a educação: o Youtube Edu, que reúne mais de 8 mil vídeo-aulas separadas por disciplinas: Biologia, Ciências, Espanhol, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química – além de conteúdos voltados especificamente para provas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
CURSOS EAD
O Coursera é uma plataformas criada por professores da Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos, e reúne em um só site 1.477 cursos de 135 instituições parceiras. Ao todo, a ferramenta calcula ter formado mais de 16 milhões de aprendizes. A Veduca é uma plataforma brasileira que conta com mais de 800 mil estudantes cadastrados. Ela agrega cursos online das melhores instituições de ensino do Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de Campinas (Unicamp) e também de universidades das mais renomadas em todo o mundo, como a Massachussets Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Harvard. Alguns cursos, inclusive, oferecem certificados para os estudantes que realizarem todas as etapas do processo de ensino.
IMAGENS
Em uma aula de História ou Geografia é fundamental exibir mapas, pinturas e outras obras de arte para explicar (e ilustrar) o contexto histórico. Uma dica é armazenar as imagens em nuvem – ou seja, elas não estão salvas em um arquivo no computador, mas na rede e podem ser acessadas de qualquer lugar. No Google há o Picasa. O Flickr permite além do armazenamento de fotos, também de vídeos de até um minuto e meio. Com o Photobucket dá para editar o material.
ÁUDIOS
Arquivos de áudio podem ser de grande utilidade. Além de ocuparem menos espaço que os vídeos, dá para compartilhar as gravações do que foi discutido em sala de aula ou gravar pequenas “pílulas” em formato radiofônico para que os alunos se recordem do que foi ensinado em determinada matéria. São os chamados podcasts. Alguns softwares e aplicativos que podem ajudar: Audacity, Easypodcast, Evoca e Ardour.
MAPAS
As aulas de História ou de Geografia ficam mais interessantes quando os alunos conseguem identificar as regiões estudadas em um mapa interativo. Uma das ferramentas mais interessantes é o Google Earth, que mostra, via satélite, imagens de qualquer região do planeta, como em uma viagem no espaço. Outras ferramentas: Khan Academy, disponível na Apple Store e Google Play.
Encontrou algum erro? Informe aqui
A água pode acabar para sempre
Como garantir que esse recurso seja preservado é o desafio das próximas gerações
A luta pela igualdade
Brasil tem um novo feriado, Consciência Negra. Mas o que é isso?
Lixo não é só lixo
As famílias produzem muito detrito e pagam caro para se livrar dele
ChatGPT, amigo ou inimigo?
O que é e como funciona a inteligência artificial que vem aprimorando textos, mas que ainda não substitui o julgamento humano
A eleição vem aí. E daí?
Qual a importância dos prefeitos e vereadores
A mulher invisível
Quando a mulher chega do trabalho, vai para a jornada tripla sem remuneração
Enchente tem culpado?
Rio Grande do Sul vive sua maior tragédia natural
Cada um acredita no que quiser
Intolerância religiosa alimenta guerras e preconceito mundo afora
Genocídio: a humanidade CONTRA SI
Os momentos mais tristes da história, as tentativas de extermínio
É preciso combater a corrupção
Primeiro é preciso entender que este mal não está apenas na política, mas no dia a dia
O profissional do futuro
Esta é a era da formação do trabalhador 4.0
Aprenda a gerenciar sua vida
Dinheiro não é tudo nem garante a felicidade, mas é ele que paga todas as contas com saúde, educação e seus sonhos