Blog do Mistério
Sobre bruxas, gatos e sextas-feiras
Várias são as possibilidades da associação da sexta-feira 13 ao azar, entretanto, uma história intrigante vem do folclore nórdico. A composição dos nomes dos dias da semana em inglês é associada a deuses em diferentes culturas. Para os nórdicos sexta-feira (friday), homenageia Freya, a deusa do casamento e da fertilidade.
Antes da chegada do cristianismo, a sexta-feira era considerada um dia de boa sorte para os povos pré-cristãos, especialmente para casamentos, devido à sua associação tradicional com o amor, a fertilidade e a deusa. No entanto, com a expansão do cristianismo, essa crença se transformou. A deusa do sexto dia, Freya, juntamente com seu animal sagrado, o gato, foi reinterpretada como uma bruxa no folclore pós-pagão, e a sexta-feira passou a ser associada a práticas maldosas.
O folclore escandinavo indica que as bruxas do Norte costumavam a se reunir em cemitérios durante noites de lua cheia, geralmente nas sextas-feiras. Aí nasceu a lenda de que em uma dessas ocasiões, Freya desceu do seu santuário nas montanhas e compareceu diante do grupo de bruxas, que na época era composto por apenas 12 integrantes. Freya presenteou o grupo com um dos seus gatos, que passou a fazer parte do clã, e desde então, por tradição, o grupo se manteve com exatamente 13 integrantes, a deusa e os gatos passaram a ser associados à tais práticas.
Outra versão dá conta de que os católicos pregavam a todos os pagãos convertidos a ideia de que Freya estava em busca de vingança por ter perdido devotos. Para isso ela se unia ao próprio diabo e mais 11 bruxas para rogar pragas aos novos cristãos. Temerosos, os novos convertidos passavam a ignorar e maldizer a deusa, bem como todas as divindades femininas, e também o número 13.
Obviamente, uma data tão significativa possui bem mais de uma versão, mas essa narrativa mítica e a associação de Freya com o número 13 acabaram se enraizando nas superstições e no folclore, contribuindo para a crença generalizada de que a Sexta-feira 13 é um dia de má sorte. E muita gente evita realizar atividades significativas nesse dia, temendo que o azar possa se abater sobre si.
Embora seja uma crença baseada em mitos e tradições antigas, com várias explicações em relação a sua origem, a Sexta-feira 13 continua a ser um fenômeno culturalmente relevante em muitas partes do mundo. Aproveite a sua.
Encontrou algum erro? Informe aqui
A Maldição do Natal
Um conto de Natal...