Blog dos Espíritos

Terra – planeta de provas e expiações

04/11/2024 09:47 - por Rosane Sacilotto sacilottorosane @gmai.com

Muitas moradas na casa do Pai

No capítulo III de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, vamos encontrar as explicações do Espíritos Superiores da Codificação Espírita, especialmente Santo Agostinho, sobre a conhecida citação de Jesus que nos diz: “Há muitas moradas na casa de meu Pai”. A casa do Pai referida pelo Mestre é o Universo, composto por seus diferentes mundos, cada qual em sua categoria, pois sabemos que podem ser divididos em mundos inferiores, de provas e expiações, de regeneração, felizes e, por fim, celestes. Esses diferentes mundos oferecem aos espíritos reencarnantes as experiências que lhe são necessárias, de acordo com o estágio evolutivo em que se encontram.

De acordo com o nível de evolução de cada Espírito, ele habitará uma morada para evoluir mais. Cada mundo tem um grau evolutivo, dependendo de seus habitantes. Os Espíritos que passam reencarnações em um mundo não estão ligados a ele para infinidade de suas vidas. Quando atingem certo grau de evolução necessário, passam para um mundo mais avançado. A Terra é um planeta de provas e expiações, nossa morada atual. Então, nos deteremos em conhecer um pouco mais sobre as instruções do Espíritos superiores sobre essa categoria de mundo.

Mundos de provas e expiações

“Que vos direi dos mundos de expiações que já não saibais, pois basta observeis o em que habitais? A superioridade da inteligência, em grande número dos seus habitantes, indica que a Terra não é um mundo primitivo, destinado à encarnação dos Espíritos que acabaram de sair das mãos do Criador. As qualidades inatas que eles trazem consigo constituem a prova de que já viveram e realizaram certo progresso. Mas, também, os numerosos vícios a que se mostram propensos constituem o índice de grande imperfeição moral. Por isso os colocou Deus num mundo ingrato, para expiarem aí suas faltas, mediante penoso trabalho e misérias da vida, até que hajam merecido ascender a um planeta mais ditoso”. (Santo Agostinho, O Evangelho Segundo o Espiritismo).

Nos planetas e provas e expiações o mal ainda predomina sobre o bem, os habitantes que aqui estão já viveram certo progresso, porém ainda carregam numerosos vícios de imperfeição moral. Habitamos esse mundo, para expiar nossos erros, por meio de um trabalho penoso e das misérias da vida, ainda suscetíveis às doenças, às dificuldades e às dores que nos permitem expiar nossas dívidas. No entanto, nem todos os Espíritos que estão na Terra estão em expiação. Há alguns mais inferiores, que estão aqui para aprender no contato com Espíritos mais avançados. São, por exemplo, as raças mais primitivas e selvagens da Terra. Há também aqueles Espíritos missionários, que aqui reencarnam em importantes missões, auxiliando na evolução moral do Planeta e de seus habitantes.

A diferença entre provas e expiações é que provas são obstáculos, testes, que impulsionam o Espírito para outro estágio de evolução, sempre progredindo. Elas existem até nos mundos superiores, já que são desafios para a evolução dos Espíritos. Já expiações são resultados de faltas que foram cometidas pelo Espírito em vidas anteriores. Elas nos são impostas pelo uso errado do livre-arbítrio.

Ainda considerando as instruções do Espíritos sobre o nosso Planeta: “A Terra, conseguintemente, oferece um dos tipos de mundos expiatórios, cuja variedade é infinita, mas revelando todos, como caráter comum, o servirem de lugar de exílio para Espíritos rebeldes à lei de Deus. Esses Espíritos têm aí de lutar, ao mesmo tempo, com a perversidade dos homens e com a inclemência da natureza, duplo e árduo trabalho que simultaneamente desenvolve as qualidades do coração e as da inteligência. É assim que Deus, em sua bondade, faz que o próprio castigo redunde em proveito do progresso do Espírito”.

Lei de Progresso e a regeneração

Segundo a Lei de Progresso, sabemos que até os diferentes mundos evoluem para estágios mais avançados. A progressão dos mundos é o processo que todos os mundos passam para atingir outros graus de evolução. Os mundos progridem materialmente e, principalmente, moralmente, através de níveis imperceptíveis, que a cada geração oferece aos seus habitantes um lugar mais agradável, avançando no caminho do progresso. A Terra, segundo tal lei, esteve materialmente e moralmente em um estágio inferior ao de hoje. Futuramente ela atingirá um grau mais avançado, tornando-se um planeta de regeneração.

A Terra chegou a um de seus períodos de transformação e, como dito no Evangelho Segundo o Espiritismo, vai passar de um mundo de provas e expiações para um mundo de regeneração. Para tal, nós, que aqui nos encontramos, precisamos também fazer a nossa parte em evolução para que possamos auxiliar esse período de transição e acompanhar nosso Planeta rumo a um mundo novo, regenerado, onde o mal não mais predominará, dando lugar ao bem, ao belo e a vida em fraternidade e união universal.

KARDEC, Allan. “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
18/11/2024 09:36

O Cristo Consolador

11/11/2024 09:55

Resignação e resiliência

28/10/2024 09:05

A reencarnação

21/10/2024 09:17

Os 12 apóstolos

07/10/2024 09:31

Aprender e auxiliar

30/09/2024 09:36

Jesus nos corações

16/09/2024 10:54

Viva a vida, seja vida

09/09/2024 09:26

As virtudes: caridade

02/09/2024 09:48

As virtudes: fé