Blog dos Livros
Um farol para os jovens
A personagem-título de “O Diário de Amélia” (109 páginas), mais recente livro da escritora e empreendedora paulista Camila Veloso, compartilha com outras jovens da mesma idade os dramas dessa fase da vida, como a escolha profissional, interesses amorosos e questões familiares. Antenada com o linguajar, as práticas e dilemas dos adolescentes e jovens dessa nova geração, a autora apresenta uma obra que funciona também como guia prático para problemas do mundo adulto e rota de fuga de ambientes tóxicos.
A obra é fruto da Aldeia Literária, iniciativa idealizada pela autora, que fomenta a formação de uma nova geração de escritores, utilizando a “Cohort Learning Method,” uma metodologia à base de mentorias e jornadas coletivas de aprendizado. Os encontros on-line oferecem acompanhamento do processo criativo e conversas com especialistas na área literária. Já passaram pelo processo cerca de 400 pessoas de novembro de 2023 até agora.
Amélia é uma garota recém saída da adolescência que divide o dia a dia com amigos do cursinho pré-vestibular. O livro inicia com o relato da jovem sobre um “crush,” uma paixonite, por um dos rapazes desse grupo. Há, no entanto, uma série de barreiras que impedem o sonho de virar realidade. Entre elas a amiga da protagonista, que está de olho no mesmo carinha, as diferenças sociais entre ambos, Amélia é da classe média baixa, o rapaz é riquíssimo, e ainda, a prática religiosa dos pais de moça que a proíbe de namorar alguém de fora da comunidade a que pertencem.
Movida pelo desejo juvenil de dar passos para fora dessa redoma em que era mantida, a protagonista coloca-se em uma série de situações às quais não tinha sido preparada para lidar e pouco a pouco vai descobrir, com auxílio de amigos que faz nessa jornada, como enfrentar os problemas do mundo real.
Antes de “O Diário de Amélia,” Camila lançou “Traumas de uma Grande Gostosa,” “Cartas ao sol” e “Encontrei um pote com tempo dentro,” todos voltados para o público juvenil, publicados de forma independente. A autora conta que a obra demorou dois anos para ser finalizada pois era preciso encontrar o tom certo para o livro e ao mesmo tempo cuidar dos próprios traumas relacionados às experiências vivenciadas numa educação extremamente rígida. Ainda assim, assume que escreveu uma história divertida, apesar do tema pesado.
Trecho:
“Olho a rua, e todas aquelas pessoas andando, e vivendo seu próprio caos, e talvez a vida de todo mundo seja assim. Ou a de mais alguém, pois, se tenho o apoio de tantas mulheres, se todas elas estavam com as armaduras prontas quando precisei de ajuda, é porque não sou a única.”
(página 65)
FEIRA DE FRANKFURT
A Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, continua a ser o maior e mais importante evento editorial do mundo. Só nos primeiros dias do evento (16 a 18 de outubro), voltados para profissionais do setor, a organização reportou um aumento de nove por cento em relação ao ano anterior em visitantes profissionais, vindos de 131 países. Em sua 76ª. edição, a feira contou com mais de 4,3 mil expositores, o que representa um aumento de 7,5 por cento em comparação a 2023. Um sucesso que se renova a cada ano.
CONCURSO VILA-LABRADOR
Estão abertas até o dia 15 de dezembro as inscrições ao Concurso Literário Vila-Labrador, destinado a revelar e a publicar novos talentos da literatura brasileira. Qualquer pessoa residente no Brasil poderá participar enviando ao site da Livraria da Vila sua obra inédita. As inscrições são gratuitas e o vencedor terá sua obra publicada pela Editora Labrador.
Leituras:
“Quando você vende um livro para alguém, não se trata somente de papel, tinta e cola. Você está vendendo uma vida totalmente nova.”
(Christopher Morley, 5 de maio de 1890/28 de março de 1957, jornalista, novelista, ensaísta e poeta estadunidense).
Destaques:
OS SETE PECADOS CAPITAIS E A BUSCA DA FELICIDADE
Autor: Marcelo Galuppo
O livro apresenta uma provocação ao leitor sobre a natureza humana e sobre os nossos desejos mais profundos, prometendo transformar sua visão sobre a vida e a felicidade. Conforme expõe o autor na obra, todo ser humano deseja a felicidade e, muitas vezes, gula, luxúria, preguiça e os demais pecados capitais parecem ser o caminho mais rápido para alcançá-la. Paradoxalmente, quanto mais nos entregamos a estes vícios, mais distante a felicidade parece estar. Professor e advogado, o autor é o atual presidente da Associação Brasileira de Filosofia do Direito e Filosofia Social.
Editora Citadel. 192 páginas. R$ 64,90.
ÉRAMOS DEUSES
Autor: Rodrigo Goldacker
Em sua mais recente obra, o escritor paulistano Rodrigo Goldacker convida os leitores a uma reflexão profunda sobre a incerteza, controle e as camadas da realidade. O livro parte de uma premissa intrigante: o confronto com a incerteza em um universo onde múltiplas simulações moldam vidas e histórias. O protagonista Ted, incapaz de lidar com a dúvida constante sobre a realidade em que vive, tenta, seu sucesso, alcançar controle absoluto. Por meio da ficção científica, o autor traça uma narrativa que mescla questões existenciais, filosóficas e sociais, conduzindo o leitor a questionar o mundo à sua volta.
183 páginas.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui