CULTURA EM CACHOEIRA
Voluntárias apoiam a história
Arquivo Histórico conta com Jussara Garske e Alba Lindemann
Fundado em 1987, o Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul Carlos Salzano Vieira da Cunha, uma das instituições da Secretaria Municipal de Cultura, é um guardião de diversos documentos que contam a história dos cachoeirenses. A partir do recebimento de uma transferência de acervo de jornais do Museu Municipal Edyr Lima, o local preserva, além de periódicos, mapas antigos da cidade, escrituras do Registro de Imóveis e outros documentos impressos. As encadernações ocupam dezenas de estantes distribuídas na sede do Arquivo, na Rua 7 de Setembro, 350. Estas encadernações são feitas por uma dupla de voluntárias.
Jussara Garske e Alba Daisy Lindemann trabalham juntas desde 2022, em um trabalho minucioso feito duas vezes por semana e que envolve muita atenção, cuidado e dedicação. Em outros tempos, o Arquivo contava com o apoio semanal de uma restauradora que fazia parte do quadro de servidores municipais, mas que hoje não pertence mais ao quadro. O início do trabalho de conservação e restauro data de 1991, quando a professora Iara Valentim fez um curso em Porto Alegre.
De acordo com a pesquisadora e assessora técnica do Arquivo, Mirian Ritzel, antigamente a instituição já promovia oficinas para o aprendizado dos interessados, coordenado por uma equipe que acabou sendo desfeita em razão da aposentadoria dos profissionais. A partir de 2013, Jussara assumiu o setor, e hoje atua voluntariamente, após ter transmitido seu conhecimento para outras pessoas.
ENCADERNAÇÃO DE JORNAIS
“É um trabalho que já foi reconhecido e premiado na cidade. Hoje, se não fosse o trabalho voluntário das duas, não seria possível oferecer os jornais encadernados. A encadernação é fundamental para o acesso do público ao acervo”, afirma Mirian. São feitas três cópias de cada encadernação: uma para o próprio Arquivo, outra que fica disponível para fotocópias e mais uma para o Jornal do Povo, que cede as edições.
POR DENTRO
Como é feita a encadernação dos jornais
- São utilizados materiais como papelão, folha 60 quilos, percalux, linha de costura, pincéis e uma cola especial feita no próprio Arquivo, com matéria-prima adquirida pela Secretaria Municipal de Cultura. “O ideal é que tivessem pessoas que fizessem só a costura dos jornais”, lamenta Jussara.
- Para as encadernações, o tempo precisa estar seco para que o trabalho seja feito, assim como as restaurações.
- A comunidade pode colaborar. Outras pessoas podem aderir ao voluntariado, sob orientação de Jussara Garske. Doações de materiais também são bem-vindas.
ATENÇÃO
Atualmente, as voluntárias trabalham na recuperação de edições de 1888 do jornal Clarim, um dos periódicos que já circularam no município, utilizando um papel especial de fabricação japonesa, doado pela Câmara de Vereadores há alguns anos. O trabalho conta com o apoio da servidora Neiva Köhler.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Militares são orientados sobre o combate a incêndio em Cachoeira do Sul
Instrução foi feita pelo Corpo de Bombeiros
Idosa morre em virtude da dengue
Cidade tem 101 casos confirmados da doença
29º JP na Sala de Aula estreia segunda
Projeto de incentivo à leitura do Jornal do Povo vai chegar para 11.022 estudantes durante o ano de 2025
Estado premia duas escolas de Cachoeira
Antônio Vicente e Ataliba Brum entre as 100 melhores do RS em alfabetização
CAS TEAcolhe foi inaugurado em Cachoeira do Sul
Centro de atendimento especializado às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo
Um processo novo a cada 12 horas na Vara do Trabalho
Foram instauradas 772 ações no ano passado em Cachoeira do Sul
Associação dos Monitores quer valorização da categoria
Servidores teriam reunião com prefeito nesta quinta-feira, mas precisaram desmarcar
Falta de monitores nas escolas segue preocupando mães
De 25 nomeados para o cargo, apenas sete se apresentaram. E para piorar, tem gente pedindo demissão todo mês
Minecraft é a estreia da semana no Cine Via Sete
Filme é baseado em sucesso dos videogames
TNSG e taxistas estudam reajuste
Último aumento do ônibus foi em janeiro de 2024
Vacinação contra a gripe abre segunda
Sete postos terão a vacina