Blog do Português
A expressão É QUE
Na linguagem do dia a dia e, consequentemente, em textos menos elaborados, é bastante comum enfatizar um termo da oração com a expressão denotativa é que.
João é que resolveu o problema.
É importante dizer que a expressão em estudo não exerce função sintática alguma e que só é empregada para dar realce ao sujeito João, ou seja, “ele é o cara”, pois resolveu o problema, já que ninguém mais o fez. Ela pode ser eliminada da frase sem que haja prejuízo para a afirmativa: João resolveu o problema.
Entretanto, se o usuário fizer questão de usá-la, deverá seguir normas de concordância, que comentamos abaixo:
1. São esses alunos que resolveram aqueles exercícios difíceis. (Concordância com o sujeito esses alunos)
2. É em questões difíceis que se conhecem os alunos habilidosos. (Invariável, pois não enfatiza nem o sujeito nem o objeto direto)
Outras observações:
3. Com muita habilidade, João resolveu o problema. / É com muita habilidade que João resolveu o problema. (Sem a vírgula que separa a circunstância colocada no início da frase – com muita habilidade – quando se emprega a expressão é que).
4. Foi naquele momento que João resolveu o problema. (O verbo ser da expressão pode ser flexionado em qualquer tempo verbal – era, será, seria etc).
Encontrou algum erro? Informe aqui