Blog do Cinema (antigo)
A Ligação (2020)
Entrou no catálogo da Netflix semana passada o ótimo suspense coreano A Ligação (Call, 2020), um filme que aborda viagem no tempo e as consequências dos nossos atos no futuro da vida de outras pessoas. Com toques de outros filmes no mesmo tema, como Alta Frequência (Frequency, 2000) e Efeito Borboleta (The Butterfly Effect, 2004), A Ligação puxa a história mais para o sombrio, o corromper de caráter de uma pessoa que tem o poder de mudar o destino de outros para manter o seu em ordem. O filme se passa em duas épocas diferentes (1999 e 2019), com duas personagens ligadas por um telefone, uma amizade que poderia ter dado certo se não fosse as duas décadas que separam as mulheres e suas vidas.
O Filme
Seo-yeon é uma jovem que perdeu o pai ainda criança que volta para sua antiga casa para ajudar a mãe que está hospitalizada. Na antiga residência da família, ela recebe um telefonema estranho de uma jovem chamada Young-sook, dizendo “minha mãe vai me matar! ” e pensa ser um trote. Após outras ligações, as duas começam a conversar e descobrem um fato que vai alterar para sempre suas vidas: Seo-yeon está em 2019, enquanto Young-sook está vivendo em 1999.
Vinte anos separam as duas amigas. Com essa nova informação, Seo-yeon atualiza a amiga do passado sobre as grandes novidades tecnológicas do mundo moderno, até que uma ideia toma forma: Young-sook se oferece para salvar o pai de Seo-yeon, que morrerá em um incêndio nos próximos dias. Quando acorda no dia seguinte, Seo-yeon encontra uma casa completamente diferente e a mãe e o pai no jardim, vivos e saudáveis.
Logo ela liga para Young-sook para agradecer e descobre que mais uma vez a amiga foi espancada pela madrasta, que pensa que a enteada está possuída por um espírito maligno. Pesquisando na internet, Seo-yeon descobre que a Young-sook será assassinada pela madrasta em um ritual de exorcismo nos próximos dias. Agora é sua vez de retribuir a ajuda da amiga e tentar mudar o passado, já que o futuro está em ordem.
Loucura
Com a tensão aumentando a cada ato, o filme nos deixa nervosos e ansiosos por um desfecho que agrade, mas quanto mais o passado é alterado, mais o futuro vira um caos e ficamos duvidando de que a coisa vá dar certo. Sabendo que será assassinada pela madrasta, Young-sook decide tomar as rédeas de sua vida e se defender, cometendo um crime, onde será condenada à prisão perpétua.
Disposta a tudo para impedir de ser descoberta pela polícia, Young-sook, em 1999, usa o futuro de Seo-yeon como chantagem para a amiga lhe dar todos os detalhes do caso da investigação, que vão se alterando à medida que a psicopata desperta do passado vai se livrando das provas e pessoas ao redor.
Em 2019, Seo-yeon vê sua vida sendo destroçada, notícias de mais e mais mortes em 1999, e o pior: não pode desligar o telefone, pois em 1999, Young-sook tem um ás na manga: a pequena Seo-yeon, com apenas sete anos, como refém. Qualquer palavra errada e o futuro pode desaparecer.
Conclusão
Nesse clima é que A Ligação faz com que o telespectador fique preso à tela, em alguns momentos prendendo a respiração para não atrapalhar os planos das protagonistas. É esse tipo de suspense que eu gosto: que te prende e ao mesmo tempo lhe faz refletir sobre algumas coisas, em como nunca é tarde para construir um novo futuro.
A Ligação agradou bastante a crítica e para mim é um dos melhores filmes do ano. Uma surpresa boa e que infelizmente teve um lançamento apagado, além do fato do filme ser oriental e muita gente não curtir filmes não americanos. Mas volto a repetir: quer se sentir tenso e não desgrudar os olhos da tela? Assista A Ligação!
Trailers
Além de assistir, divulgue para que seus amigos também conheçam essa maravilha de filme. É o tipo de trama que é ótima para ser discutida em uma roda de amigos, sobre viagens no tempo, destino e carma.
Olhe e tire suas conclusões, reavalie suas escolhas e veja onde você pode melhorar para que daqui a vinte anos não seja preciso olhar para trás e dizer: eu deveria ter feito diferente!
Fique com os trailers e até quinta que vem! Bom fim de semana e bom filme.
Trailer legendado: https://www.youtube.com/watch?v=fYMOqt7KUsI
Trailer dublado: https://www.youtube.com/watch?v=B0GviWyq4UU
Encontrou algum erro? Informe aqui