Blog do Cinema (antigo)
A Maldição Do Espelho (2019)
Cinemas voltando aos poucos, com restrições devido a pandemia, mas já é possível curtir um bom filme na telona. Muitos filmes tiveram suas estreias adiadas para 2021, outros ficaram atrasados. É o caso de A Maldição Do Espelho, terror russo de 2019 que iria estrear em março, mas ficou prejudicado pelo fechamento dos cinemas. Em alguns estados ele chegou a ter algumas sessões, mas por ter que interromper as apresentações, A Maldição Do Espelho está de volta em algumas salas no país, inclusive aqui em Cachoeira Do Sul.
O filme demonstra o quanto o cinema não americano está progredindo, e a Rússia é um dos países que tem feito grandes produções de ficção-científica e guerra. Agora eles estão apostando no terror. A Maldição Do Espelho é o segundo filme de lá a apostar na lenda urbana da Rainha De Espadas, um fantasma preso em outra dimensão que ao ser invocada, usa um espelho como portal para entrar no mundo dos vivos e saciar sua sede de sangue e almas.
A primeira aparição
Embora A Maldição Do Espelho não seja uma continuação de A Dama Do Espelho: O Ritual das Trevas, também um filme russo feito em 2015, é necessário conhecer um pouco da história do espirito da Rainha De Espadas.
Diz a lenda que se você desenhar uma porta e uma escada com degraus descendentes em um espelho, um portal para o mundo espiritual se abre. Depois basta acender uma vela, invocar a Rainha De Espadas três vezes na frente do tal espelho, e fazer seus pedidos. Os pedidos são sempre atendidos, mas de maneiras jamais imaginadas pelo invocador.
É como naquela antiga história da mãe que rezava que o filho voltasse logo da guerra, e no segundo dia ele voltou, em um caixão, mas voltou. Sabendo dessa lenda, quatro adolescentes sem um pingo de inteligência, resolvem fazer a invocação por brincadeira. Com o passar dos dias, um deles morre de um súbito ataque cardíaco e os outros começam a ter visões de uma mulher de preto nos espelhos.
Como é comum, um a um eles são caçados pela Rainha De Espadas e precisam encontrar um meio de acabar com seu ataque e mandá-la de volta para o outro mundo. Basicamente, essa é a trama do primeiro filme onde a Rainha De Espadas aparece, e pouco é explicado a respeito dela, deixando o filme um pouco confuso.
A maldição
Já em A Maldição Do Espelho, segundo filme a aproveitar a lenda da Rainha de Espadas, é mais original, mesmo que no começa pareça que vai ser mais do mesmo. Os clichês são inevitáveis, mas todo o tipo de sustos e efeitos já foram usados em filmes do gênero, ficando pouca coisa nova para se mostrar.
Dessa vez, Olya e Artyon, dois irmãos que perderam a mãe em um acidente, vão parar em um colégio interno até que ela complete a maior idade e possa se tornar guardiã legal do meio-irmão. Lá, a menina faz amizades com outros jovens e prefere não ter mais contato com o irmão, deixando-o por conta própria na escola.
Assim que Artyon começa a ter visões com a mãe, e foge para uma área abandonada da escola, Olya e os amigos resolvem ir atrás da criança, e nesse local encontram uma sala antiga com um espelho enorme, com uma porta com escadas desenhada nele.
Um dos jovens conta a lenda da Rainha De Espadas e os amigos resolvem experimentar. Depois do ritual inicial das velas, eles fazem pedidos bobos, como parar de comer, que a madrasta morra, ficar milionário ou ser beijada por um professor. Eles voltam para seus quartos, mas Artyon fica para trás e faz seu pedido para a Rainha De Espadas, e é aí que os problemas da turma começam.
Origens
Diferente do original de 2015, A Maldição Do Espelho vai mais a fundo na história da mulher que virou a Rainha De Espadas, numa época de caça ás bruxas, onde ficou presa no mundo dos espelhos, esperando ser invocada para terminar algo que começou no século anterior.
Ao descobrir que a mulher de preto está realizando os pedidos, mas causando mortes por consequência dos mesmos, eles precisam descobrir como parar a maldição, mas não imaginam que ela tem outros planos para Artyon, o menino que só quer encontrar a mãe.
Desacreditados pelos professores e outros adultos, e vendo acidentes, mortes e coisas estranhas acontecerem, eles decidem investigar por conta própria como surgiu a lenda, e a história fica ainda mais assustadora.
A Maldição Do Espelho não inova em nada os efeitos especiais, fazendo uso mais de um cenário escuro, reflexos, sombras e barulhos para assustar e deixar o clima bem gótico. O elenco é bem aproveitado, e os personagens não são tão ignorantes como a maioria em filmes de terror.
Logo eles percebem que fizeram algo errado e já começam a tentar consertar esse erro. É um filme bom, com alguns momentos que lembram o antigo O Mestre Dos Desejos (1997), misturado com Mama (2013), mas isso não estraga o filme, ao contrário, deixa-o mais atrativo, pois eu curti muito esses dois citados.
Vale a pena?
Sim, eu diria que vale cada minuto, e o filme é bem curto, com cerca 80 minutos de duração, que passam voando, justamente por não ter aquela enrolação que outros tem, e o final indica uma possível sequência, que deve fechar a trilogia.
O filme é tão interessante, e fez tanto sucesso na Rússia, que já está sendo feito um remake canadense com estreia prevista para 2021.
Aproveite que o filme está em cartaz nos cinemas e assista! É um ótimo passatempo para matar a saudade do escurinho do cinema. Assista o trailer e bom filme!
Trailer dublado: https://www.youtube.com/watch?v=vAkC87dOOQE
Trailer legendado: https://www.youtube.com/watch?v=cACTN7kYOc4
Encontrou algum erro? Informe aqui