Blog do Português
A palavra POSSÍVEL
A palavra possível fica invariável nas expressões o mais e o menos possível, casos em que o mais e o menos incidem sobre um adjetivo. Não importa a posição do adjetivo ou até mesmo se ele está no plural. Assim:
1. Quero um carro o mais econômico possível.
2. Quero um carro econômico o mais possível.
3. Quero um carro o mais possível econômico.
4. Vestia roupas o menos coloridas possível.
5. Vestia roupas coloridaso menos possível.
6. Vestia roupas o menos possível coloridas.
Encontrou algum erro? Informe aqui
MESTRE
Lecino Ferreira em 10/11/2017 às 15h41Obrigado pela resposta e pela atenção aos teus leitores.
RESPOSTA AO PAULO SÉRGIO
Magda Elisabete Scotta Hentschke em 10/11/2017 às 13h25Paulo, não considero, na tua frase, a oposição possível/impossível. Quando pedes que o teste seja providenciado o mais breve possível, não só estás solicitando que haja encaminhamento rápido de teu pedido, mas também que o outro te dê uma resposta rápida. Tu sabes que o solicitado tem outros pedidos a cumprir, mas queres especial atenção ao teu. Não considero, portanto a palavra possível expletiva. Fiz-me entender? Obrigada pela pergunta.
RESPOSTA AO LECINO
Magda Elisabete Scotta Hentschke em 10/11/2017 às 13h25A virgula entre Agora e é está correta, porque a circunstância de tempo foi deslocada para o início da frase quando, na verdade, seu lugar original, considerando a ordem direta, é no final da frase. Por outro lado, como a frase e a circunstância são curtas, não há obrigatoriedade de usá-la. Quanto às reticências, só vejo diferença na significação, pois ela remete a uma pausa. Prefiro a frase sem vírgula: AGORA É AVANÇAR, tua segunda opção
Professora MAGDA
Lecino Ferreira em 10/11/2017 às 08h15Agorinha mesmo o Michel Temer lançou o "slogan": AGORA, É AVANÇAR. Ou melhor digitando: AGORA, (vírgula) É AVANÇAR. Está correto essa vírgula antes desse VERBO? Eu escreveria assim: AGORA...É AVANÇAR. ou AGORA É AVANÇAR. Socorro mestre!!!
A palavra possível também pode ser uma partícula expletiva?
Paulo Sérgio Pereira em 08/11/2017 às 09h13Exemplifico, na oração: - favor providenciar o teste para o mais breve possível! Ora, se estou pedindo para o mais breve, logicamente que nem penso no impossível, correto? Penso que poderia encerrar assim: - favor providenciar o teste para o mais breve! Qual a sua compreensão sobre o tema? Professora Magda, obrigado pela atenção. Com as melhores saudações. Paulo Sérgio Pereira