Blog do Cinema (antigo)
Abaixo De Zero (2020)
Abaixo De Zero (Bajocero, 2021) foi um dos primeiros filmes da safra 2021 da Netflix, vindo direto da Espanha, assim como grande parte dos sucessos da plataforma. A Espanha vem se destacando, como sempre digo, em séries e filmes no mundo todo graças a Netflix, e com Abaixo De Zero, eles ganham mais um ponto! O primeiro longa do diretor Lluís Quílez é uma mistura de ação com terror, mas o ponto alto é a tensão e o suspense assim que os veículos ganham a estrada. O ator Javier Gutiérrez, famoso na Espanha, e conhecido por aqui pelo ótimo papel do sociopata em A Casa (Hogar, 2020), também um exclusivo da Netflix, está ótimo no papel do policial que luta pela sua vida e para cumprir a lei. O filme é um prato cheio para qualquer telespectador.
O Filme
O filme já começa com um misterioso homem perseguindo um rapaz numa noite chuvosa, terminando em uma tragédia. Pulamos então para a chegada de Martín ao novo trabalho e descobrindo que será responsável pela transferência dos presos durante a noite. Ele e o novo colega dirigem um ônibus com prisioneiros, escoltados por uma viatura numa noite fria e silenciosa. No meio do caminho, a viatura desaparece na neblina e o ônibus é obrigado a parar. Um dos agente vai verificar o que aconteceu e descobre da pior forma que há um atirador escondido no meio da escura floresta que cerca a estrada. Enquanto Martín está preso no ônibus blindado com os condenados, o homem misterioso lá fora quer de qualquer maneira que eles saiam do veículo.
A única chave que abre o ônibus está com Martin, os prisioneiros conseguiram se soltar, sair do ônibus é levar um tiro na certa e ficar no ônibus é só uma questão de tempo para que os ânimos exaltados virem uma bomba relógio. No meio de tudo isso, a temperatura começa a cair. Martín e os prisioneiros não tem opções de dentro de um veículo isolado, e lá fora o atirador também não tem opções a não ser esperar que eles saiam, e para isso resolver dar uma ajuda, tentando de todas as maneiras encurralar os homens protegidos pelo veículo para que eles saiam. É uma questão de tempo, de tomar boas decisões, de ser inteligente. É uma questão de vida ou morte.
Ética
Martín tem uma postura ética em sua profissão, diferente dos colegas. Ele sempre agiu de acordo com a lei, mesmo que isso significasse tratar bem até mesmo os prisioneiros. Numa situação de perigo, vemos que a convivência forçada, mesmo que por minutos, e com a vida em risco, alianças podem ser formadas, mas a ética de um homem permanece. Martín luta com todas as forças não só para salvar sua vida, mas para proteger também os prisioneiros, mesmo que estes sejam agressivos e estejam mais preocupados em salvar a própria pele ou aproveitar a situação para fugir.
Entre traficantes, ladrões e assassinos, Martín precisa, sozinho, dar conta de três ameaças: os prisioneiros, o homem misterioso, e a temperatura congelante. Reviravoltas, acidentes, brigas, amizades e segredos vão sendo revelados e mudando nosso julgamento de tempos em tempos. Simpatizamos por alguns personagens, logo odiamos eles, em seguida voltamos a gostar para depois desejarmos que ele morra. Essa é a grande sacada do filme: você não sabe quem presta e quem não presta, você não sabe para quem torcer. O mocinho pode virar vilão, o vilão pode virar aliado, o assassino pode ser herói, o ladrão pode ser mais humano que o policial, e assim nossa “ética mental” vai mudando e percebemos como é fácil julgar os outros por pouca coisa, e percebemos, atônitos, como é ainda mais fácil errarmos nosso julgamento.
Refletir sobre isso é uma coisa que deveria ser feito por todos, independentemente de olhar ou não o filme. Não se pode condenar ninguém sem saber toda a história, e mesmo assim, não cabe a nós condenar nada, a menos que você seja um juiz.
Finalizando
Abaixo De Zero mostra a eterna luta entre a vingança e a justiça, e o pequeno elo que separa uma da outra. Por um lado, nossa razão luta para falar que o que está acontecendo é errado, mas nossa emoção, sabendo do segredo final, nos diz que faríamos o mesmo se tivéssemos oportunidade (quem não pensar nisso, está mentindo!). O filme é cheio de situações que deixariam qualquer um sem saída, mas que no caso deles, precisam pensar rápido, agir de algum jeito, pois o preço a pagar pela dúvida é a própria vida.
Espero que curta o filme tanto quanto eu curti e me diverti. Se gostar e quiser bater um papo sobre o mesmo no meu grupo Cine Clube Patrick no Facebook (https://www.facebook.com/groups/221933446146985), ou na página O Mundo Anda Muito Louco (https://www.facebook.com/patrickprade666) esteja à vontade. Até semana que vem e boa adrenalina!
Trailer legendado: https://www.youtube.com/watch?v=5yjd51QFaqI
Trailer dublado: https://www.youtube.com/watch?v=KplaWcFyrYU
Encontrou algum erro? Informe aqui