Bichos, longe de uma alimentação adequada, aguardam a remoção para o Cempra
Animais sofrem na Acapa
170 CÃES E GATOS
Mesmo que diversos alertas tenham sido emitidos para que a população pare de deixar animais na Associação Cachoeirense de Proteção Animal (Acapa), no Bairro Tibiriçá, o abandono continua acontecendo. A cena de pessoas que largam cães e gatos no local e vão embora sem olhar para trás é registrada quase que diariamente, o que agrava a situação da escassez de alimentos.
De acordo com o caseiro Paulo Renato Gulart, voluntário da Acapa há quatro anos, hoje são cerca de 170 animais que ainda aguardam a remoção para o Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra) ou serem adotados. Ele calcula que são necessários 50 quilos de ração diariamente para alimentá-los, o que nem sempre existe no local. Na tarde de ontem os sacos do produto estavam vazios em uma carcaça de geladeira usada como armário, fazendo com que a alimentação dos animais esteja longe de ser a adequada como poderia ser se fossem adotados.
Carcaça de geladeira usada como armário na Acapa: estoque zerado de ração para os animais
DESPROPORCIONALIDADE
Desde que a presidenta da Acapa, Lúcia Severo, foi contratada pela Prefeitura para trabalhar no Cempra, a situação piorou na Acapa. Mesmo com a entrega semanal feita pela Prefeitura de cinco sacos de 25 quilos de ração, a desproporcionalidade continua sendo notória, já que as doações não são suficientes devido à grande quantidade de cães e gatos que continuam sendo deixados no local.
“Somos orientados a não pegar mais animais de rua, mas nem sempre eu vejo quando abandonam aqui na frente. Quando isso acontece, eu não posso deixá-los desamparados”, comenta Gulart, que abdicou da profissão de artesão para cuidar dos animais da Acapa. “As adoções são poucas perto da quantidade de animais que são deixados aqui. A luta é diária para conseguir alimentar todos eles. Mesmo assim, os animais estão sendo alimentados com algumas pequenas doações que continuam acontecendo”, completa.
Remoção para o Cempra
Para amenizar o problema, a Secretaria de Meio Ambiente está em fase de conclusão de 22 novas baias no Cempra, onde hoje estão 162 cachorros que foram retirados da Acapa. A construção iniciou em junho, com recursos e mão de obra de servidores da Prefeitura, mas está longe de resolver o problema da Acapa. De acordo com Edson das Neves Júnior, secretário da pasta, a remoção de mais alguns animais deve começar em 20 a 30 dias.
A última remessa aconteceu há cerca de três meses, quando 70 cachorros foram transferidos para o novo ambiente. De março até o momento, somente 26 adoções foram feitas. “Queremos terminar esses 22 canis em até um mês, quando então os cachorros serão transferidos aos poucos, para adaptação”, disse Júnior. “Neste momento a prioridade são os cachorros. Mais adiante levaremos também os gatos”, conclui.
>> PARA SABER MAIS
Cempra hoje
* O Cempra abriga hoje 162 cachorros
* Lúcia Severo, presidenta da Acapa, trabalha diariamente no Cempra das 12h às 19h. Ela foi contratada com um salário de R$ 2.309,30 ao mês
* Além dela, mais dois tratadores tomam conta do local, sendo que um fica pela manhã e outro à tarde, garantindo que sempre existam duas pessoas nos horários de tratamento dos animais
* O local também conta com dois vigias, que se revezam nas 24 horas do dia ajudando na segurança
* A prioridade do Cempra hoje é terminar a construção de 22 novas baias para a remoção dos cachorros da Acapa
* Para tanto estão sendo utilizados recursos oriundos da Prefeitura, como madeiras, coberturas e materiais para as demais instalações, bem como a mão de obra
* Quanto à construção do ambulatório para os animais, um prédio que já existia no local está sendo adaptado com material doado pela Associação Pelo Amigo, com mão de obra também de servidores da Prefeitura
* A previsão é de que nos próximos 30 dias comece novamente a remoção de animais, que passarão individualmente por um período de adaptação
>> RAIO-X
Acapa hoje
* Os cuidados dos animais da Acapa hoje são feitos por três pessoas: Paulo Renato Gulart, Elizabeth da Luz e Lúcia Severo, que divide as horas do dia entre a associação e o Cempra desde abril, quando ganhou um cargo em comissão da Prefeitura.
* Como os responsáveis estão sempre envolvidos com a manutenção e a limpeza do local, quase nunca é visto quando os animais são abandonados. Por este motivo não foi possível saber o número exato de cães e gatos que ainda permanecem na Acapa.
* Hoje, além da necessidade de doação de alimentos, a associação também precisa de jornais velhos, para manter a higiene dos canis.
* Para adotar um dos animais ou ajudar a Acapa o telefone para contato é (51) 9523-0849.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Pobres bichos!
Waldívia Toledo em 29/07/2016 às 09h15A melhor ajuda que o povo de Cachoeira pode dar é adotar esses animais! Levar para o Cempra é apenas transferir de lugar o problema. Se cada um fizesse a sua parte, castrando e mantendo seus animais DENTRO de seus pátios, não seria necessário a existência da Acapa! Mas a irresponsabilidade faz com que as crias indesejadas sejam despejadas nas ruas, praças, beira de estradas e em frente as residências particulares! O governo deveria oferecer a castração a baixo custo, obrigatória,mas criar normas,fiscalizar e multar quem continuar permitindo a reprodução desenfreada de animais domésticos nesta cidade.
Sábado dos melhores do ano
56º Jantar dos Destaques terá 34 homenageados pelo que fizeram em 2024
Dandaras e Zumbis de Cachoeira
Compppir homenageia 6 negras e 6 negros de destaque este ano
Câmara vai ter horário especial de funcionamento no final do ano
Vésperas de Natal e Ano Novo não terão expediente
Sábado com salva-vidas para cuidar da Praia Nova
Abertura da temporada ainda não tem data definida
Prefeitura fecha nesta sexta-feira e volta apenas depois do Natal
Segunda e terça-feira será ponto facultativo
Natal Solidário do Botafogo será domingo à tarde
Clube conta com o apoio da comunidade para a festa
Nilton Santos diário na GVC
Advogado e escritor agora completa a dupla com o âncora Julio Mahfus
Antônio Vicente com indicação
Descumprimento de regras previstas no edital impugnaram a eleição na escola
CTG Os Gaudérios quer a Força A no Enart
Invernada adulta tem novo coordenador
Mufasa, o Rei Leão, é atração no Cine Via Sete
Serão três sessões diárias no cine do shopping