Assista ao vídeo gravado pelo prefeito e leia na íntegra o pronunciamento feito na manhã desta quarta-feira
Após declarações de Bolsonaro, Ghignatti reforça recomendações de isolamento
Pandemia covid-19
O prefeito Sérgio Ghignatti se pronunciou na manhã desta quarta-feira reforçando que manterá todas recomendações de isolamento adotadas para prevenir o coronavírus. A manifestação foi feita através de um vídeo gravado por sua assessoria do gabinete da Prefeitura de Cachoeira do Sul como forma de rebater as declarações do presidente Jair Bolsonaro, feitas em rede nacional na terça-feira. Leia, na íntegra, o que disse GG e também o discurso de Bolsonaro. .
Quem manda em Cachoeira é o prefeito
"Bom dia, cachoeirenses e todos aqueles que estão me assistindo. Faço esse pronunciamento rápido, mas só para dizer que em Cachoeira do Sul quem manda é o prefeito. E o prefeito já disse e várias vezes que é fundamental o isolamento social. Significa: nós temos que ficar em casa. Agora vai falar o médico, todas as medidas que estamos tomando no município, é sempre junto com as associações médicas que estão nos repassando os cuidados fundamentais para evitarmos o coronavírus. E nós vamos continuar. Esperamos que vocês passem este vídeo a todos os outros para que eles digam e ajudem a convencer as pessoas a ficarem em casa. Vamos seguir com nossas medidas duras, porém necessárias".
Contrariedade a Bolsonaro
"Nós não estamos conforme o pronunciamento que ontem o nosso presidente alastrou em rede nacional de televisão. Vamos continuar com as medidas preconizadas pela Associação Médica Brasileira, vamos continuar assistindo a todas as notícias que podem nos chegar através dos infectologistas, os médicos que entendem de contágio. Contem comigo, o prefeito está com vocês e tenho certeza absoluta que vão obedecer às normas do prefeito de Cachoeira".
Trechos do discurso de Bolsonaro
"Nosso ministro da Saúde reuniu-se com quase todos os secretários de Saúde dos estados para que o planejamento estratégico de combate ao vírus fosse construído e, desde então, o doutor Henrique Mandetta vem desempenhando um excelente trabalho de esclarecimento e preparação do SUS para atendimento de possíveis vítimas.
Mas, o que tínhamos que conter naquele momento era o pânico, a histeria. E, ao mesmo tempo, traçar a estratégia para salvar vidas e evitar o desemprego em massa. Assim fizemos, quase contra tudo e contra todos. Grande parte dos meios de comunicação foram na contramão. Espalharam exatamente a sensação de pavor, tendo como carro chefe o anúncio de um grande número de vítimas na Itália, um país com grande número de idosos e com um clima totalmente diferente do nosso. Um cenário perfeito, potencializado pela mídia, para que uma verdadeira histeria se espalha-se pelo nosso país....
O sustento das famílias deve ser preservado. Devemos, sim, voltar à normalidade. Algumas poucas autoridades estaduais e municipais devem abandonar o conceito de terra arrasada, como proibição de transporte, fechamento de comércio e confinamento em massa. O que se passa no mundo tem mostrado que o grupo de risco é o das pessoas acima dos 60 anos. Então, por que fechar escolas? Raros são os casos fatais de pessoas sãs, com menos de 40 anos de idade. 90% de nós não teremos qualquer manifestação caso se contamine. Devemos, sim, é ter extrema preocupação em não transmitir o vírus para os outros, em especial aos nossos queridos pais e avós. Respeitando as orientações do Ministério da Saúde.
No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar, nada sentiria ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha ou resfriadinho, como bem disse aquele conhecido médico daquela conhecida televisão"
Encontrou algum erro? Informe aqui
Economia x precauções exacerbadas,
Delmar Pereira em 26/03/2020 às 15h12''O que REALMENTE VAI MATAR, nessa histeria toda?, o DESEMPREGO, que gera fome, gera violência, gera depressão ou as precauções impostas pelos governantes que exageram na dose''. Quem viver, verá! A gripe comum no ano passado causou 1109 óbitos. 75% deles, mais de 800 casos, eram H1N1, já a Pandemia recente da Tuberculose matou 1,5 milhões de pessoas com exemplo, sem falar em outras doenças que também são agressivas e podem levar a morte (conforme a revista exame). Com vidas não devemos brincar, mas cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém como diz um proverbio popular. REMÉDIO EM DOSE CAVALAR PODE MATAR OS PACIENTES! Para confirmação, consulte o seu médico. Leiam mais e tirem suas próprias conclusões em: https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/19534/terror-sera-a-quebra-em-massa-de-pequenas-e-medias-empresas
Certo
Gilberto Mauro Scopel de Morais em 26/03/2020 às 08h55O prefeito está certo. Suas recomendações são corretas e está usando da sua autoridade com todo o conhecimento e responsabilidade que seu cargo exige.
A faixa de risco dos idosos e a histeria coletiva
Jorge Antonio Alves de Almeida em 25/03/2020 às 17h25Em 2009, o atual prefeito, também ocupava o cargo de prefeito e por ocasião da H1N1, não decretou quarentena e nem fechamento do comércio. Apenas foram tomadas medidas essenciais de informação aos idosos para evitarem de contrair a gripe e o virus de então. O Presidente da republica era o então homem mais honesto do mundo, o lula que tomou medidas para resguardar os idosos e deu certo. Foram infectados na época 51 mil e morreram 2.100 brasileiros, a maioria de idosos. Hoje, segundo as maiores autoridade de infectologia do país, Vlademir Cantarelli e Cesar Victor, o corona virus é semelhante ao h1n1 e pode trazer a morte de idosos já com doenças diversas, principalmente pulmonares. Todos de quarentena e fechamento das industrias e ai vamos ver os cidadãos no supermercado,pegando nos carrinhos e nas sacolas, possivelmente infectadas, na fruteira, no restaurante e na lanchonete pegando marmitex, os motoboy entregando mais de 30 encomendas diárias, mas isto não é passível de contaminação, segundo muitos. Ora, este virus esta no país desde o mes de fevereiro e mais de 30% da população já teve contato com o virus chinês, mas não apresentam nenhum sintoma da doenças e alguns mesmo com sintomas, se recuperam rápido. O problema são os idosos já com quadro clinico de doenças respiratórias. Acho que uma quarentena a estes idosos seria necessária, para beneficio deles mesmos. Agora parar as empresas é pensar que, o funcionalismo publico já tem emprego e salários garantidos e o da iniciativa privada, vai sofrer demissões futuras porque a economia vai parar e leva algum tempo para ser retomada. Pior situação é a dos autônomos que trabalham como serviços terceirizados que já não tem dinheiro para comprar o almoço de cada dia. Precisamos separar as decisões profiláticas das decisões políticas que muitos estão tentando fazer no intuito de causar maior desemprego, e caos na economia, unica forma deles serem eleitos e retornarem ao poder. Que a preocupação com o virus exista mas que a preocupação com os futuros empregos e sobrevivência familiar também sejam pesados e analisados nos dias de hoje.
E OS IMPOSTOS???
Carmem Brendler em 25/03/2020 às 14h02O Sr Prefeito poderia, não só fazer campanha política, de dar ordens a população e começar a apresentar medidas práticas, como prorrogação de impostos (IPTU, TAXA DE ALVARÁS e ISS). Se as empresas não produzem, não tem dinheiro para pagar e se pagar em atraso tem multa e juros e ainda vão parar no SPC. Então Sr. Prefeito hora da Prefeitura apresentar a sua parcela de sacrifício.
Posicionamento do Prefeito.
Julio Cesar Modesto da Silva em 25/03/2020 às 11h39Parabéns Prefeito Ghignatti pelo posicionamento forte e firme pensando no bem estar da sua população.
Dandaras e Zumbis de Cachoeira
Compppir homenageia 6 negras e 6 negros de destaque este ano
Sábado dos melhores do ano
56º Jantar dos Destaques terá 34 homenageados pelo que fizeram em 2024
Câmara vai ter horário especial de funcionamento no final do ano
Vésperas de Natal e Ano Novo não terão expediente
Sábado com salva-vidas para cuidar da Praia Nova
Abertura da temporada ainda não tem data definida
Prefeitura fecha nesta sexta-feira e volta apenas depois do Natal
Segunda e terça-feira será ponto facultativo
Natal Solidário do Botafogo será domingo à tarde
Clube conta com o apoio da comunidade para a festa
Nilton Santos diário na GVC
Advogado e escritor agora completa a dupla com o âncora Julio Mahfus
Antônio Vicente com indicação
Descumprimento de regras previstas no edital impugnaram a eleição na escola
CTG Os Gaudérios quer a Força A no Enart
Invernada adulta tem novo coordenador
Mufasa, o Rei Leão, é atração no Cine Via Sete
Serão três sessões diárias no cine do shopping