Depois de dois anos improvisado em uma residência, órgão cultural retoma seu antigo espaço em abril
Atelier Livre Municipal volta para a Casa de Cultura
Órgãos Culturais
Após dois anos funcionando em uma casa alugada na Rua Andrade Neves, o Atelier Livre Municipal Eluiza de Bem Vidal está voltando para sua sede oficial, a Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, na Rua 7 de Setembro. A transferência dos móveis começou nesta terça-feira.
A previsão de reinauguração é para o dia 7 de abril, quando também será aberto o ano letivo 2016 após o tradicional período de férias de janeiro e fevereiro que neste ano se estendeu até março por conta da mudança.
O reinício das aulas de música e artes plásticas está previsto para o dia 11 de abril. As inscrições já estão abertas na Biblioteca Pública Municipal.
REFORMA
O Atelier estava desde março de 2014 na sede provisória devido a sua estrutura na Casa de Cultura estar sofrendo a ação do tempo e necessitando de reformas que impossibilitavam a continuidade das atividades por colocarem em risco a segurança dos freqüentadores.
As reformas incluem a substituição de forro de madeira e suas estruturas que estavam comprometidas além de pintura e substituição completa da fiação elétrica.
Agora o Atelier está ganhando forro de PVC e fontes de energia individuais em cada uma das três salas de aula para evitar quedas de luz.
A instalação completa do forro deve ser finalizada nos próximos dias. Mesmo assim, os móveis já estão sendo levados de volta para a Casa de Cultura.
Segundo a diretora do Núcleo Municipal de Cultura, Cláudia Scarparo, as obras serão concluídas após um mês e meio de duração totalizando um investimento de aproximadamente R$ 10 mil da Prefeitura.
“Estamos realizando o sonho de alunos e equipe do Atelier de voltar para a antiga sede, que ao contrário da casa alugada, possui acústica e iluminação adequadas para as aulas de música no auditório e de artes nas três salas de aula”, comenta Cláudia.
A Prefeitura pagava mensalmente cerca de R$ 3,8 mil de aluguel na casa provisória que recebeu o Atelier.
REINAUGURAÇÃO
Cláudia está elaborando um coquetel de reinauguração com visitação da nova área remodelada e explanação sobre os propósitos e motivos de existência do Atelier Livre Municipal.
A data será divulgada nos próximos dias. “Foram meses de noites mal dormidas acompanhando obras, correndo atrás de orçamentos e preparando o ambiente.
Agora, quero elaborar projetos e ver todo esse investimento valer a pena. As pessoas precisam de emoções que proporcionem o equilíbrio e o despertar de valores. A arte e a cultura nos levam a este caminhos”, declara Cláudia.
PARA SABER MAIS
As aulas gratuitas do Atelier Livre que já estão com inscrições abertas
- Pintura em tela
- Pintura em tecido
- Cerâmica
- Escultura
- Tapeçaria
- Bordado
- Desenho
- Violão
- Teclado
Professoras: Lisiane Gherke, Maria Cristina Hörbe, Tânia Pereira, Jane Duquea, Tânia Streb, Gládis Dutra.
PARA SABER MAIS
- O Atelier Livre Municipal foi criado pelo Decreto Municipal 501, de 28 de novembro de 1983, com o objetivo de realizar atividades artístico-culturais de incentivo ao conhecimento, apreciação e difusão das linguagens artísticas e musicais, bem como o seu ensino e aperfeiçoamento, visando à promoção, intercâmbio e crescimento cultural da comunidade.
- Oferece oficinas de desenho, pintura, escultura, cerâmica, trabalhos manuais e música. A maioria das oficinas são gratuitas por serem ministradas por professores do quadro municipal. Cabe ao aluno, a compra do material. O Atelier também abre espaço para professores particulares ministrarem cursos. Neste existe cobrança.
- Cada curso ou oficina dura em média dois meses com aulas de uma a duas vezes por semana. A diretora do Núcleo Municipal de Cultura, Cláudia Scarparo pretende inovar este ano com a inclusão de um curso de artes cênicas. Ela já estuda profissionais para ministrar as aulas.
- Cláudia estima que desde a fundação do Atelier em 1983, tenham passado em média 150 alunos por ano nos cursos ofertados, totalizando cerca de cinco mil alunos formados nestes 33 anos de atuação.
Encontrou algum erro? Informe aqui
grande passo
Suzana Luderitz Saldanha em 30/03/2016 às 09h23Claudia Scarparo desejo que o Atelier Livre Municipal tenha sua trajetória cada vez mais integrada com todas as artes qualificando e aprimorando a sociedade de Cachoeira. Este é o melhor caminho para melhorar as relações entre os indivíduos.Parabéns e sucesso !
Sábado dos melhores do ano
56º Jantar dos Destaques terá 34 homenageados pelo que fizeram em 2024
Dandaras e Zumbis de Cachoeira
Compppir homenageia 6 negras e 6 negros de destaque este ano
Câmara vai ter horário especial de funcionamento no final do ano
Vésperas de Natal e Ano Novo não terão expediente
Sábado com salva-vidas para cuidar da Praia Nova
Abertura da temporada ainda não tem data definida
Prefeitura fecha nesta sexta-feira e volta apenas depois do Natal
Segunda e terça-feira será ponto facultativo
Natal Solidário do Botafogo será domingo à tarde
Clube conta com o apoio da comunidade para a festa
Nilton Santos diário na GVC
Advogado e escritor agora completa a dupla com o âncora Julio Mahfus
Antônio Vicente com indicação
Descumprimento de regras previstas no edital impugnaram a eleição na escola
CTG Os Gaudérios quer a Força A no Enart
Invernada adulta tem novo coordenador
Mufasa, o Rei Leão, é atração no Cine Via Sete
Serão três sessões diárias no cine do shopping