Ela entregou a documentação necessária nesta sexta-feira e aguarda portaria de nomeação

CC de Lúcia da Acapa sai nesta semana

04/04/2016 18:27 - por Patrícia Loss loss@jornaldopovo.com.br

PELO BEM DOS BICHOS

Anunciado pelo prefeito Neiron Viegas em 16 de fevereiro, o cargo em comissão (CC) para a presidenta da Associação Cachoeirense de Proteção Animal (Acapa) Lúcia Severo deverá ser concedido até o final desta semana.

A demora na admissão de Lúcia foi por causa do cumprimento das exigências legais para preenchimento do cargo, especialmente exames que comprovem que ela está apta para a função.

A documentação de Lúcia Severo foi protocolado na última sexta-feira e nesta segunda-feira a secretária municipal de Administração Cristina Mór estava avaliando a papelada para então providenciar a portaria de nomeação de Lúcia, documento que precisará ser assinado pelo prefeito Neiron Viegas.

Ela ocupará um CC de padrão 5 (salário de R$ 2.309,30) para comandar o Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra), que fica no distrito de Três Vendas.

O atual responsável pelo Cempra, Levi Pereira, ocupará outra função na Prefeitura. Seu novo cargo ainda não foi definido pelo prefeito Neiron Viegas.

Lúcia trabalhará no Cempra das 12h às 19h e pretende atuar também aos sábados e domingos, que seriam os seus dias de descanso.

“A minha vida são os animais e se eu estou com eles, estou bem”, destaca a presidenta da Acapa. Na parte da manhã ela cuidará dos cerca de 150 animais da associação que estão abrigados em canis e gatis que ficam quase ao lado de sua residência, no Bairro Tibiriçá.

Desde sexta-feira, quando Lúcia entregou a papelada à Prefeitura, lideranças de entidades de proteção animal que ajudam a Acapa – caso da SOS Animais e da Pelo Amigo – começaram uma mobilização para que a nomeação saísse o quanto antes.

“O Cempra está precisando da Lúcia. Os cães continuam brigando lá e podem ocorrer mais mortes de animais”, destaca a coordenadora da SOS Animais, Waldívia Toledo, referindo à morte de dois cães no Cempra em 14 de fevereiro.

Foi após a morte dos bichos que Neiron atendeu apelo de entidades de proteção animal e ofereceu um CC a Lúcia, uma abnegada no trabalho de cuidado a cães e gatos abandonados.

Integrante da Pelo Amigo, Adriana Palladino concorda com Waldívia: “Estive no Cempra neste final de semana e percebi problemas estruturais, como telas rasgadas no canis. A Lúcia vai somar muito no Cempra”, entende.

A prioridade de Lúcia, além da construção de mais canis para abrigar cães da Acapa, será a colocação de divisórias no canis para evitar brigas entre os animais. “É só colocar duas fêmeas e um macho pro baia que não dá briga”, afirma.

Lúcia chegou a cuidar simultaneamente de cerca de 400 cães e gatos. Para o Cempra foram removidos 120 animais da Acapa no final do ano passado, depois que o marido de Lúcia Severo morreu vítima de leptospirose.

Solimar Silva teria sido infectado por ratos que transitavam pelos entulhos da Acapa que tomavam conta da casa da presidenta da associação, onde ela morava com o esposo.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

ACAPA

Jane da Silva Almeida Marenco em 11/04/2016 às 12h43

Ninguém melhor que a Lúcia para comandar a ACAPA e o CEMPRA !!!! E quanto à adoção, muito estranho isto dela não querer entregar, eu já adotei um cão da ACAPA e acredito que ela só entrega para quem realmente vai cuidar, mas duvido que ela tenha negado estes anos todos uma adoção. PARABÉNS Lúcia!!!!!!!!!! Agora te desejo boa sorte !!!!!!

LUCIA SEVERO.

Adriano Bitencourt Chaves em 11/04/2016 às 11h10

Vão alimentar o monstro dessa senhora, o marido morreu provavelmente vitima do transtorno dela, agora a prefeitura não sabendo como prejudica-la ainda mais, resolve brincar com a doença de lucia severo, eu custo a acreditar que demos a prefeitura para gente tão incapaz, que não consegue contratar um profissional adequado para um serviço que necessita profissionalismo, sensatez e equilibrio. Mas ainda bem que é ultimo ano desse desastre administrativo, gente com visão estreita que pensa no aqui e agora, e despreza o futuro. Já estive proximo ao antigo canil dela, foi uma visão dos infernos, e por mais danoso e dificil que era a situação, vi que as pessoas simplesmente não veem o mal que estão fazendo a si mesma, uma funcionaria disse no meio de dezenas daqueles cuscos insuportaveis, "a gente se apega ao bichinhos", qualquer profissional da area poderia diagnosticar um inicio de demencia grave. Ela, Lucia severo, é uma vitima de sua doença, de oportunistas que querem falar bem dos "animalzinhos" sem ter que conviver com aquilo e de uma adminstração publica inepta, Cachoeira do Sul esta largada as traças, cães, gatos, ambulantes, mulambos, com o olhar cumplice dos vereadores.

POR TODOS OS CACHORROS!

Lecino Ferreira em 11/04/2016 às 09h23

Tem gente latindo sobre o desperdício do erário com uns pobres cuscos abandonados e esquece que usar verba pública para um horrendo carnaval - de 5ª e duvidosa categoria -, é prá lá de desperdício. Esse não tem MENTE PEQUEÑA, muito pelo contrário: NEM MENTE ELE TEM!

POR TODOS OS DEUSES!

Luciano Iserhardt Scherer em 11/04/2016 às 07h44

Realmente... as MENTES PEQUENAS, que acham que tudo e todos devem abraçar suas idéias e causas de promoção pessoal continuam as mesmas... Realmente, as MENTES PEQUENAS que acham que dinheiro alheio e inclusive dinheiro público possa ou deva ser 'torrado' em algo inútil, totalmente contra lógica, totalmente contra sanidade e saúde continuam as mesmas... Realmente, as MENTES PEQUENAS que sobrepõem cachorrada a tudo e a todos ABSURDAMENTE continuam as mesmas... Mas, enquanto uns aplaudem a ABERRAÇÃO de alguém querer trabalhar além de seu horário e dia (abrindo precedente para PROCESSO DE RESSARCIMENTO junto ao município, é NECESSÁRIO que alguém alerte sobre isso e mais necessário ainda que não fiquem COMENDO MOSCAS na prefeitura e fiscalizem isso, para que não aconteça! E é muito lindo o discurso de 'se faz o que gosta' e de 'não se preocupa com horário'... depois as coisas mudam, porque sempre vai aparecer alguém que vai 'abrir os olhos' de outras pessoas e vai cobrar CUMPRIMENTO DE LEI - que abrange ressarcimento financeiro por horas extras!! Quanto ao processo movido pelo Tribunal de Contas do Estado, contra o município e que possivelmente irá 'respingar' naqueles que tiveram acesso à uma ABSURDA verba pública, que NÃO TEVE prestação de contas em tempo ... ele é de acesso público, junto ao site do Tribunal de Contas do Estado, sob número 008675-0200/12-7, e encontra-se no(a) SERVIÇO DE CONTROLE PROCESSUAL E OPERACIONAL, na situação AGUARDANDO RECOLHIMENTO DE VALORES E MULTAS. Ou seja... embora BEM lenta, a justiça está agindo... espero que integralmente e indo BEM AO FUNDO no caso! A propósito, querer CUMPRIMENTO DE LEI, agora é 'prejudicar'? Nossa... que 'belos conceitos'! De resto, uma pena que alguém convive por anos a fio com alguém com ampla formação na área de biologia e saúde e não aprende com esta pessoa que ACÚMULOS ANIMAIS SÃO VETORES DE PROPAGAÇÃO DE ZOONOSES NA POPULAÇÃO!

Valha-me Deus!

Waldívia Toledo em 10/04/2016 às 20h30

O tempo passa e as mentes pequenas e preconceituosas continuam as mesmas! Tem gente preocupada com as horas extras! Cada um trabalha o tempo que quiser! Quando a gente faz o que gosta, não se preocupa com horário! E somente pessoas mal-intencionadas usam a Justiça para levar vantagem! A Lúcia trabalhou anos sem remuneração, fazendo um trabalho que seria competência do município, passando por necessidades básicas, apenas por compaixão pelos animais! Portanto não seria agora que iria se preocupar com processos e direitos trabalhistas! Falando nisso, e o processo que foi movido contra a ACAPA, somente por maldade, apenas para prejudicar os animais? Alguém sabe no que deu?

INCREDULIDADE

Jose Lorenzo Saldanha em 06/04/2016 às 10h13

Já adotei 3 animais da ACAPA (duas cadelas e uma gata) através da Senhora Lucia Severo. Tenho a maior admiração pelo seu trabalho e dedicação, assim como a maioria das pessoas que conhecem seu empenho em dar o melhor de si aos animais. Sinceramente, não ouso acreditar que se negaria a entregar um gato para adoção. Com certeza, essa senhora que relatou a recusa de dar um gato para adoção deve ter falado com outra pessoa.

lucia e a ACAPA

Loecy Bragamonte em 05/04/2016 às 17h23

Com certeza não teremos mais animais para adoção, a Lucia será dona absoluta de todos. Quando fui até a ACAPA para adotar um gatinho ela se negou a me entregar o animalzinho alegando não não ter gatos para adoção, enquanto eu ouvia o grito deles desesperados dentro de uma gaiola cobertos com uma lona. Nunca mais adotarei animais enquanto estiverem sob a administração dessa senhora.

. . .

Luciano Iserhardt Scherer em 05/04/2016 às 14h33

Quem irá tomar atitude para IMPEDIR TOTALMENTE essa senhora de ficar um único minuto sequer além de seu horário de trabalho e em especial fora do seu dia de trabalho por lá? Porque depois tem processo de direitos trabalhistas e o dinheiro do contribuinte é que se vai em MAIS UMA BOBAGEM para melhorar a vida da cachorrada, numa inversão total de valores, já que como muito bem me ensinou meu hoje falecido professor de graduação "ACUMULOS ANIMAIS SÃO VETORES DE PROPAGAÇÃO DE DOENÇAS ENTRE OS PRÓPRIOS ANIMAIS E PARA AS PESSOAS QUE TENHAM CONTATO DIRETO COM ELES E/OU QUE RESIDAM NAS REDONDEZAS".

NAO PODIA SER DIFERENTE,,

Regis Moraes em 05/04/2016 às 10h14

Na republicadasbananas.com.br,,Deixam os animais pelas ruas sem dono e se reproduzindo.Em todo o REINO UNIDO sao recolhidos e PUT DOWN ( sacrificados) mais ou menos 6800 caes todos os anos ,o mesmo com gatos que foram perdidos ou os donos largaram.Caes e GATOS no REINO UNIDO sao recolhidos das ruas e levados para centros onde sao tratados e vacinados e capados e mantidos por um curto periodo e se nao sao encontrados os donos ou adotados sao put down ( sacrificados ) com injecao letal.Para adotar um gato ou cachorro NO REINO UNIDO as leis sao quase o mesmo que adotar uma crianca.Minha Irma adotou dois gatos ja faz algum tempo e os gatos ficaram com sobre peso depois de algums anos resultado ; minha Irma foi obrigada pelos inspectores veterinarios a colocar os dois felinos em dieta para baixar de peso ou teria que devolver os animais e pagar uma multa ,,resultado ,,a GATA perdeu 500 gramas eo o GATO perdeu 700 gramas e minha irma se livrou da multa.e de ter que devolver os felinos.

TSC...TSC...TSC...

Lecino Ferreira em 05/04/2016 às 09h06

Em qualquer lugar civilizado o extermínio desses animais - QUE SOFREM EM CATIVEIRO -, seria o lógico. Venhamos e convenhamos; é caso de saúde pública aglomerar tantos animais, que com certeza, estão doentes. A doença do senhor marido da dona Lúcia, por acaso, não faleceu com doença adquirida pelo contato com cães e gatos doentes?

Mortes

Waldívia Toledo em 05/04/2016 às 08h27

Não foram dois cães que morreram, mas centenas, desde que o local começou a funcionar, conforme processo, com fotos, no Ministério Público.

Lúcia no CEMPRA

Waldívia Toledo em 05/04/2016 às 08h15

Vitória para os cães abandonados! Agora receberão carinho, atenção e a chance de serem adotados! Sem isso o local nunca deixaria de ser apenas mais um canil municipal! Obrigada prefeito Neiron! E muita saúde, força e coragem para a Lúcia por assumir mais este desafio!

19/10/2024 00:00

FUSÃO DE CLUBES

Remidos do Caiçara agora são SRB

19/10/2024 00:00

30ª ROMARIA DA MÃE DO REDENTOR

Dai tua bênção, Maria

Procissão neste domingo de manhã para renovar a fé dos católicos

19/10/2024 00:00

CERTIFICAÇÃO DA SAÚDE ESTADUAL

Posto de Saúde do Bairro Carvalho é ouro

18/10/2024 15:08

DANÇA E CHOPE

Sábado de festa da alegria na SRB

Oktoberfest do Rotary Arrozais vai beneficiar a Apae e o Asilo

18/10/2024 13:34

Conteúdo do JP impresso

Medalha General Polidoro será entregue dia 25 no 13º GAC

Militares e parceiros da unidade serão condecorados

18/10/2024 00:00

DIA 25

Honraria militar

13º GAC entregará medalhas a militares e civis

17/10/2024 17:02

Música

Vigília do Canto Gaúcho a perigo neste ano

Secretaria da Cultura ainda não sabe se irá promover o festival

17/10/2024 14:21

30ª ROMARIA DE CACHOEIRA DO SUL

Tudo pronto para receber os devotos de Maria

Voluntários fizeram a manutenção do parque na Volta da Charqueada

17/10/2024 12:50

Conteúdo do JP impresso

Terror Sorria 2 estreia sexta-feira no Cine Via Sete

Maldição do sorriso tem sequência no cinema

17/10/2024 09:34

Leidy Festinalli focada no trabalho e no Estrelas do Laço

Plano é promover o rodeio novamente em 2025

17/10/2024 00:04

A 76 DIAS DA POSSE

E agora, Balardin?

Não são apenas os problemas herdados do Governo Zé: Cachoeira possui demanda reprimida em quase todos os serviços