Redução da garantia na última hora favoreceu concessionária de Porto Alegre
Concessionária suspeita que a licitação da Câmara foi dirigida
CÂMARA DE MERCEDES
A licitação da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul que resultou na compra de uma van Mercedes-Benz por RS 155 mil foi colocada sob suspeição pelo gerente da concessionária Chevrolet, Ivan Alves.
Ele disse ter ficado surpreso com a alteração de última hora no edital do pregão eletrônico, que reduziu o prazo de garantia do veículo de 36 para 12 meses. A manobra permitiu que uma revenda de Porto Alegre, a Savar, oferecesse a proposta que acabou vencendo a disputa.
O gerente da concessionária Sponchiado Jardine acredita que a mudança das regras do edital na véspera do pregão direcionou a licitação para seu concorrente. A Jardine foi a única concessionária da cidade a participar da licitação. A outra foi a DG Sul, de Caxias do Sul.
“Conheço o pessoal da Câmara, sei que são pessoas honestas, mas esta licitação aconteceu de forma induzida", reforçou Ivan. "Estranhei porque vi que o diretor da Câmara, Roger Zahn, tinha uma agenda com o nome de todos os carros possíveis, por isso acho que a licitação foi induzida para a Mercedes”.
MANUTENÇÃO CARA
Ele questiona ainda o custo de manutenção que o Poder Legislativo terá com o veículo. "Deve ser um veículo importado, o IPVA não baixa de R$ 5 mil e a garantia de um ano é muito curta. A partir dos 60 ou 80 mil quilômetros, a Câmara já começará a pagar caro por peças e revisões, porque não terá mais a garantia", alertou.
Outro agravante apontado por Ivan é que a concessionária autorizada da Mercedes-Benz mais próxima da cidade fica em Santa Cruz do Sul. “Seria melhor que as revisões fossem em Cachoeira, valorizando o que é local. Aqui o carro não teria que viajar e a Câmara pagar diárias para que o motorista fique um dia inteiro só esperando até ficar pronto o carro”, analisa.
O gerente da Jardine disse que estava convencido que iria vencer a licitação, pois sabe que a Chevrolet é uma das poucas marcas com um lançamento capaz de atender as principais especificações do edital, no caso 7 ou 8 portas e motor 2.0 potência acima de 180 cavalos.
“Perdemos por causa da redução de dois anos da garantia", reforça. A Jardine participou do leilão oferecendo a van Trailblazer por R$ 167 mil. Apesar do preço ser mais caro que o da Mercedes, Ivan ameniza com outras vantagens: garantia de três anos, manutenção em Cachoeira e mais itens de fábrica, inclusive sistema de monitoramento de segurança por satélite.
Encontrou algum erro? Informe aqui
ACHA NÃO EXISTE... SE TEM ALGUMA PROVA TEM PROVAR NA JUSTIÇA.
Vilnei Garcia Herbstrith em 13/05/2017 às 13h21Não tem que achar nada o gerente da Chevrolet de Cachoeira. Se encontrou alguma irregularidade, contrate um advogado e interponha recurso. Diz que diz que não resolve nada. Pode inclusive ser processado pela Câmara caso agora não prove o que afirmou...
Quantas licitações
Carlos Gossling em 12/05/2017 às 23h09o gerente da Jardine deveria dizer quantas licitações ganhou nos últimos anos em licitações da Prefeitura por exemplo. Concessionárias Chevrolet de outras regiões conseguiram bater o preço da Jardine
IPVA X carros oficiais
Luis Angelito Miguel em 12/05/2017 às 22h37Só para lembrar que carros oficiais, no caso da câmara, são isentos de IPVA. Pagam apenas o seguro obrigatório e taxa de expedição do documento (e eventuais multas) para ficar licenciado no exercício.
Senhor José,
Delmar Pereira em 12/05/2017 às 21h22NESTE PAÍS ''LIXO PODRE'' EM QUE VIVEMOS A HONESTIDADE E A MORAL, DEPENDE TÃO SOMENTE DO VALOR DA PROPINA DISPONIBILIZADA NA OCASIÃO DA AQUISIÇÃO PARA QUE AS PESSOAS SE VENDAM,MUITAS VEZES POR UMA 'MARREQUINHA' DE NADA. E os exemplos estão aí, protagonizadas por PolíTicos desonestos que não tem nenhuma preocupação com o dinheiro do povo, que foram colocados lá (também pelo povo) para administrar bem estes recursos. Será que o MPúblico não vai tomar nenhuma providencia? Espero que sim, aguardamos!
que barbaridade
José do Nascimento em 12/05/2017 às 20h34ta na cara que foi dirigida, querem o luxo da mercedes-benz. VÃO TRABALHAR PRA COMPRAR e não com o dinheiro do contribuinte. O município quebrado e os bonitos escolhendo carro de luxo.
Pontes da enchente ficam para Balardin
Prefeitura não abriu processo de licitação
Quociente eleitoral poderá mudar
Processos contra Valdiva e Ancoradouro alteram a matemática
Eleitos e, agora, diplomados
Bala, Dulce e a 19ª legislatura receberam diplomas da Justiça
Bala anuncia última secretária
A mais nova integrante do primeiro escalão veio de Rio Grande
Júlio Lopes volta à 8ª CRS
Governador atendeu o MP e desconvidou Marcos Rubim de Freitas
Júlio Lopes volta para o comando da 8ª CRS
Nomeação do novo coordenador foi tornada sem efeito
Nova secretária do Governo Balardin vem de Rio Grande
Economista Paola Braga assumirá a Secretaria de Gestão e Governança
Bala anuncia mais 7 nomes
Formam quadro para 2º e 3º escalão