Compahc criou comissão para emitir parecer a pedido da Secretaria de Obras
Defender quer desmembrar parte do terreno da Casa da Aldeia
ÚLTIMA CARTADA
A Secretaria Municipal de Obras solicitou ao Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico-Cultural (Compahc) que emita um parecer sobre a possibilidade de parcelamento do terreno e licenciamento de uma construção junto à Casa da Aldeia. Em reunião na semana passada, os conselheiros nomearam uma comissão para estudar o caso.
A consulta foi encaminhada ao Compahc pelo vice-prefeito e secretário de Obras Cleber Cardoso após a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Defesa Civil do Patrimônio Histórico (Defender) entrar com um pedido de consulta prévia na Prefeitura.
“Como trata-se de um imóvel tombado como patrimônio histórico do município, antes de qualquer outra coisa, por precaução, achamos por bem pedir a opinião do Compahc”, salienta Cleber Cardoso.
Fazem parte do grupo designado pelo Compahc na analisar o caso da Casa da Aldeia o advogado da Prefeitura Rafael Rockembach, o arquiteto Tiago Casarotto, e o servidor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic) Gabriel Steindorff.
ÚLTIMA CARTADA
Admitindo que a Defender passa por sérias dificuldades financeiras, ameaçando fechar as portas, o presidente da entidade Telmo Padilha garante que somente a área construída da Casa da Aldeia é tombada. Segundo ele, a Defender paga inclusive o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do imóvel.
“Imóveis tombados não pagam IPTU. Estamos buscando uma saída para retomar a restauração do imóvel, foi quando nos demos conta que o terreno não está tombado, de modo que parte dele pode ser desmembrada”, argumenta.
Conforme Padilha a estratégia é buscar investidores parceiros para a construção de uma creche, um bloco de apartamentos ou salas comerciais no local, como forma de angariar dinheiro para tocar a reforma da Casa da Aldeia.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Prestação de contas
Nailor Ribeiro em 10/05/2018 às 11h45Sem prestação de contas sem possibilidade de parcelamento do terreno! Se o dinheiro era destinada a Casa da Aldeia, como a Defender usou para si ou para seus membros? Que a Defender ou quem utilizou a verba que devolva para a restauração da Casa da Aldeia, afinal foi para isto que foi feita a captação através da LIC. Mesmo que fosse pingadinho, se fosse depositado em uma caderneta de poupança em nome da restauração, hoje teria mais que os R$ 600.000,00
Prestação de contas
Edson Bonine em 10/05/2018 às 09h15Seria importante antes de qualquer análise, por parte da compahc, que oscips Defender apresentasse a prestação de contas. Isto dos 600 mil reais arrecadados para a cobertura e projeto. É dever da administração pública cobrar este retorno.
Já são 234 casos de dengue em Cachoeira
Com números semelhantes a 2024, Cachoeira segue em 5º no ranking estadual e 9º no índice de contágio
Cachoeira do Sul tem 15,5 mil imóveis conectados na rede de esgoto
São 589 imóveis com rede disponível, mas sem a ligação
Espaço 4.0 nos planos da Prefeitura
Secretaria de Desenvolvimento Social planeja reativar o lugar
Feira da Saúde será no Bosque
Evento será na próxima terça-feira
Idosos representam 68% dos vacinados contra gripe
Já foram aplicadas 3.856 doses ao total
Esgoto para mais 255 imóveis na zona leste de Cachoeira do Sul
Investimento da Corsan será de R$ 1,2 milhão nos bairros Barcelos e Bom Retiro
Filme Pecadores chega sexta-feira ao Cine Via Sete
Longa é o mais bem avaliado da temporada
Agentes de trânsito ganham novos uniformes e Balardin posa de azulzinho
Servidores receberam um novo kit completo de uniformes e passarão por formação completa